quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

BAIXADA URGENE - ESPECIAL

CHUVAS CAUSAM MORTE E
DESTRUIÇÃO EM CAXIAS
As casas construídas á beira do rio João Pinto foram as que mais sofreram (Foto;R7)

A frente fria que chegou com força na madrugada de hoje (3) ao Rio de Janeiro provocou chuvas intensas na região serrana, no sul do estado e na Baixada Fluminense. Uma pessoa morreu em Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, onde o Rio João Pinto subiu ao nível das pontes e alagou diversos bairros, principalmente na localidade de Mantiquira. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Estadual.
Em Teresópolis, as sirenes foram acionadas em cinco comunidades com a subida do Rio Paquequer. Cinquenta pessoas ficaram desalojadas nas localidades do Vale da Revolta, de Perpétuo, Rosário, Caxangá e Pimentel. Em Petrópolis, os rios Bingen e Piabanha transbordaram. Houve escorregamento de terra e pedras nos bairros Independência, Siméria e São Sebastião.
Em Angra dos Reis, no sul do estado, oito casas desabaram e há 32 pessoas desalojadas. Na mesma região, em Mangaratiba, houve rolamento de pedras e um muro desabou, causando destruição em uma casa, na localidade de Conceição de Jacareí. Em Mambucaba, há 100 desalojados.

CHUVA DEIXA PELO MENOS 40

DESABRIGADOS EM PETRÓPOLIS


Pelo menos 40 pessoas estão desabrigadas em Petrópolis, na região serrana do estado, por causa da chuva forte que começou na madrugada de hoje (3). A Defesa Civil do município informou que os rios Piabanha e Quitandinha transbordaram em diversos pontos, espalhando lixo e alagando ruas, casas e estabelecimentos comerciais. Muitas lojas atrasaram o horário de abertura porque estavam alagadas.
Ainda na madrugada, as sirenes instaladas em áreas de risco em Petrópolis e em Teresópolis, município vizinho, foram acionadas e moradores foram encaminhados para abrigos em escolas e igrejas. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu alerta para a possibilidade de transbordamento de rios da região.
Em Nova Friburgo também chove, mas por enquanto não há registro de alagamentos, deslizamentos ou pessoas desalojadas.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva em todo o estado vai continuar forte nos próximos dois dias.
As chuvas fortes desta madrugada provocaram o deslizamento de pedras em  Mangaratiba, cidade a 85 km do Rio de Janeiro, levando à interdição parcial da Rodovia BR-101 Sul, conhecida como Rio-Santos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que o tráfego está totalmente interrompido na altura do km 578, em Paraty, devido ao tombamento de uma carreta.

Nenhum comentário: