quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BAIXADA URGENTE


PARA REVISOR, MENSALÃO NÃO
TINHA O JAMEGÃO DE ZÉ DIRCEU

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu oi inocentado da acusação de corrupção ativa pelo revisor da Ação Penal 470, ministro Ricardo Lewandowski. Apesar de ainda não ter proclamado oficialmente seu voto, o ministro do Supremo Tribunal Federal já disse que não há provas da participação de Dirceu (documento escrito e assinado) na distribuição de dinheiro a políticos da base aliada ao governo entre 2003 e 2004, esquema conhecido como mensalão.
“Não afasto a possibilidade que José Dirceu tenha, de fato, participado desses eventos, não descarto que foi até mentor da trama criminosa, mas o fato é que isso não encontra ressonância na prova dos autos”, disse Lewandowski. O ministro abriu a trigésima segunda sessão de julgamento da ação penal nesta quinta-feira (4) com o voto sobre Dirceu. Na véspera (3), ele votou sobre os outros nove réus dessa etapa, condenando cinco e absolvendo quatro do crime de corrupção ativa.
Lewandowski criticou o trabalho do Ministério Público Federal (MPF), dizendo que a acusação partiu de “ilações e conjecturas” e não individualizou os crimes imputados a Dirceu. “O que tem são testemunhos, muito colhidos em CPI [comissão parlamentar de inquérito], alguns na Polícia Federal, muitos deles, senão a maioria, desmentidos cabalmente diante de um magistrado togado”.

PREFEITURA AMEAÇA ROMPER
CONTRATO COM A CAIXA

  Por atraso nos depósitos dos salários dos servidores municipais em suas contas, a Secretaria Municipal de Fazenda de Duque de Caxias enviou ofício a Caixa Econômica Federal (CEF) nesta quinta-feira (4), advertindo a instituição sobre a possibilidade de suspensão de contrato para efetuar o pagamento dos servidores municipais,.
De acordo com a Secretaria de Fazenda, os recursos foram passados pela Prefeitura ao banco com a antecedência de praxe para pagamento dos servidores públicos com finais de matrícula 0,1,2 e 3, cujos salários deveriam estar em suas contas correntes na manhã desta quinta (4). O pagamento, no entanto, não aconteceu e provocou transtornos para os servidores. O município tem cerca de 19 mil servidores ativos e inativos.
Na manhã desta quinta-feira (4), a Secretaria de Fazenda emitiu a circular nº 007, informando que os recursos já tinham sido depositados na CEF para pagamento dos servidores e que era do banco a responsabilidade em efetuar os créditos aos funcionários.
Abaixo, na íntegra, o texto do ofício 517, da Secretaria de Fazenda, que tem como assunto a advertência de suspensão de contrato junto à CEF:
“Devido ao descumprimento de cláusula contratual por parte dessa instituição financeira, fica, desde já Vossa Senhoria, advertido sobre a suspensão do contrato de prestação de serviços que tem entre os objetos o pagamento de salários e proventos de servidores municipais”.
O documento foi encaminhado ao superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Cláudio Ribeiro de Jesus.

2º ECONOMIA DO ESTADO CAXIAS
TEM UM DOS PIORES IDH DO RJ
 Numa das mais concorridas eleições das últimas décadas, nada menos que 8 candidatos disputarão o cargo de prefeito da de Duque de Caxias, a segunda principal economia fluminense e 15ª do país.
 As 29 vagas da Câmara dos Vereadores da maior cidade da Baixada Fluminense atraiu muitos concorrentes e serão disputadas por 778 candidatos.
Além de Zito (PP), que tenta a reeleição,  estão na disputa os candidatos Alexandre Cardoso (PSB), Florinda Lombardi (PSTU), Ivanete da Silva (PSOL), Dica (PSD), Marquinho Pessanha (PTN), Samuquinha (PR) e Washington Reis (PMDB).
Com 855 mil habitantes, Duque de Caxias é o município mais populoso da Baixada Fluminense e o terceiro, do estado, ficando atrás apenas da capital fluminense e da cidade de São Gonçalo. Para estas eleições, 607 mil eleitores estão aptos a votar.
A cidade emancipou-se da vizinha Nova Iguaçu em 1943. O nome escolhido para o município foi uma homenagem a um de seus mais ilustres cidadãos, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, comandante das forças brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) e considerado patrono do Exército. Ele nasceu na Fazenda São Paulo, na localidade de Taquara, hoje pertencente ao terceiro distrito do município e onde foi criada uma Reserva Municipal.
Sua economia, que totaliza um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 25,7 bilhões, tem como foco os setores de indústria e serviços. Um importante componente da economia caxiense é o Pólo Gás-Químico, que tem entre as principais empresas a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.
Apesar disso, Duque de Caxias tem um dos piores índices de pobreza do estado, com 53% da população vivendo nessa situação. O sistema de coleta e tratamento de esgoto do município, a cargo da Cedae, empresa do Estado, também é considerado pelo Instituto Trata Brasil um dos dez piores entre as 81 maiores cidades do Brasil.

LISTA DE PRESENTES SUMIU E
LOJA VAIA INDENIZAR A NOIVA
 A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou o Ponto Frio a indenizar uma noiva em R$ 10 mil, por danos morais.  Às vésperas do casamento, ela contratou o serviço de lista de presente da empresa para que seus convidados pudessem ter acesso à relação de produtos. Alista, porém, não ficou disponível na loja física e os funcionários não informaram aos convidados que eles poderiam escolher pela internet, o que fez com que a autora da ação recebesse poucos presentes em suas núpcias.
 A rede de lojas somente alegou que os produtos ficaram disponíveis na loja virtual da empresa, conforme foi esclarecido inúmeras vezes para a autora, mas sem comprovação.
 Para a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, relatora do processo, não há a menor dúvida de que a situação causou uma enorme angústia, sofrimento e constrangimento, o que ultrapassa o mero aborrecimento. “Não é pequena a angústia de uma noiva ao perceber, às vésperas de seu casamento, que possui um problema sério com sua lista de casamento, capaz inclusive de lhe causar um prejuízo de ordem material. Sabe-se bem que os presentes oferecidos aos noivos têm por finalidade ajudar o novo casal a guarnecer sua casa com os utensílios e eletrodomésticos. Nesta trilha, inatacável a sentença na parte que reconhece o dever da ré de reparar o dano”, afirmou a magistrada. (Proc. nº: 0006090-48.2009.8.19.0052.

RÁPIDAS

•  Em recente mini comício na Praça da Emancipação, no Centro, também conhecida como do Relógio, um grupo de militantes da coligação do prefeito foi hostilizado por um pequeno grupo, que exibia suas armas. O fato resultou numa queixa, apresentada na 59ª DP/Caxias. O denunciante reconheceu um dos homens armados como integrante da PM, lotado no 15º BPM.
•  Ao reconhecer um o policial a paisana, mas armado, o assessor de Zito perguntou se seu grupo, que fazia panfletagem na praça, estava sendo seguido e por que razão. A resposta foi direta: Estamos cumprindo ordens! Ordens e quem?
•  Zito não autorizou a divulgação do incidente em caráter oficial, para não tumultuar o ambiente político, mas no último domingo, quando fazia uma carreata por Santa Cruz da Serra liderada pelo ex Secretário Jorge Cesar, a professora Roberta Barreto, candidata a vereadora pelo PP, também foi hostilizada por um grupo armado, possivelmente formado por PMS a serviço de algum dos candidatos ligados ao governador.
•  Roberta Barreto parece estar incomodando políticos profissionais, que está vendo o fim de carreira chegar mais rápidos do que esperavam, principalmente pela falta de transparência da atividade política, em que o povo é constantemente ludibriado por propaganda que exclui a discussão, em comícios, dos verdadeiros problemas da cidade, que são Saúde, Educação, Saneamento Básico e Transporte, seguro e barato para todos.
•  A Secretaria de Segurança tem que investigar esses fatos, pois se candidatos, regularmente inscritos na Justiça Eleitoral, são ameaçados por grupos armados, á fácil imaginar como estará o espírito do eleitor que, neste domingo, irá eleger não só o prefeito e o vice, mas também 29 novos vereadores num listão de mais de 650 candidatos.
•  O candidato Washington Reis esteve terça-feira (2) no Bairros Vila Ema, Imbariê e Bairro Branco, onde realizou cinco comícios em pontos estratégicos. Em Vila Ema, o candidato visitou a idosa Nair Barbosa Costa, a pedido dos moradores do bairro. A senhora, conhecida como Bisa na região, está perdendo os movimentos das pernas e recebeu de Washington Reis uma promessa.
•   “Já está em meu plano de governo. Podem ler na revista que estamos distribuindo nas ruas. Mas é pensando em pessoas como a Bisa, que vou criar o Centro de Reabilitação de Fisioterapia e Hidroterapia, maior e melhor que a ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), com todo o respeito que eu tenho por esta instituição. Ninguém que sofre um AVC, um acidente automobilístico, ou tem problemas decorrentes da idade vai precisar ir ao Rio se tratar”, disse o candidato.
•  O candidato também prometeu a reestruturação do Centro Equinoterápico de Reabilitação,inaugurado na gestão de Washington Reis como prefeito, mas que hoje não atende às necessidades dos pacientes.
•  Com as ações intensificadas em todo o município,  agentes de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já fizeram vários flagrantes de compra de votos em Magé, inclusive com apreensão de dinheiro, notas promissórias e cestas básicas.
•  O TRE tem dois números de telefones exclusivos para receber denúncias do município. As denúncias podem ser feitas através dos telefones 2659-1160 e 2650-1167, que tocam direto no cartório da 148ª Zona Eleitoral. Os agentes explicam que quanto mais rica em detalhes for a denúncia melhor será para fazer o flagrante
•  A fiscalização já apreendeu também várias anotações com nomes de eleitores, números de títulos e de seções eleitorais. O trabalho vem sendo intensificado dentro da orientação de tolerância zero. Os nomes dos envolvidos estão sendo mantidos em sigilo para que as investigações nãos sejam prejudicadas, pois as autoridades querem identificar e enquadrar todos os candidatos que estejam promovendo esse esquema criminoso.
•  Uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente com a iniciativa privada proporcionará aos moradores dos quatro distritos um espaço ecocultural para realização de atividades gratuitas. A primeira lona multiuso foi entregue nesta apresentada nesta quinta-feira, às 19h, na Praça da Apoteose, no bairro Vila São Luís. Até o final de novembro, outras três serão entregues no 2º, 3º e 4º distritos.
•  Com cerca de 400 metros quadrados de área coberta e capacidade para cerca de 300 pessoas, a lona será usada para oficinas, espetáculos teatrais, de música e dança, campanhas educativas, cursos de iniciação, formação, capacitação nas áreas ambiental, turismo, de saúde e educação, e de atividades voltadas para terceira idade.
•  Seis anos depois da criação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a iniciativa deve entrar em funcionamento em janeiro do ano que vem. Esta é a data prevista pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para que se comece a instalar, em toda a frota rodoviária do país, os dispositivos eletrônicos que armazenarão dados dos veículos.
•  O objetivo é facilitar o controle e a fiscalização do tráfego no território brasileiro por meio de monitoramento em tempo real. A implantação do sistema deve ser concluída até 30 de junho de 2014.
•  O desenvolvimento da tecnologia que será usada como base do sistema foi financiado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Cidades e envolve investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões.
•  Segundo o coordenador de Microinformática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel, o mecanismo funciona a partir de um sistema de radiofrequência, que prevê a emissão de sinais por antenas espalhadas pelas cidades e rodovias. Estes sinais são captados por um pequeno chip que integra a placa eletrônica a ser instalada no para brisa dos veículos de passeio e em outros locais específicos, no caso de motocicletas e carretas.
•  “É uma espécie de tag eletrônico, que vai permitir o controle do tráfego em tempo real. Ao ser acionado, o chip enviará dados do veículo às antenas que, por sua vez, enviarão as informações para as centrais de processamento, que verificarão a situação do veículo analisado. A tecnologia desenvolvida é bastante complexa e representa uma solução segura e barata, que pode ser reproduzida”, disse.
•  Entre as aplicações do sistema, Miguel destaca a possibilidade de localizar um carro furtado e associá-lo ao proprietário, facilitando a recuperação do veículo e evitando a clonagem. Além disso, será possível fiscalizar a velocidade média dos automóveis e a circulação em locais e horários em que ela for proibida.
•  O Siniav também facilitará o serviço de cruzamento de dados relativos aos veículos e às obrigações do proprietário, como o licenciamento anual e o pagamento de impostos e de multas. Com o projeto, espera-se aumentar a segurança no envio de cargas e diminuir filas em pedágios, com a possibilidade de abertura automática de cancelas por meio da leitura do chip.
•  As informações obrigatórias que ficarão armazenadas no dispositivo são: número de série do chip, identificação da placa, categoria e tipo do veículo.
•  Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, ao qual está submetido o Denatran, a instalação das placas eletrônicas caberá aos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans). O custo para instalação do tag eletrônico, estimado em R$ 5, ficará a cargo do proprietário do veículo e deverá ser cobrado junto com o licenciamento dos automóveis.
•  Nos termos da lei, cabe às instituições de Segurança Pública prevenir e punir a violação de leis e normas. No caso da circulação de veículos automotores nas cidades, a lei é o Código Nacional de Transito, que deve ser obedecido por todos os motoristas
•  As poucas exceções se referem aos condutores de veículos de emergência (ambulâncias e bombeiros), de prestadoras de serviço. As viaturas da Polícia Militar devem obedecer tais normas. Não é o que pensa a guarnição de uma viatura, flagrada por um internauta na manhã desta quarta-feira (3), que bloqueava a passagem de pedestres na Praça do Pacificador.
•  A Educação é uma forma de transmitir normas de comportamento e o exemplo deve partir da autoridade pública que tem a obrigação de observas ar normas legais, de uso obrigatório do grupo de cidadãos chamado Povo.
•  O diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse hoje (4) que a manutenção dos equipamentos de energia está em dia, mas que defeitos são “inevitáveis”. Segundo ele, todas as distribuidoras fazem manutenção preventiva de equipamentos, que são das mesmas marcas utilizadas mundialmente.
•  “Tem que manter a manutenção preventiva em dia e quando a agência reguladora [Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel] acha que não está, fiscaliza”, disse. Neste momento, está sendo realizada uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília.
•  Chipp explicou que a falta de energia que atingiu diversos estados na noite de ontem (3) começou em um equipamento acessório do transformador principal de Itaipu, mas ainda não foi identificada a causa do problema. Com isso, duas máquinas foram desligadas e foi acionado o esquema de alívio de carga, que desliga de maneira programada o fornecimento para áreas menos importantes, evitando uma queda de energia maior.
•  A Polícia Federal no Rio de Janeiro vai atuar nas eleições municipais de domingo (7), em cumprimento à determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em greve há dois meses, a categoria decidiu manter todo o efetivo em atividade durante o pleito. Os cerca de 600 agentes que atuarão no estado no período eleitoral farão a segurança dos principais pontos da cidade. Somente a capital fluminense vai concentrar 467 policiais, de acordo com a Superintendência Regional da Polícia Federal (PF).
•  A decisão pela manutenção dos trabalhos no decorrer das eleições foi tomada após acordo firmado entre a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e o Tribunal Superior Federal (TSE). De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Telmo Correa, “a categoria atende a uma liminar do STJ, que determinou que 100% do efetivo atue nas eleições”.
•  O sindicalista disse que, durante o pleito, cada juiz eleitoral terá um agente federal à disposição. Segundo ele, os policiais atuaram ainda contra crimes eleitorais pelo estado. No entanto, Correa enfatizou que já na segunda-feira (8), o movimento grevista volta ao “normal”, ou seja, com apenas 30% do efetivo trabalhando.
•  Questionado se houve cortes nos salários dos policiais que aderiram à greve e estão parados há 60 dias, Correa afirmou que, por determinação da Justiça, esses dias não estão sendo descontados, desde que a categoria cumpra e respeite às normas estabelecidas pela legislação em caso de paralisação.
•  Segundo ele, a categoria decidiu ainda adiar para a próxima quarta-feira (11) uma manifestação, que estava prevista para ocorrer hoje (4), no centro da cidade. A assessoria de imprensa da PF informou que o órgão, que é subordinado ao Ministério da Justiça, não está se pronunciando sobre a paralisação dos agentes.
•  Os prestadores de serviço que oferecem crédito consignado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), correspondentes bancários comumente chamados “pastinhas”, terão suas comissões limitadas a 10% do valor total do contrato de empréstimo contraído.
•  A decisão foi tomada nesta quarta (4) pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), com a aprovação de resolução que será encaminhada ao INSS para cumprimento e adoção de medidas necessárias. Até então, não havia limite para as comissões dos correspondentes, que, em geral, recebem por contrato de empréstimo ou de renovação.
•  De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), há no Brasil cerca de 166 mil prestadores de serviço nesse setor. A limitação da remuneração dos pastinhas diminuirá os custos dos empréstimos e, consequentemente, deverá permitir a redução dos juros dos consignados. Atualmente, as taxas máximas chegam a 2,14% ao mês.
•  Segundo o secretário executivo do Ministério da Previdência Social (MPS), Leonardo Rolim, os custos dos empréstimos impediam que os juros fossem reduzidos ainda mais. Os empréstimos a aposentados e pensionistas correspondem a 32% de todos os consignados concedidos no país.
•  “O assédio era outra coisa que incomodava muito os representantes dos aposentados. Para renovar os empréstimos, há um custo. Eles [aposentados e pensionistas] pagam taxas, vão se endividar por mais tempo e com um retorno reativamente pequeno. Quem ganhava com isso era o pastinha. Isso é inadequado. Com esta resolução, está sendo corrigido”, informou Rolim.

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
GANHAM SESSÃO DE CIRCO

Com os olhos brilhando de alegria e corações acelerados, cerca de 700 alunos da rede municipal de ensino, professores e algumas mães assistiram, na manhã desta terça-feira (2) o espetáculo, versão para crianças do circo Big Brothers, montado ao lado do Caxias Shopping. A oportunidade aconteceu através de parceria da Secretaria de Educação com a direção do circo.
 Durante o espetáculo, que durou mais de uma hora, equilibristas, contorcionistas, palhaços e a Galinha Pintadinha com sua turma fizeram a alegria de todos. Entre as crianças atentas, apesar da pouca idade, o miúdo Gabriel de dois anos não parava de pular no colo da mãe Taiana Regina, de 20 anos, moradora do Jardim Gramacho. No grupo, com mais de 20 crianças, a diretora da Creche e Centro de Atendimento à Criança Caxiense (CCAIC), Rossana Quiroga Santos, era uma das mais alegres.
 “Pela primeira vez, estou tendo a oportunidade de entrar em um circo. Estou curtindo muito com meu filho as apresentações. Ele não para de pular no meu colo de alegria”, disse Taiana, acrescentando que na hora da apresentação da galinha pintadinha seu filho quase caiu de seus braços.
 Quem também curtiu o Circo foi Cecília Julia Rosa da Conceição, de 73 anos, moradora do bairro Figueira. Junto com o neto Daniel Rosa da Conceição, de 24 anos, aluno do programa de Atividades Físicas e Socioeducativas (PEAFS) da FUNDEC.
 “Nunca tinha entrado em um circo, apesar da minha idade avançada. Estou adorando e meu neto também. Todos estão de parabéns. Nunca vou esquecer esse momento”,disse a vovó Cecília.
 Da visita ao circo participaram alunos dos CCAIC do Jardim Gramacho e Jardim Anhangá e das escolas municipais Albert Sabin, Anton Dworsak, Rui Barbosa, Nossa Senhora do Pilar, Bom Retiro, Mariana Nunes Passos, Carlota Machado, Darcy Vargas, Walter Russo e Marie Curie. (Foto: Everton Barsan)

Nenhum comentário: