domingo, 25 de setembro de 2011

BAIXADA CULTURAL

MATE COM ANGU – A PIONEIRA NA
MERENDA ESCOLAR FAZ 90 ANOS

Um grande retrato de Armanda Alvaro Alberto chamava a atenção dos estudantes que participaram da festa.


A primeira escola de Duque de Caxias a oferecer horário integral e merenda aos alunos está completando 90 anos de fundação. É a Escola Armanda Álvaro Alberto, criada em 1921 como Escola Proletária de Meriti, fruto do sonho de uma jovem professora, de família abastada e nascida e criada no aristocrático bairro de Laranjeiras, mas que se encantou com um pequeno vilarejo por onde passava o trem que a levava a Petrópolis.
A data foi comemorada nessa sexta-feira (23) com uma grande festa, em que a história da escola foi apresentada em forma de teatro, emocionando professores e ex-professores, alunos e ex-alunos, muitos dos quais não conheciam a verdadeira história da escola mais conhecida pelo carinhoso título de “Mate com Angú”, uma referência ao almoço que era servido aos alunos.
A garra e a paixão pela Educação era um traço marcante na jovem Armanda Álvaro Alberto, que nem a brutalidade do Estado Novo da Era Vargas conseguiu dobrar ou esmorecer. Durante o tempo em que foi mantinha em cárcere, por ser considerada uma perigosa comunista – por defender a igualdade de oportunidade e a Educação como a chave do progresso humano – a professora Armanda Alvaro Alberto sempre escrevia cartas para seus allunos, que não sabia a razão da sua prisão.
Ao fundar a Escola Proletária de Meriti, a primeira escola do País em regime de tempo integral e com merenda para todos os alunos, a professora Armanda Álvaro Alberto teve o apoio de professores de renome como Francisco Venâncio Filho, Edgar Roquette Pinto (o introdutor do rádio no País), do professor Celso Kelly, do sanitarista Belisário Pena (assistente de Oswaldo Cruz), de Heitor Lyra da Silva e do jornalista Tristão de Atayde. A inspiração de Armanda Álvaro Alberto vinha da Bahia, mais precisamente das idéias defendidas pelo jovem educador Anísio Teixeira, mais tarde Secretário de Educação do Distrito Federal (Rio de Janeiro), idealizador e primeiro Reitor da Universidade de Brasília no Governo JK.
Vivendo numa época em que idealismo não significava o enriquecimento rápido que hoje observamos, Da. Armanda percorria a feira de Caxias buscando doação de frutas e legumes. Nos açougues, pedia carnes, qualquer tipo, para reforçar o almoço. Por isso, o angu, prato comum nas residências pobres da então Vila Meriti, era servido de segunda a sexta, sempre acompanhado de um saudável e barato copo de mate.
Na festa desta sexta-feira (23), a grande homenageada do dia foi a professora Armanda, que teve sua história encenada pelos alunos e tinha retrato e caricatura suas expostas no novo museu. Sua história também é narrada no blog da escola (www.escolaalvaroalberto.blogspot.com) que também foi inaugurado na sexta-feira.
“Ela estabeleceu novos paradigmas na educação com ações que são inovadoras até hoje. Aqui, havia biblioteca e atividades extraclasse, como marcenaria e experiências científicas. Por suas mãos, sua escola foi a primeira a instituir merenda: era o mate com angu com que ela recebia seus alunos ao chegar aqui no topo do
morro depois que eles sofriam andando pelas ruas sem infraestrutura que marcavam esse local naquela época”, explicou Vilma Amancio, professora nascida e criada em Duque de Caixas, cujo tema de dissertação de mestrado foi a Escola Municipal Doutor Álvaro Alberto.
Outra homenageada do dia foi a artista plástica e professora aposentada Martha Rossi (na foto, ladeada por Frida Marrins e Roberta Barreto). “Estou com 89 anos, tenho quase a mesma idade dessa escola, que amo tanto”, disse. A professora trabalhou durante oito anos como vice-diretora da Escola, assessorando diretamente a professora Armanda Álvaro Aberto. “Ela era uma mulher determinada, elegante e exigente”, relembrou Martha, que trouxe um presente para a escola. “Estou felicíssima de estar aqui hoje. Trouxe de presente para a escola um quadro que criei e retrata a época em que em trabalhei aqui”. O quadro será mais uma adição ao recém-inaugurado museu da unidade.
Um dos destaques das comemorações foi a presença da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. A Marinha estabeleceu uma parceria com a escola, garantindo a reforma do mesmo velho casarão em que ela está sediada desde sua fundação. “Trabalhamos dia e noite durante 60 dias para entregar essa reforma a tempo deste evento. Agradecemos a oportunidade de participar da história desta escola, que possui o nome do irmão de sua fundadora, o Almirante Doutor Álvaro Alberto, que muito contribuiu para a implantação das idéias revolucionárias da professora Armanda, para a Marinha Brasileira e para a história deste país”, disse o comandante Alberto Rossato.
A atual diretora da unidade, Frida Martins, agradeceu a todos que contribuíram ao longo do tempo para a qualidade do ensino e das instalações da escola, em particular a atual gestão da Secretaria de Educação. “A professora Roberta e o pessoal da secretaria esteve conosco acompanhando nossa reforma e ajudando em tudo que fosse possível”, disse a diretora, que ressaltou outros diferenciais da escola, como as sete turmas de educação especial, a horta suspensa, a floreira e o parquinho, que está sendo revitalizado. A deputada federal Andréia Zito representando o prefeito, parabenizou os professores, alunos e ex-alunos presentes. “Esta escola enche de orgulho a todos nós, duquecaxienses”, afirmou a deputada.

Responsável pela reforam das instalaçoes da escola, o Corpo de Fuzileiros Navais levou a sua famosa banda para reforçar esses laços entre a Marinha e a nonagenaria "Mate com Angú"(Fotos: Everton Barsan)

Nenhum comentário: