quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BAIXADA URGENTE

PETROBRAS  SEM DINHEIRO PARA
CONCLUIR REFINARIA NO MARANHÃO

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-afeira (28) que a Petrobras encontra “certa dificuldade financeira” para concluir as obras da Refinaria Premium 1, no Maranhão. A presidenta da estatal, Graça Foster, está na China em busca de parcerias.
“Há uma certa dificuldade financeira da Petrobras. A presidenta [Graça Foster] foi à China completar uma negociação com uma grande empresa estatal para que possa se associar à refinaria do Maranhão e completá-la com esses recursos”, destacou durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo Lobão, que é senador licenciado pelo Maranhão, cujo filho é seu suplente, a construção dessa refinaria e de outras, como a de Pernambuco e a do Rio de Janeiro, é importante para a reduzir as importações de diesel e gasolina no país. “Esse projeto não pode acabar porque é uma necessidade para o país. Estamos importando gasolina e diesel em grande quantidade, não porque não temos petróleo, mas porque não temos refinaria.”
Apesar de reconhecer a dificuldade financeira da Petrobras, o ministro garantiu que a rodada de negócios na China ocorre a convite do país. “Ela [Graça Foster] recebeu convite para isso. Ela não está lá à procura de investidores”, destacou Lobão. Caso consiga fechar parceria, os recursos também podem ser usados nas obras da refinaria do Ceará.
O titular da pasta atribuiu o pedido de “socorro” da Petrobras aos projetos gigantescos que serão feitos pela estatal. “Os investimentos no pré-sal são de grandes proporções, daí ela precisa de recursos e de parceiros”, explicou.
O lucro líquido da Petrobras em 2012, de R$ 21,18 bilhões, foi o menor dos últimos oito anos, de acordo com balanço divulgado pela empresa no dia (5). Segundo a estatal, a redução do lucro resulta de fatores como o aumento dos custos operacionais, uma produção de petróleo menor, a desvalorização cambial e o aumento da importação de derivados.

PSB ACEITA O DESAFIO DO PT E
PODE DEIXAR O GOVERNO DILMA

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), estuda como reagir ao que considera ser um cerco do PT nacional ao seu projeto presidencial. Segundo o diário eletrônico “Brasil/247, ligado a Lula e ao ex-ministro José Dirceu, as provocações públicas dirigidas pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSB), seu adversário dentro do partido, que considerou que o PSB só recebe migalhas do banquete fisiológico promovido pelo PT e o PMDB,  somadas às visitas que o ex-presidente Lula e presidente Dilma Rousseff farão ao Ceará, governado por Cid Gomes, do PSB e irmão de Ciro, estão sendo encaradas como uma tentativa aberta de intimidação para que Eduardo declare, desde já, se será candidato ao Planalto em 2014. Como resposta, não está descartada uma medida extrema: a entrega imediata dos cargos que o partido possui nos ministérios.
Socialistas entendem que Lula quer tirar Eduardo da “zona de conforto” e forçá-lo a tomar uma posição antecipada, seja pelo apoio à reeleição de Dilma, seja pelo lançamento de sua candidatura à Presidência. A movimentação silenciosa dos petistas para tirar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), também é encarada como mais um elemento dessa ofensiva contra o PSB.
Entendendo que a campanha eleitoral foi deflagrada por Dilma ao confirmar que será candidata em 2014, tendo Michel Temer como vice, Eduardo Campos, que gostaria de ser o vice na chapa do PT, pode levar seu partido, do qual é presidente nacional, a aprovar uma resolução favorável ao desembarque do governo federal. Caso o ministro Fernando Bezerra Coelho e o secretário nacional dos Portos, Leônidas Cristino, não sigam a possível orientação partidária, ambos só permaneceriam nos cargos como cota pessoal da presidente. Leônidas foi indicado pelo PSB do Ceará, comandado

PARA GAROTINHO PMDB QUER
GANHAR ELEIÇÃO POR W.O.

Lançando mão da sua veia irônica, o deputado Anthony Garotinho, líder do PR na Câmara e ex-governador do Rio de Janeiro que lançou e bancou a candidatura de Sergio Cabral à sucessão de Rosinha Garotinho em 2006,  fez críticas duras à nota divulgada pelo PMDB, que defende exclusividade ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, como candidato da base governista.
"Quem tem medo de palanque duplo é porque não tem votos. O PMDB inventou um candidato sem chance e quer ganhar por W.O.", atacou o deputado.
No comunicado divulgado segunda-feira e que será lido na convenção do partido neste sábado, os peemedebistas cobram apoio do PT para a candidatura de Pezão e insinuam que o lançamento de um nome petista na disputa, no caso, o senador Lindbergh Farias, pode prejudicar a aliança das siglas em âmbito nacional.
"Garantimos a governabilidade e somos fiéis aos nossos aliados. Mas cabe ao PT que a desejada aliança se mantenha coesa, forte e uníssona", diz o texto.
A visita do ex-presidente Lula ao Rio em companhia do governador Sérgio Cabral, nesta quarta-feira (27), e ao estádio do Maracanã, nesta quinta (28), foi vista como um movimento para atenuar tensões. Na véspera, porém, o presidente do PT, Rui Falcão, assentou que a candidatura de Lindbergh é "para valer" e disse que o partido não pensa em desistir de seu nome. A declaração de Garotinho mostra que a crise antes limitada aos maiores aliados da base do governo federal passa a irritar outros adversários na disputa do Rio de Janeiro.

INTO - DESCASO E DESRESPEIT0
COM PACIENTES E FAMILIARES

Não é comum a transcrição de denúncias de internautas com relação aos serviços públicos, mas, devido à gravidade do assunto e por ter se tornado comezinho na atualidade, resolvemos tornar publica a queixa de um internauta, cuja esposa aguarda desde abril de 2007 por um procedimento da competência do Instituto de Traumatologia e Ortopedia – INTO – que já foi presidido pelo hoje secretário de Saude do Estado, Sérgio Cortes, instituição que volta ao noticiário policial por conta de denúncias de superfaturamento na contratação de obras e serviços.
Segundo o internauta, os médicos diagnosticaram que sua esposa sofre de uma “artroplastia primária total” em um dos joelhos, e início de agravamento do mesmo mal, no outro. 
Os anos se passaram e, em janeiro de 2013, ela foi convidada a comparecer aquela unidade hospitalar para a cirurgia. Feitos todos os exames complementares, inclusive o risco cirúrgico, ela ficou aguardando internada desde 7 de janeiro deste ano. No dia 12 último, ela recebeu “alta” assinada pelo Dr. Pedro Braga Garcia, CRM 52.84105-0, sob a alegação de que a instituição não havia conseguido o sangue “O negativo”, no Instituto de Hematologia do Estado, e aguarda-se em casa, a nova chamada.
Queixando-se de dores e quase sem poder andar, pois a artroplastia ao longo desses 6  afetou também o joelho direito, essa paciente constitui  o retrato fiel do descaso e desrespeito com o idoso, por uma Instituição que se diz referência nas cirurgias ortopédicas, pois a paciente tem 72 anos.
É inacreditável que depois de mais de 6 anos na fila de espera para uma cirurgia, o Instituto “descobre’ que não possui o sangue compatível com a paciente.
Após entrar em contato com a Ouvidoria desse Instituto, o internauta foi orientado a falar com a Sra. Maria do Socorro, “secretária do grupo do joelho”, cujo telefone: 21345037 nunca está disponível.

RÁPIDAS

•  Numa reunião de emergência do PSB, realizada nesta quarta-feira (27), o governador Eduardo Campos, que preside o partido, foi pressionado por correligionários a entregar os cargos da legenda no governo Dilma, formalizando a saída da base aliada. Neste momento, o PSB tem dois ministros: Fernando Bezerra Coelho, indicado por Campos para a Integração Nacional, e Leônidas Cristino, levado pelos irmãos Gomes, do Ceará, à Secretaria Nacional dos Portos.
•  A ala que defende a candidatura de Campos está cada vez mais incomodada com a movimentação do PT e do ex-presidente Lula, que, nesta quinta, abriu um seminário em Fortaleza para debater os dez anos de poder petistas, a exemplo do que já se fez em São Paulo. Se irmãos Gomes participarem do seminário, estará definida a adesão deles à reeleição de Dilma.
•  Se o PSB romper com o Governo Federal, entregando os cargos que hoje ocupa, um dos mais prejudicados será o prefeito Alexandre Cardoso (PSB), que decidiu atrelar o seu projeto pessoal aos interesses do Paládio Guanabara, apesar de ter enfrentando na urnas um dos candidatos do peito do governador, o ex-prefeito Washington Reis.
•  Recebendo uma prefeitura paralisada e anêmica financeiramente, nesse primeiro ano de mandato é fundamental que as relações político-administrativa do municio com os governos estadual e federal sejam as  mas fortes possíveis, pois os projetos do prefeito nas áreas da Educação, Saúde, Saneamento e Transportes dependem basicamente do apoio dos palácios Guanabara e do Planalto.
•  Tudo porque as possibilidades da Prefeitura de levantar novos empréstimos foram exauridas quando o ex-prefeito Washington Reis empenhou a arrecadação das grandes empresas, lideradas pela Reudc e o Pólo Gás Químico, bem como antecipou o recebimento os royalties do petróleo,que deveria entrar nos cofes do município até 2015 for antecipadas em 2007/8.
•  Até o IPMDC foi utilizado por Washington Reis para fazer Caixa e pagar as obras do hospital Moacyr do Carmo, inaugurado inconcluso por Lula e Sérgio Cabral às vésperas das eleições municipais de 2008
•  O prefeito Alexandre Cardoso, por outro lado, afirmou, recentemente, que a decisão sobre o nome que do PSB ao Governo do Estado do Rio era um assunto que deveria merecer, em primeiro lugar, uma definição do partido em caráter nacional, avaliando os prós e contras nas coligações estaduais, tendo em vista que eleição de 2014 será nacional, incluindo definição de candidatos à presidência da República, Câmara e Senado (uma vaga), bem como assembleias legislativas.
•  A Justiça determinou a penhora de bens de  Waldomiro Diniz  até o valor de R$ 268 mil. O pedido foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) após Diniz não ter cumprido prazo judicial estabelecido para pagamento da multa no valor total de R$ 268.517,17. Segundo informação publicada em seu site, a AGU está adotando todas as providências no sentido de localizar bens passíveis de penhora (imóveis, veículos, ações).
•  Diniz foi ex-assessor da Casa Civil, comandada à época por José Dirceu, e um dos indiciados na CPI do Bingos, criada para apurar a relação das casas de bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado. A decisão também se estende ao advogado Rogério Buratti, também condenado no mesmo processo por improbidade administrativa. Juntos, eles têm uma dívida no valor total de R$ 368.248,35.
•  De acordo com a AGU, o valor devido por Waldomiro Diniz é R$ 268.517,17 a título de multa civil, e R$ 5.112,73, de honorários advocatícios. Buratti deve R$ 89.505,72 de multa civil por improbidade administrativa e R$ 5.112,73 em honorários advocatícios.
•  O Juízo de Primeiro grau, acatando os pedidos da AGU, determinou que os acusados pagassem a dívida no prazo de 15 dias, sob pena de multa de 10% e penhora de bens. Como a decisão não foi cumprida, a Justiça também determinou que seja procedida à penhora online da quantia objeto da condenação.
•  Policiais da Delegacia Fazendária prenderam na manhã desta quinta-feira (28) 25 pessoas suspeitas de fazer parte de uma quadrilha que usava empresas de fachada para sonegar impostos. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a ação foi feita simultaneamente no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Espírito Santo e em Minas Gerais e foi batizada de Operação Sudeste S/A.
•  Iniciadas há oito meses, as investigações revelaram que 14 empresas movimentaram R$ 1,1 bilhão em mercadorias e teriam causado prejuízo estimado de R$ 80 milhões aos cofres públicos.
•  A quadrilha atuava no ramo de bebidas, móveis, e comércio atacadista de embalagens, cosméticos e perfumaria. A fraude consistia em fazer com que os impostos recaíssem sobre empresas, constituídas em nomes de laranjas, que posteriormente tinham suas atividades suspensas.
•  A operação contou com a participação de 102 policiais e 20 auditores fiscais, divididos nos quatro estados, e foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio e com o Ministério Público Estadual.
•  Além dos 25 mandados de prisão expedidos pela Justiça, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão. Pelo menos uma empresa de fachada funcionava em Duque de Caxias e um funcionário da secretaria de Fazenda do município foi preso na operação
•  Outras investigações semelhantes estão em andamento. Com a operação desta quinta-feira, o objetivo do MPRJ, SEFAZ e DELEFAZ é coletar mais provas para que os impostos sonegados sejam cobrados dos empresários que se beneficiam do esquema. Além disso, a operação busca colher elementos que viabilizem o oferecimento de denúncia contra aqueles que tenham praticado crimes contra a ordem tributária.


Um comentário:

Renova Saquarema disse...

Em Saquarema-RJ, curral eleitoral do presidente da ALERJ, deputado Paulo Melo, a lei da mordaça têm a conivência dos três poderes constituídos. Todos os jornais de oposição foram 'cassados' com processos judiciais e residências de trabalhadores invadidas pela polícia para apreensão de computadores, notebooks, pendrivers etc. Tudo isso com a colaboração, arbitrária de um provedor de internet local. Enquanto isso o jornal 'chapa branca', O Saquá, é financiado pelo poder público para só falar bem do atual governo e do deputado, omitindo tudo aquilo de ruim que acontece no município, mesmo aquelas notícias que alcançam expressividade no estado, no país ou no exterior.