segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BAIXADA URGENE

COLLOR DEFENDE MANDATO DE
15 ANOS PARA MINISTRO DO STF

Depois de confrontar Roberto Gurgel, o senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) acaba de apresentar proposta de emenda constitucional (PEDC) para que ministros do Supremo Tribunal Federal tenham mandatos fixos de 15 anos. Segundo a Agência Brasil/EBC, a proposta faz restrições também quanto aos candidatos a uma vaga no STF, onde não poderiam ser indicados nomes com passagem por ministérios e pela Advocacia-Geral da União com o  objetivo, segundo senador, é evitar politização da corte suprema
Além de mandato fixo, o Supremo Tribunal Federal (STF), corte que exerce a função de guardiã da Constituição e que tem hoje 11 ministros passaria a ter 15. Atualmente, um indicado precisa ter ao menos 35 anos para ser ministro do STF. A idade mínima pode passar a ser 45 anos. Essas são algumas mudanças contidas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2013, do senador Fernando Collor (PTB-AL). A matéria aguarda indicação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Na justificativa da matéria, Collor argumenta que “a investidura por mandato tem por objetivo garantir a necessária atualização ideológica nas linhas construtoras das decisões do STF, mediante a renovação de seus quadros”.
A proposta também toca na forma de aprovação do nome indicado. A Constituição determina que o nome de um ministro do STF precisa ser aprovado no Senado Federal por maioria absoluta, ou seja, um mínimo de 41 votos. Pela proposta de Collor, esse quórum sobe para dois terços, o que significa o mínimo de 54 votos. Segundo o senador, “a prescrição de dois terços do Senado para a aprovação do nome presta-se a consolidar uma maioria efetivamente representativa da vontade da Câmara Alta do Congresso Nacional quanto ao indicado”.
Outra mudança sugerida prevê que a aposentadoria dos magistrados, com proventos integrais, será voluntária aos 70, e compulsória aos 75 anos de idade, ou, no caso de ministro do STF, ao final do mandato.

GAROTINHO CONVIDA ZITO
PARA SER DEPUTADO NO PR

Depois de um longo mergulho no anonimato para esfriar a cabeça e decidir seu futuro político, o ex-prefeito Zito reuniu os remanescentes da sua tropa de choque no galpão da Dr. Laureano e avisou que está disposto a disputar uma vaga de deputado estadual em 2014. E o seu primeiro passo será deixar o PP, onde se sente isolado devido às críticas que fez ao governador Sérgio Cabral no desenrolar da última campanha, quando disputou a reeleição contra três candidatos que tinha o apoio, ostensivo ou velado, do Palácio Guanabara:
Alexandre Cardoso (PSB), que acabou eleito, Washington Reis (PMDB), a quem derrotara em 2008, mesmo contando com o apoio de Sérgio Cabral, e o deputado Dica (PSD), que também integra a base do Governo na Assembléia Legislativa.
Durante a reunião, o ex-prefeito revelou que recebem um convite do deputado Antony Garotinho, que está estudando com carinho, para se transferir para o PR, onde teria vaga garantida para deputado estadual. O objetivo de Garotinho é desidratar a base do governador Sérgio Cabral, que tenta emplacar o seu vice, Luiz Fernando Pezão, como candidato do PMDB ao governo do estado. Para isso, Cabral ofereceu ao PT a única vaga de senador em 2014, hoje ocupada pelo presidente do PP, Francisco Dorneles e cujo mandato termina em 31 de dezembro de 2014.
Se resolver ser candidato a deputado estadual, Zito vai tentar tomar de volta os votos que ajudaram a eleger a ex-primeira dama Claise Maria, que já deixou de usar o sobrenome do ex-marido em sua correspondência. Atualmente, a deputada Claise Maia (sem o Zito) preside a Comissão de Direitos da Criança, do Jovem e do Idoso da Alerj e integra a bancada do PSD, ao lado do deputado Dica. Será uma disputa voto a voto.

FIESP LANÇA FERRAMENTA PARA
MONITORAR A CONTA DE LUZ

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) lanço terça-feira (19), uma ferramenta que permite aos consumidores conferirem o desconto na conta de luz previstas com a redução tarifária de energia anunciada pelo Governo. Para descobrir qual será o desconto, basta acessar o simulador no site da Federação (http://www.energiaaprecojusto.com.br/). Com a conta de luz na mão, é só escolher o nome da concessionária fornecedora de energia, o nível de tensão da conta e a modalidade da tarifa. O sistema vai gerar um campo em branco em que é preciso digitar o consumo em kWh, que aparece em destaque na conta. Com esses dados, serão apresentados o resultado com o percentual de desconto e o valor em reais.
Também é possível comparar o valor que era pago antes da medida e o que passará a vigorar depois da lei. 
A lei que prevê a redução a tarifa de energia entrou em vigor em janeiro deste ano e estabelece a redução estrutural nas tarifas de energia de 20,2%, em média, em todo o Brasil. Para o consumidor residencial, esse desconto é de, no mínimo, 18%. Para consumidores de médio e grande porte, o valor pode chegar a 32%.

JUSTIÇA CONDENA PLANO DE SAÚDE
POR NEGAR PRÓTESE PARA CIRURGIA

Um paciente receberá R$ 15 mil por danos morais da Cassi, que se recusou a fornecer material para uma cirurgia do associado. A decisão é da desembargadora Claudia Telles, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. O plano de saúde não autorizou o fornecimento de material necessário para cirurgia de osteotomia bilateral da maxila e do septo nasal, cuja indicação de internação estava prevista para o dia 6 de março de 2012. A Cassi alegou que não autorizou o fornecimento dos materiais com base na limitação contratual e que o procedimento não era de emergência, devendo, portanto, o associado arcar com a despesa. 
Segundo a magistrada, é nula qualquer cláusula que exclua de cobertura órtese que integre, necessariamente, cirurgia ou procedimento coberto pelo plano. “Como cediço, consolidou-se na jurisprudência o entendimento no sentido de que a cláusula contratual que prevê a exclusão de material essencial à realização da cirurgia deve ser considerada nula de pleno direito, nos termos do art. 51, IV, do CDC, pois inviabiliza o próprio ato cirúrgico”, destacou.
Para a desembargadora, a conduta violou não apenas a boa-fé objetiva, implícita a todos os contratos, mas também o objetivo do contrato de seguro de assistência médico-hospitalar, afrontando o princípio da dignidade humana. “O contrato firmado entre as partes versa sobre serviços relativos à saúde, pelo que incorpora direitos fundamentais regulados constitucionalmente e merece tratamento diferenciado diante das conseqüências nefastas decorrentes da inadimplência do plano de saúde. Ademais, especialmente em contratos de prestação de serviços de plano de saúde, o consumidor cria, legitimamente, a expectativa de que, ao necessitar, terá a proteção e o serviço prometidos. Desta forma, frustrada injustificadamente esta legítima expectativa, configura-se flagrante violação ao principio da boa-fé objetiva e afronta direta ao princípio da dignidade da pessoa humana”, destacou na decisão. (Proc. nº 0002606-25.2012.8.19.0212)

RÁPIDAS

•   O prefeito Alexandre Cardoso participa nesta quarta-feira, (27), às 11 horas, da entrega a 250 moradores de Xerém, quarto distrito, atingidos pela enxurrada de janeiro, do cartão para saque do Aluguel Social. O benefício foi concedido aos moradores cadastrados pelas secretarias de Defesa Civil e de Assistência Social e Direitos Humanos. O cartão magnético será entregue na agência do Banco do Brasil, na Rua pastor Manoel Avelino Souza, 2064.Praça da Mantiquira.

•   Também nesta quarta (27), a Secretaria de Educação inicia a distribuição dos uniformes para os alunos da rede municipal. A cerimônia, que contará com a presença do prefeito, será realizada a partir das 10 horas, na Escola municipal Nossa Senhora do Pilar, no segundo distrito.
•   O Conselho Comunitário de Segurança Pública - AISP 15 promove nesta quinta (28), o seu Café Comunitário relativo ao mês de fevereiro, para fazer uma avaliação das promessas, propostas e demandas apresentadas pela população durante as reuniões de 2012.
•   Entre outros temas, foram discutidas a implantação de UPPs na Baixada, a instalação de uma Companhia do 15º BPM num dos acessos ao complexo da Mangueirinha e a recompletação do contingente do 15º Batalhão, que dispõe de menos homens para garantir a segurança de mais e um milhão de habitantes de Duque de Caxias, em relação à Rocinha, com pouco mais de 70 mil moradores
•   Outra promessa, essa a Chefe de Polícia Civil Martha Rocha, não cumprida até hoje é da transferência para uma nova sede da 59ª DP/Caxias, cuja carceragem foi desativada no ano passado, bem como da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, que funciona precariamente numa loja comercial da Av. Brigadeiro Lima e Silva e que não dispõe de banheiros para atender ao distinto público.
•   Em caso de necessidade urgente, quem vai à DEAM é aconselhado a fazer uso dos sanitários de um supermercado vizinho à delegacia. Mais uma vez, a reunião será realizada no auditório da subseção da OAB, ao lado do restaurante “Kuka’s”, no 25 de Agosto

•   Os servidores da Câmara de Duque de Caxias recebem nesta terça (26) o salário de janeiro. O presidente do Legislativo, vereador Eduardo Moreira, revelou ao jornalista Alberto Marques, moderador do blog, na tardes desta segunda (25) que os técnicos do Tribunal de Contas não encontraram nenhuma irregularidade na folha de janeiro e, por isto, ela foi enviada ao Banco do Brasil para pagamento nesta terça.
•   Na sexta-feira (1º de março), completaria dois meses de atraso no salário dos servidores do Legislativo. 
•   É provável que, antes da Semana Santa, o TCE apresente o relatório final sobre o pagamento do 13º  e 14º salários aos vereadores no final de 2011. Sem falar na contratação de terceirizados pela Locanty, em número exagerado e com dezenas de fantasmas.
•   Na sexta-feira (1º de março), completa dois meses de atraso no salário dos servidores do Legislativo. O atraso não tem sido problema para os servidores envolvidos na contratação irregular da Locanty para fornecer veículos de passeio para uso dos vereadores, já condenados  pelo TCE.
•   Talvez por isso, alguns servidores estejam mudando de endereço, numa tentativa de dificultar o trabalho da Polícia e dos peritos do TCE. Tem servidor que trocou a sua luxuosa cobertura em Caxias por um modesto “apê” numa badalada praia oceânica de Niterói. Outros servidores estão sendo colocados á disposição de deputados estaduais como forma de afastá-los dos cinegrafistas e fotógrafos que acompanham os escândalos investigados pelo TCE.
•   É provável que, antes da Semana Santa, o TCE apresente o relatório final sobre o pagamento do 13º e 14º salários aos vereados no final de 2011. Sem falar na contratação de terceirizados pela Locanty, em número exagerado e com dezenas de fantasmas.
•   Quando é que o vereador Eduardo Moreira (PT vai determinar o recadastramento de todos os servidores do Legislativo como forma de eliminar os fantasmas. E os servidores que saíram para comprar cigarros há 5 ou 10 anos e não voltaram, como aquele que tem uma pousada no interior de S. Paulo e outro, que mora no Maranhão?
•   E por que ex-diretores estão desobrigados de assinarem ponto, como ocorre com a arraia miúda. Isso é uma insuportável discriminação. Como bradava conhecido cronista cariocas: ou se põe ordem nessa baderna, ou todos nos locupletemos!
•   A Light interrompeu, pela quarta vez neste final de semana, o fornecimento de energia elétrica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, responsável pelo abastecimento de água de toda a cidade do Rio de Janeiro e de 85% da Baixada Fluminense.

•   A primeira interrupção aconteceu às 22h55 de sexta-feira, a segunda à 1h de sábado, a terceira às 23h01 de sábado e a última às 22h50 de domingo. A normalização da distribuição de água pode levar até 72h. Por isso,  a Cedae está solicitando que moradores Capital e da Baixada Fluminense economizem água até a noite de quarta-feira(27).  Até lá, nada de lavar a calçada com mangueira, ou lavar o seu possante!
•   O presidente da Cedae, Wagner Victer, informou que a direção da companhia voltará a levar este assunto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que tome as ações cabíveis.
•   "Em dezembro de 2012 a Cedae também sofreu diversas vezes com interrupções no fornecimento de energia e, na ocasião, levamos o assunto à direção da Light, questionando as razões da sequência de interrupções. Agora, como o assunto é recorrente, a direção da Cedae voltará a encaminhar o assunto à Aneel", afirmou Victer.
•   A Light se prontificou em apresentar à Cedae ao longo da semana um plano para que tais problemas não voltem a acontecer. A Cedae montará esquema especial de atendimento a consumidores especiais, como hospitais.
•   O Procon Carioca, coordenado pela Secretaria de Defesa do Consumidor da prefeitura do Rio, irá monitorar, a partir do próximo dia 1º, os prazos máximos para marcação de consultas, exames e internação de dez planos de saúde
•   Foram escolhidos para o monitoramento os maiores planos do Rio:  Amil, Assim, Bradesco, Dix, Golden Cross,  Medial, Semic, Sul América, União Espaço Hospitalar e Unimed.
•   “As empresas terão cinco dias corridos para atender à reclamação [de marcação da consulta]. Quem não cumprir estará sujeito à punição prevista no Código de Defesa do Consumidor”, completou.
•   De acordo com a assessoria de imprensa da ANS, os prazos para atendimento do paciente variam de acordo com o serviço. Os mais comuns são: urgência e emergência, que deve ter atendimento imediato; consultas básicas e procedimentos realizados em consultório, com prazo máximo de sete dias; e serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas, cujo prazo máximo é três dias.
•   O PROCON  de Caxias, subordinado à Procuradoria Geral do Município, pode aproveitar a onda e repetir por aqui o que seu congênere carioca irá fazer. Afinal, recentemente, com a falência da Unimed/Caxias, nada menos de17 mil associados ficaram sem cobertura de uma hora para a outra. E ainda foram explorados pela Unimed/Rio, que exigia a assinatura de um novo contrato sem exigência de carência, mas com preços absurdos.
•   A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu hoje (25) pedir informações ao advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams (foto), sobre denúncias de seu envolvimento no esquema desmontado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.
•   Segundo a Agência Brasil/EBC, além de Adams, o corregedor-geral da Advocacia-Geral da União (AGU), Ademar Passos Veiga, terá de se manifestar sobre suspeitas levantadas em sindicância interna sobre a participação do ministro e que foram arquivadas
•   “Mandei intimar todo mundo para que prestem informações, a ele [Adams] e ao corregedor, porque uma das denúncias é que o corregedor fez corpo mole, que o corregedor não tinha independência para verificar”, disse o presidente da comissão, conselheiro Américo Lacombe. Segundo ele, Adams e Veiga têm até dez dias para apresentar explicações.
•   A AGU informou, em nota divulgada no último sábado (23), que a corregedoria do órgão, após analisar “detidamente cada aspecto suscitado pela Comissão de Sindicância, confrontando os documentos e dados existentes nos processos, concluiu pela inexistência de irregularidade na atuação do advogado-geral da União, seja por ação ou omissão”.
•   O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional entrou com representação na última sexta-feira (22), pedindo investigação criteriosa do colegiado sobre o envolvimento de Adams.
•   A Operação Porto Seguro foi deflagrada em novembro do ano passado e desmontou esquema criminoso infiltrado em órgãos federais para venda de pareceres técnicos para a iniciativa privada.
•   O esquema envolvia servidores da Agência Nacional de Aviação Civil, Agência Nacional de Águas, Advocacia-Geral da União e Secretaria do Patrimônio da União. Entre os investigados estava o ex-advogado-geral adjunto José Weber de Holanda (foto à direita), que foi indicado por Adams.
•   Dentre as ações de enfrentamento a violência promovidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), apenas uma possui execução orçamentária significativa, o Ligue 180. Para a ação, que se constitui em um serviço de atendimento a denúncias ou relatos de violência sofrida por mulheres, foram autorizados R$ 7 milhões em 2012 e pagos R$ 5,6 milhões, o que representa 80% executados
•   Conforme dados divulgados pela Coordenação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 em primeira mão para o Contas Abertas,  o Ligue 180 realizou 732.460 atendimentos no ano passado. Sendo que, deste total, 12% foram ligações para relatos de violência, isto é, aproximadamente 87,9 mil mulheres que sofreram violência no ano passado, relataram o ocorrido à central de atendimento
•   Além dos relatos de agressões, os outros atendimentos se caracterizaram em: pedidos de informações (36%); encaminhamentos para serviços de telefonia - bombeiros, polícia militar, Samu) (32%); serviços de rede de atendimento - centros de referência, defensorias públicas especializada de atendimento à mulher (17,5%); e por fim, reclamações, elogios e sugestões (1%).
•   O Ligue 180 também recebe ligações internacionais de brasileiras que vivem no exterior e buscam apoio no país para tentar romper com a relação de violência. No ano passado, foram 80 ligações, advindas majoritariamente da Espanha, Itália, Portugal e El Salvador.
•   Embora o Ligue 180 tenha reais investimentos, o programa que o abarca, “Políticas para mulheres: enfrentamento à violência e autonomia”, executou apenas 21% do total autorizado. Em outras palavras, o montante autorizado para o combate a violência era de R$ 100,8 milhões, mas apenas R$ 21,6 milhões foram desembolsados. Ele é pago primordialmente pela SPM, que é responsável por 15 de suas 16 ações.
•   Assim como a execução do programa, os índices de violência contra as mulheres no Brasil não vão bem. De acordo com dados publicados no Mapa da Violência de 2012, uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil.
•   Além disso, o país é considerado o 7º, de uma lista de 87, que mais mata mulheres. Entre os estados, Espírito Santo lidera a negativa estatística de  assassinatos de mulheres, com 9,8 homicídios a cada 100 mil mulheres. Em último está o Piauí, com 2,5.
•   Quanto aos assassinatos, o Mapa ressaltou que 41% deles ocorreram na residência da vítima. As mulheres são assassinadas, em sua maioria, com armas de fogo (49,2%) ou com algum objeto cortante (25,8%).
•   Das 1.382 mulheres assassinadas em 2010, a idade da maior parte delas encontrava-se entre 20 e 29 anos. Além disso, o Mapa ressaltou que nessa faixa etária,  as agressões são realizadas, majoritária e primeiramente, pelo conjugue, depois ex-conjugue, desconhecido e amigo/conhecido.
•   Os índices continuam altos mesmo quando o homicídio não é concretizado. Na pesquisa realizada pelo Mapa, consta que, em 2011, o SUS (Sistema Único de Saúde) atendeu mais de 70 mil mulheres vítimas de violência. Sendo que, só nesse ano, mais de 13 mil mulheres sofreram estupro.
•   De acordo com a Coordenação,  por meios das ligações realizadas para o serviço, no dia 30 de janeiro deste ano, dois homens foram descobertos e presos em Salvador, suspeitos de aliciar meninas para a Europa, com a falsa proposta de serem dançarinas. Além dessas prisões, as denúncias para o Ligue 180 Internacional também ajudaram a desvendar mais dois casos de tráfico de brasileiras para o exterior.
•   Ainda segundo a Coordenação, mesmo sem campanhas oficiais realizadas diretamente pela SPM, o ano de 2012 foi um dos que mais teve atendimentos, desde o surgimento da Central em 2006. Dessa forma, acredita-se que o resultado foi obtido por conta do envolvimento de organismos estaduais e municipais que divulgam o serviço.
•   A Secretaria de Políticas para as Mulheres foi procurada pelo Contas Abertas, mas, até o fechamento desta reportagem, o órgão não retornou com esclarecimentos sobre a execução orçamentária de 2012.
•   O volume de alimentos comercializados nas feiras livres do Rio de Janeiro que vai para o lixo é inferior a 10%, disse à Agência Brasil o presidente do Sindicato dos Feirantes do município do Rio, Gilberto Neder Amendoeira. Na capital fluminense, são feitas 168 feiras por semana, reunindo entre 3,5 mil e 4 mil comerciantes. Desse total, entre 700 e 800 trabalhadores são sindicalizados, segundo Amendoeira. A filiação é voluntária.
•   O comércio varejista de feiras livres já teve um programa de distribuição de sobras de alimentos – frutas, legumes e verduras – para abrigos de idosos e de crianças. “Mas depois isso parou, porque eles pararam de pegar as aparas”, explicou. Ele não descartou, contudo, que o projeto volte a funcionar. “Toda vez que é feito esse tipo de serviço, o feirante colabora”.

•   Amendoeira informou que para reduzir o desperdício por feira, a tática adotada por muitos feirantes, “a partir de uma certa hora, é baixar os preços”, o que ajudar a vender mais produtos e não ter de voltar com ela. “Isso dá a ele um rendimento, no final do dia, razoável, mas sempre sobra alguma coisa”.
•   Na área do atacado, a Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ) desenvolve há alguns anos o programa Banco de Alimentos, cuja meta é arrecadar, processar e distribuir alimentos que não estão em condições ideais de comercialização, mas que ainda são próprios para consumo.
•   Segundo a Agência Brasil/EBC, os produtos são doados e, quando necessário, passam por um processo de seleção e processamento no Banco de Alimentos, antes de serem entregues às instituições. O responsável pelo banco, Rafael Vollu, informou à Agência Brasil que uma equipe formada por uma assistente social e nutricionistas faz visitas técnicas a instituições que desejam integrar o programa e têm uma estrutura de cozinha para poder preparar os alimentos.
•   Atualmente, o programa tem em torno de 80 instituições cadastradas, entre as quais as unidades de Polícia Pacificadora da Rocinha e do Turano. “Atingimos algo em torno de 13,5 mil pessoas beneficiadas pelo Banco de Alimentos da Ceasa-RJ”. Por mês, são doadas cerca de 60 toneladas de alimentos, com projeção de até o final de 2013 dobrar essa quantidade, calcula Vollu. Entre captadores e manipuladores de alimentos e motoristas para fazer a distribuição, o programa reúne 25 pessoas.
•   No futuro, a ideia é captar doações também de hipermercados e grandes lojas de varejo e atacadistas. “Pegamos o descarte do mercado (da Ceasa-RJ) que é imenso”. O lixo gerado no local atinge em torno de 100 toneladas por mês. Rafael Vollu admitiu que muita coisa em termos de alimentos próprios para consumo ainda vai para o lixo, devido à dinâmica do próprio mercado que obriga os comerciantes a jogar no lixo a mercadoria refugada de seu box diante da chegada de novo carregamento. A partir do momento em que dobrar o volume de alimento captado, o número de instituições atendidas poderá aumentar.
•   O Banco de Alimentos começou com um total de 10 toneladas doadas por mês, em 2011, e para este ano a meta é chegar a 60 toneladas. Em outro programa, o Ceasa nos Bairros, ônibus do órgão atuam nas comunidades carentes como feiras volantes, vendendo alimentos in natura com preço tabelado de R$ 1,99 o quilo. O alimento não comercializado nos ônibus vai para o Banco de Alimentos
•   A Ceasa é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca e tem seis unidades no Rio de Janeiro: Grande Rio, São Gonçalo, Região Serrana (Nova Friburgo), Região Noroeste Fluminense (Itaocara), Região Norte Fluminense (São José de Ubá) e Região Médio Paraíba (Paty do Alferes).

Nenhum comentário: