domingo, 29 de julho de 2012

BAIXADA URGENTE


SEPE VOLTA À JUSTIÇA CONTRA
O PREFEITO DE BELFORD ROXO


Diante da resistência do prefeito Alcides Rolim (PT), que se recusa a cumprir decisão judicial para convocar e empossar nos respectivos cargos os 1.120 candidatos aprovados em concurso público para ingresso no magistério promovido pela Prefeitura de Belford Roxo em 2010, o SEPE - Sindicado Estadual dos Profissionais de Educação – vai ingressar com nova ação judicial para garantir a posse dos aprovados. O prefeito petista, que é candidato à reeleição, vem mantendo nesses cargos centenas de professores, agora transformados em cabos eleitorais, contratados desde 2010 por indicação política
Esta é a segunda vez que a entidade recorre à Justiça para assegurar os direitos dos concursados aprovados. Na primeira vez o Poder Judiciário determinou a convocação e a posse, mas o prefeito Alcides Rolim (PT), cumpriu apenas parte da sentença e vem se negando a lotar os professores aprovados nas unidades de ensino com carência de pessoal.
Segundo a professora de História Maria José, representante do Sepe na cidade, todos os procedimentos burocráticos já foram feitos e cumpridas as exigências feitas aos aprovados, mas o prefeito Alcides Rolim não dá o menor sinal de que pretende empossar os aprovados.
“Não temos outra saída senão recorremos outra vez a Justiça”, disse a líder de classe, que já recolheu junto aos convocados os comprovantes de que os documentos exigidos foram entregues, para fundamentar o recurso.

1ª CANDIDATA A SER HOMOLOGADA
NA  BAIXADA  FOI NARRIMAN ZITO

A ex prefeita de Magé Narriman Zito (PDT), foi a primeira candidatura da Baixada Fluminense a ter sua candidatura aprovada  pela Justiça Eleitoral para concorrer às próximas eleições. Em Belford Roxo foram homologados apenas os nomes de Alcides Rolim (PT), que tenta a reeleição, e Waguinho (PRTB), enquanto em Japeri, por enquanto, foram homologados os candidatos Timor (PSD), que tenta a reeleição, e Prof. Wenderson (PRTB). Em Nilópolis, foram homologados os três candidatos, que são Alessandro Calazans (PMN), Pessanha (PSOL) e Sergio Sessin (PP), que tenta a reeleição. Em Nova Iguaçu, apenas o candidato do PSTU, Renato Gomes, já teve seu nome homologado.
Em Duque de Caxias, o terceiro colégio eleitoral do Estado, nenhum dos oito candidatos a prefeito teve seu registro homologado, enquanto entre os 762 que se inscreveram para disputar uma das 29 cadeiras de vereador, já foram registradas cinco baixas: Bruno Leonardo (PT), Elis Regina (PV) e Chico do Doce (PRL) renunciaram, enquanto Marco Antonio (PDT) teve o seu pedido cancelado e Ronaldo Ribeiro (PSDC), faleceu

JUSTIÇA ELEITORAL ALERTA
ELEITOR SOBRE FALSO E-MAIL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que são falsos os e-mails que circulam na internet em nome da Justiça Eleitoral. As mensagens falam da suspensão do título de eleitor e que a situação do eleitor precisa ser regularizada com o preenchimento de um formulário anexo.
Segundo a assessoria do TSE, "esse e-mail é falso, não foi encaminhado pela Justiça Eleitoral e pode conter vírus". O órgão diz que só tomou conhecimento das mensagens por meio de eleitores que começaram a ligar para o tribunal pedindo informações.
A corte informa ainda que não envia e-mails aos eleitores e que não autoriza qualquer instituição a fazê-lo. "A única exceção são e-mails em resposta a dúvidas encaminhadas ao TSE", diz a nota.

GREVE VAI ESTICAR O ANO
LETIVO ATÉ O INÍCIO DE 2013

A greve dos professores das universidades federais já dura mais de 70 dias e aumenta a probabilidade de que o calendário letivo de 2012 tenha que ser estendido até o início de 2013. Na maioria das 57 instituições, a paralisação teve início antes do encerramento do primeiro semestre. Com isso, quando a greve terminar, será necessário concluir as atividades para só então dar início ao segundo semestre de 2012.
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo, explica que, quando a greve for encerrada, o calendário deverá ser reorganizado. “O semestre letivo não coincide com o ano fiscal. É provável que a gente entre [com as atividades letivas] em 2013 com a reposição. Mas já vivemos experiências de outras greves em que foi possível organizar isso de modo qualificado”, disse.
Reitores de instituições universitárias das cinco regiões do país descartam a possibilidade de cancelar o semestre e apostam na reposição. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os professores encerraram as atividades antes da paralisação, mas o semestre não foi oficialmente finalizado porque a maioria não lançou as notas no sistema. Como as aulas foram concluídas, o reitor Carlos Alexandre Netto acha que não será necessário comprometer as férias de janeiro com a reposição – isso se a greve não se prolongar por muito tempo.
Além dos professores, os técnicos administrativos das universidades federais estão em greve desde 11 de junho. Em algumas universidades, a paralisação dos servidores também atrapalha o calendário, já que serviços como o lançamento de notas e matrículas podem ficar comprometidos. O governo espera resolver a situação com os professores para depois iniciar a negociação com os técnicos.
Nesta segunda-feira (30), professores ainda se reúnem em assembleias para deliberar sobre o fim da greve. Até quinta (26), docentes de pelo menos 12 universidades federais haviam rejeitado a proposta apresentada pelo governo na terça (24) e mantiveram a paralisação. São as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Santa Maria (UFSM), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Espírito Santo (Ufes), de Uberlândia (UFU), de Brasília (UnB), da Paraíba (UFPB), da Bahia (UFBA), de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPel) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os docentes aceitaram a proposta do governo, mas o fim da paralisação ainda depende da aprovação em um plebiscito.

RÁPIDAS

٠ Com 16 anos de existência, o município de Mato Queimado, no noroeste do Rio Grande do Sul, nunca passou por uma disputa eleitoral para a prefeitura. Desde a primeira eleição municipal, em 2000, nunca houve dois candidatos ao cargo de prefeito, restando ao concorrente único apenas cumprir a formalidade e assumir o comando do município.
. Situada a 480 quilômetros da Capital, Mato Qeimado tem apenas 1,8 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e se se emancipou em 1996 de Caibaté. Desde então, adotou um modelo político singular. Segundo o prefeito Orcelei Dalla Barba, antes das eleições as lideranças políticas dos quatro partidos existentes na cidade (PT, PMDB, PTB e PP) se reúnem e decidem quem vai governar o município.
٠ O escolhido é inscrito, então, como candidato único para disputar as eleições municipais. Além disso, nunca houve qualquer candidato de oposição na disputa pelas nove vagas da Câmara Municipal. Os vereadores sempre disputam sob uma coligação única, que envolve os quatro partidos. O prefeito explica que a ideia de se ter um consenso em torno de uma única candidatura vem desde a época em que Mato Queimado buscava a emancipação.
٠“Tinha-se um histórico do município mãe [Caibaté] e nos municípios da região havia muita disputa política, de muita desavença entre as comunidades em função da disputa política. Queríamos construir algo diferente. Juntamos as lideranças partidárias e entramos em um consenso. E esta já é a quarta eleição na forma consensual, onde não há rivalidade política e onde há respeito mútuo entre os partidos”, explicou Orcelei Dalla Barba.
٠ Segundo ele, o processo de escolha do candidato único está aberto à população e ressaltou que 40% do eleitorado local são filiados a algum partido político.
٠ A chapa única, que inclui os vereadores, não inibe a participação do eleitor. Segundo o TRE do Rio Grande do Sul, apenas 8% dos eleitores deixaram de votar nas eleições de 2008 e 10% votaram nulo ou em branco – o que demonstra que 82% dos eleitores compareceram às urnas.
٠ Segundo o prefeito Orcelei Dalla Barba, nas duas eleições anteriores, a maioria da população também havia votado em seu antecessor, Nelson Hentz, que também será seu sucessor, pois é o único a disputar as eleições deste ano.
٠ “Existe um percentual pequeno da população, de pessoas que entendem que deveria se ter uma abertura e uma oportunidade de escolha com dois ou mais candidatos”, disse Dalla Barba. Segundo ele, caso algum eleitor não esteja satisfeito, existe a possibilidade de concorrer por outro partido.
٠ Na caminhada que realizou na manhã de sábado (29), pelas ruas do bairro do Centenário, um loteamento criado em 1923, Alexandre Cardoso, candidato a prefeito pela aliança “Amor por Caxias” garantiu que terá o apoio da Presidente Dilma para de Duque de Caxias sair da mesmice dos últimos 10 anos. Acompanhado do seu vice, Laury Vilar, Alexandre Cardoso afirmou que nenhum projeto para o município pode ser feito sem os recursos do governo federal.

. “Minha relação de amizade com a presidenta Dilma Rousseff, trará grandes investimentos federais para a nossa cidade. Somente uma pessoa com acesso à Presidência da República e que seja respeitado e tenha credibilidade poderá obter o aval dos recursos que irão transformar Duque de Caxias na locomotiva da Baixada Fluminense”, afirmou o deputado aos moradores da Rua Manoel Reis.
. Para o candidato da aliança integrada pelo PSB, PDT, PT, PRB, PC do B, PPS e PMN, os últimos 10 anos têm sido de grandes dificuldades para a população e para a cidade.
٠ “Não houve qualquer planejamento para o município. A cidade está completamente desmontada e quem sofre com esta situação é a população.
. Segundo Alexandre Cardoso, que é médico, o hospital Moacyr do Carmo não funciona, assim como a maioria das unidades de saúde. “Vamos implantar na cidade 90 postos do Programa Saúde da Família (PSF), sendo que em cada bairro haverá um posto funcionando 24 horas. Também queremos implantar nas escolas cursos profissionalizantes para que o jovem possa ter uma profissão ao terminar o Ensino Médio”, explica Alexandre Cardoso.
٠ Nas caminhadas realizadas neste fim de semana, o prefeito Zito garantiu que, se reeleito, vai implantar o orçamento participativo, em que as entidades da sociedade civil – sindicatos, associações de moradores e ONGs – discutem como e onde o Governo deverá utilizar os impostos e taxas recebidos.
٠ Até hoje, só os vereadores podem participar da discussão e votação do Orçamento, que não é impositivo, isto é, o Executivo pode, ou não, executar os projetos aprovados pelos vereadores no ano anterior.
٠ Outro projeto de uma nova administração Zito seria a criação de uma Secretaria da Juventude, que iria discutir as políticas destinadas a atender às necessidades e reivindicações dos jovens, que hoje já tem um peso específico importante no processo eleitoral
. A presidenta da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Helena Nader, criticou os cortes no orçamento do governo para as áreas de ciência, tecnologia e inovação
٠“O ministério [da Ciência, Tecnologia e Inovação] ganhou nova função e não é possível ficar com essa letra a mais [Inovação] mantendo o fluxo que é fazer ciência em qualquer país. Já são dois anos consecutivos com cortes no orçamento. No ano passado, alertei que o governo federal, ao cortar os recursos do MCTI, estaria sinalizando para os estados uma mudança de atitude, isso já está acontecendo. As fundações de apoio [dos Estados] já estão com menos dinheiro. Isso não está de acordo com o programa ousado, fantástico, que somos totalmente a favor, que é o Ciência sem Fronteiras”, disse à Agência Brasil, do Governo Federal.
٠O Brasil fica entre os 13 países com maior produção científica (ranking baseado na produção de artigos científicos publicados em revistas especializadas), mas ocupa o 47º lugar em inovação, pesquisa e desenvolvimento. O Estado é o principal investidor em pesquisa e desenvolvimento no país
٠ Em relação ao programa Ciência sem Fronteiras, Helena Nader questionou as garantias dadas para o retorno dos pesquisadores que fazem intercâmbio no exterior. “Temos que ter uma garantia para a volta com qualidade desses profissionais. Mercado não falta, principalmente nas áreas de engenharias e tecnologias, mas o retorno não é apenas para o mercado de trabalho, mas com relação ao financiamento [de pesquisas].”
٠ Com o programa, o governo pretende enviar 101 mil profissionais e pesquisadores para diversos países em quatro anos. A ideia é o governo custear 75 mil bolsas de estudo e espera que a iniciativa privada viabilize mais 25 mil. O programa inclui desde bolsas do tipo sanduíche (em que parte do curso é feita no Brasil e outra parte no exterior) de graduação até pós-doutorado em 18 áreas de tecnologia, engenharia, biomedicina e biodiversidade.
٠ A presidenta da SBPC destacou também que a entidade não é contrária ao sistema de cotas adotado pelas universidades públicas. No entanto, discorda de projeto de lei que prevê reserva de 50% das vagas em universidades a estudantes de escolas públicas por ferir a autonomia das instituições de ensino.
٠ “O que realmente nos preocupa bastante é o Projeto de Lei nº 180 de 2008, que está para ser votado no Senado. Ele fere a autonomia universitária, por subordinar 50% do ingresso no ensino superior aos critérios de cada escola de ensino médio e tira da universidade o direito de opinar sobre o perfil de seu aluno. A SBPC nunca foi contra as cotas, até porque as universidades já adotam o sistema há mais de oito anos”, explicou, no encerramento da 64ª Reunião da SBPC.
٠ A Justiça condenou o estado do Rio de Janeiro a pagar R$ 2 milhões a um homem que ficou preso por 11 anos e oito meses e, depois, foi absolvido da acusação. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, Valdimir Sobrosa respondia por homicídio e por integrar um grupo de homicídio.
. O pedido foi feito pelo próprio Valdimir, que disse que, na prisão, ficou privado de acompanhar o crescimento do filho e sobreviveu a diversas rebeliões. Segundo a juíza Simone Lopes da Costa, o Estado contrariou o princípio constitucional da eficiência, ao manter uma pessoa presa por tanto tempo sem concluir o julgamento.
. Segundo a Justiça, o estado do Rio se defendeu dizendo que o processo criminal correu dentro do prazo razoável e que era necessário apurar corretamente os fatos. Mas a juíza considerou que o tempo foi maior do que o “necessário” e que, por isso, Valdimir merece ser indenizado pelos danos imateriais sofridos. A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro informou que irá recorrer da decisão.
. Em Londres, onde participou sexta-feira (27) das solenidades de abertura dos Jogos Olímpicos, a presidenta Dilma Rousseff cobrou dos empresários contrapartida, como a garantia de empregos, em resposta à decisão do governo de reduzir o IPI para os automóveis e a desoneração do tributo para os eletrodomésticos da linha branca e móveis. A presidenta disse ainda que o governo faz estudos para promover uma série de desonerações. Mas não detalhou informações sobre o levantamento.
. “Damos incentivos fiscais e financeiros e queremos retorno”, destacou Dilma, antes de almoçar com atletas brasileiros, em Londres. “Não [queremos retorno] para nós, mas para o país inteiro, que é a manutenção do emprego. Damos incentivo para garantir emprego. Eles têm de saber que é por esse único motivo”, ressaltou.
. A cobrança de Dilma ocorre no momento em que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) pede a interferência do governo para evitar demissões na montadora General Motors (GM).
٠ No final de maio, o governo federal reduziu o IPI para os carros – os de motor 1.0 – até 31 de agosto. Mas condicionou a medida à manutenção do nível de empregos no setor. Porém, na semana passada, a GM anunciou o plano de demissões na montadora em São José dos Campos (SP). A direção da montadora foi chamada a dar explicações no Ministério da Fazenda.
٠ De acordo com a GM, o compromisso era com a manutenção do nível de emprego, o que vem ocorrendo em São Caetano (SP) e em Gravataí (RS), e valerá para a futura fábrica de motores de Joinville (SC). A montadora também informou ter contratado cerca de duas mil pessoas no ano passado.
٠ A presidenta viajou acompanhada pelos ministros Aldo Rebelo (Esporte), Helena Chagas (Comunicação Social), Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gastão Vieira (Turismo), Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).
٠ O presidente da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Flávio Meneghetti, pediu ao ministro da Fazenda interino, Nelson Barbosa, a manutenção das medidas de incentivo ao setor automotivo. O prazo dado pelo governo termina no dia 31 de agosto, mas é possível que as medidas sejam prorrogadas.
٠ Meneghetti participou de uma reunião de trabalho sexta-feira (27), no Ministério da Fazenda, com outros representantes do setor, exceto das montadoras, e a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
٠ A Fenabrave pediu ainda ajuda para o setor de motocicletas que, segundo Meneghetti, tem dificuldade de acesso ao crédito para o consumidor final e tem sofrido mais que outros segmentos. Para ele, o Banco Central (BC) deveria liberar parte do depósito compulsório para o financiamento de motocicletas, assim como faz com os automóveis – medida adotada pelo governo para enfrentar a crise. O depósito compulsório é um valor que as instituições financeiras são obrigadas a recolher ao BC.
٠ “Ele [Nelson Barbosa] ficou de conversar com o Alexandre Tombini [presidente do BC], e acredito que a medida deve sair. Para cada 100 propostas de compra de motos, apenas dez ou 11 são aprovadas. Também solicitamos a manutenção do Procaminhonheiro, que é uma taxa de 5,5% para caminhões, importante para o setor”, disse Meneghetti ao deixar o Ministério da Fazenda. O Programa Procaminhonheiro é mantido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES

Nenhum comentário: