segunda-feira, 12 de agosto de 2013

BAIXADA URGENTE

APÓS MÉDICOS, DILMA AMEAÇA
IMPORTAR ATÉ ENGENHEIROS 

Vencida a primeira batalha da polêmica sobre a importação de médicos estrangeiros, a presidente Dilma Rousseff se prepara para expandir o modelo na área de engenheiros. A ideia teria partido de ministros do chamado "núcleo duro" do governo, que tentam provar a petista que a medida ajudaria o repasse de verba federal para municípios. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12) pelo diário on line Brasil/247.
Atualmente, prefeituras se queixam da falta de profissionais dispostos a trabalhar na elaboração de projetos básico e executivo, fundamentais para que a cidade possa receber recursos da União.
Segundo diário, portavoz não oficial do lulismo, o governo já investe hoje no estágio e na especialização de engenheiros brasileiros no exterior com o Ciência Sem Fronteiras. Mas a nova ideia, segundo reportagem do Estadão, é solicitar expertise externa, inicialmente a Portugal e Espanha, para preencher o gargalo em regiões hoje desprezadas pelos brasileiros.
"O ideal não é ter mais, porém melhores engenheiros dispostos a trabalhar em áreas carentes desses profissionais", disse o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri
A região mais afetada é o Maranhão – de acordo com dados do IBGE de 2010, a média é de 1.265 habitantes por engenheiro, seguido pelo Piauí (1.197 habitantes por engenheiro) e Roraima (1.023 habitantes por engenheiro). São Paulo é o que mais concentra essa especialidade (148 habitantes por engenheiro).
Segundo dados de 2010 compilados pela SAE, o número de imigrantes de primeira geração que vive hoje no Brasil representa 0,3% da população (cerca de 600 mil pessoas), diante da média mundial de 3%. Países altamente desenvolvidos como Suíça, Nova Zelândia, Austrália e Canadá possuem mais de 20% da população formada por imigrantes.

PT FICA SEM PROGRAMA 
DE RÁDIO E TV NO RIOS
A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) suspendeu a exibição da propaganda regional do Partido dos Trabalhadores (PT) em rádio e TV nesta semana. Na representação movida no último dia 9, o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro fez dois pedidos que ainda serão julgados: uma multa diária de R$ 50 mil ao PT, se desobedecer a suspensão determinada, e outra de R$ 25 mil ao senador Lindbergh Farias, para cada veiculação da propaganda partidária como propaganda eleitoral antecipada. 
A ordem judicial partiu do corregedor regional do TRE, Alexandre Mesquita, que analisou o pedido de liminar da representação que questionou o conteúdo das inserções exibidas no último dia 7. Naquele dia, o PT-RJ exibiu declarações do senador que, segundo a PRE, desvirtuou os fins da propaganda partidária, por caracterizar campanha antecipada da disputa ao governo do estado.
Ao cobrar uma punição ao partido e ao político, a PRE/RJ aponta a jurisprudência do TSE, que considera caracterizada a propaganda eleitoral antecipada mesmo sem pedido expresso de votos, através de divulgação subliminar de candidaturas. Entre outras afirmações, Lindbergh declarou: "Dos estados ricos, somos o que menos gera emprego para os jovens. O Rio precisa se equilibrar com o Brasil e cuidar melhor de quem mais precisa. Rio, a gente acredita em você."
O TRE-RJ não tem tolerado a propaganda eleitoral de pré-candidatos fora de época, especialmente aquela divulgada por meio do acesso gratuito dos partidos ao rádio e televisão", afirma o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro. "As inserções a que os partidos têm direito em horário nobre para divulgar seus programas são sistematicamente utilizadas para mostrar os políticos que buscam votos, sem nenhuma preocupação em informar o eleitor."

PROFESSORES FICAM EM HOTEL SUSPEITO
EM SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO NO RIO 
Enquanto fecha projetos premiados pela Unesco, a Secretaria de Educação do Estado trata os professores como funcionários de terceira categoria, sem direitos, mas com a obrigação de fazer tudo que o secretário mandar, sem discutir, como numa ditadura. A mais recente armação da SEDUC foi realizar nos dias 3 e 4 deste mês em Nova Friburgo, com a participação de representantes de 16 municípios, a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), um encontro de professores para  discutir - entre outros temas relevantes - a valorização dos profissionais de ensino, financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos”; “Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”; “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”; e “Gestão democrática, participação popular e controle social”,
O que não estava no programa é o tratamento dado aos representantes de Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. O grupo foi hospedado em um prostíbulo, embora a empresa contratada pelo Fórum Estadual de Educação (FEE) para organizar o evento, tenha recebido o suficiente para garantir acomodações em um hotel de verdade, com conforto e segurança.
A denúncia foi publicada neste domingo pelo blog do jornalista Elizeu Pires e revela que a empresa AMBP Promoções e Eventos Empresariais, sediada na Rua Guilherme Bannitz, 126, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, escolheu para esse grupo o Hotel VCP, no bairro Conselheiro Paulino, estabelecimento que seria ponto de prostitutas. Assinada por 22 profissionais de ensino, a denúncia recebida pelo blogueiro revela que “o ambiente era inadequado e oferecia risco à integridade física e moral dos hospedados”. Diz ainda que “várias professoras foram abordadas por homens nas ruas” e que só entenderam a razão do assédio depois de informadas de que o local era reservado por prostitutas para encontrarem seus clientes.

APENAS 8,3% DOS CARIOCAS
APROVAM O GOVERNO CABRAL 

As recentes e polêmicas decisões do governador Sérgio Cabral e o sumiço do auxiliar de um morador da Rocinha, detido por PMs e que desapareceu, continuam repercutindo nas pesquisas de avaliação do seu governo e nas de intenções de voto. De acordo com dados divulgados pelo Instituto GPP, apenas 11,2% dos entrevistados aprovam a atuação de Cabral. Já 55,2% acham seu governo ruim ou péssimo. Na capital, os percentuais são ainda mais significativos: apenas 8,3% de aprovação, contra 60,6% que o consideram ruim ou péssimo.
A pesquisa também revela que 39,5% dos entrevistados não têm candidatos para as eleições ao governo. O senador Lindbergh Farias (PT) preferido, com 16,4% das intenções de voto, seguido por Anthony Garotinho (15,2%), Fernando Gabeira (14,4%), o ex-prefeito Cesar Maia (8,4%), o vice-governador Luiz Fernando Pezão (3,4%) e o deputado federal Miro Teixeira (2,9%).
Para a presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva surge com 29,2% das intenções de voto, seguido de Marina Silva, com 17,8%, da presidente Dilma Rousseff, com 13,2%, Aécio Neves (6,2%), José Serra (4,7%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1,2%).
A pesquisa do Instituto GPP mostra que 38,8% dos entrevistados votariam num candidato do PT apoiado por Lula e Dilma, enquanto 26,3% não votariam em nenhum candidato apoiado pelo PT ou pelo PSDB.
Os recentes protestos e as pautas de reivindicações também foram alvo da pesquisa: 80% dos entrevistados aprovam as manifestações. A grande maioria também aprova as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Rio (72,1% e 72,7%, respectivamente). Com relação à administração do Maracanã, o público mostra-se dividido: 37,3% acham que os clubes devem estar à frente, enquanto que 35% apoiam o governo, através da Suderj. Apenas 9,8% aprovam que o estádio seja administrado por uma empresa privada.
A confiança nas instituições também foi avaliada, obtendo os piores resultados: 67% têm baixa confiança na Câmara dos Deputados e 69%, no Senado. A polícia Militar conta com a confiança de 61% dos entrevistados, já 37,2% admitem não confiar nos policiais. Os bombeiros surgem como a instituição que mais conquista a confiança dos entrevistados: 94,4%. Eles vêm seguidos do Exército, com 87,3%, da Igreja Católica, com 84,6%, e das igrejas evangélicas, com 75,6%.

CAXIAS DISCUTE COMO FUGIR DOS
ENGARRAFAMENTOS NA BR-040 

Representantes de órgãos ligados à mobilidade urbana em Duque de Caxias se reuniram sexta-feira (9), na sede da Concer –Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio –, em Jardim Primavera, para analisar projetos propostas para facilitar a fluidez do trânsito na BR-040 (Rodovia Washington Luiz). Entre as sugestões apresentadas, a serem avaliadas em novos encontros, estão o aproveitamento das margens da ferrovia da Supervia que liga Imbariê ao Gramacho, a construção de um viaduto que irá substituir a passagem de nível de Gramacho, uma reivindicação antiga dos moradores da região, e a construção de uma estação nas proximidades da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), em Campos Elíseos.
As propostas visam reduzir o impacto causado em Duque de Caxias sempre que ocorre um acidente na Rodovia Washington Luís. Recentemente, uma colisão envolvendo quatro veículos paralisou toda a cidade, gerando engarrafamentos em todos os acessos.  No final de julho, o afundamento de uma das pistas da Linha Vermelha também trouxe sérias complicações não só para motoristas como ainda às linhas de ônibus.
O secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Luiz Edmundo, mostrou-se otimista ao fim do encontro. “Acredito que com a ajuda de todos, o problema de mobilidade que hoje prejudica a cidade será minimizado”, destacou.
O presidente da Concer, Pedro Jonsson, repetiu o discurso de ajuda mutua e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário. “Nós estamos dispostos a colocar nossos técnicos e equipamentos à disposição. Todo mundo está consciente das suas responsabilidades para realizar um trabalho profissional”.
Também participaram da reunião Waldir Peres, da secretaria estadual de Transportes, e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), José Luiz da Rocha; além dos representantes da Coppe-UFRJ, da Macrofan e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF).

RÁPIDAS 

●  A reabertura do posto de saúde da Rua João Ribeiro, melhorias no atendimento do posto de saúde da Mangueirinha, reforma nos campos de futebol do Tricolor, da Igrejinha, do Morro do Sapo e da Mangueirinha, foram anunciadas pelo prefeito na manhã de sábado (10), durante a festa promovida pela prefeitura para os pais dos alunos das escolas municipais do bairro Centenário, reunidos na Escola Municipal Hermínia Caldas.
●  Foram quatro horas de muitas atividades recreativas, culturais e educacionais, além de atendimentos na área social.
●  Enquanto as crianças e adolescentes participavam de atividades recreativas, os responsáveis puderam colocar a documentação em dia retirando na hora a primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho e agendando atendimento para segunda via da Carteira de Identidade na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, no bairro 25 de Agosto, onde também é feito o Cadastro Único para o programa Bolsa Família
●  Também conseguiram isenção da taxa cartorária para segunda via de certidões. Além dos pais que puderam cortar o cabelo, as mães tiveram o mesmo benefício e contaram também com o serviço de manicure e massoterapia.
●  As crianças participaram de atividades recreativas e de brincadeiras orientadas por professores de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer. Muitos optaram pelo caminhão de leitura da Secretaria de Educação que recebeu um grande número de crianças interessadas nos livros de histórias colocados à disposição dos alunos convidados. Durante as atividades foram promovidas gincanas e brincadeiras com a participação dos pais que disputaram prêmios. As crianças também tiveram direito a brindes e lanche.
●  O prefeito Alexandre Cardoso anunciou que, após a ocupação dos morros pela Polícia Militar, e hora de começar uma grande campanha de saúde e de educação para beneficiar todas as comunidades. Disse, também, que as obras para conclusão do Hospital Duque serão iniciadas logo após a auditoria que está sendo feira para descobrir o que já foi pago e o que já foi feito. “O dinheiro da prefeitura é sagrado”, ressaltou Alexandre Cardoso.
●  O prefeito disse ainda vai criar uma ouvidoria no bairro e que, em parceria com a Unigranrio, irá colocar advogados para atender a população de graça. “Temos o compromisso de recuperar todos”, destacou Alexandre Cardoso.
●  O prefeito disse ainda vai criar uma ouvidoria no bairro e que, em parceria com a Unigranrio, irá colocar advogados para atender a população de graça. “Temos o compromisso de recuperar todos”, destacou Alexandre Cardoso.
●  Entre os pais presente um mereceu destaque Marcelo Ferreira, de 42 anos e há 30 morando na região disse que a prefeitura estava de parabéns por se lembrar dos pais do bairro Centenário. Desempregado e vivendo de biscates, ele disse que com a oportunidade de cortar o cabelo de graça iria economizar um “dinheirinho” a ajudar mais nas despesas de casa. “Ações como essa deveriam ser feitas mais vezes no bairro. Aqui tem muita gente pobre”, destacou o morador. (Foto George Fant/PMDC)

●  A projeção de instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) para o crescimento da economia caiu pela segunda semana seguida. Desta vez, a estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, neste ano, passou de 2,24% para 2,21%. Para 2014, também houve redução na estimativa, pela terceira semana consecutiva, de 2,60% para 2,50%.
●  A estimativa para a expansão da produção industrial foi ajustada de 2% para 2,08%, este ano, e caiu de 3% para 2,90%, em 2014. A projeção das instituições financeiras para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB segue em 35% para 2013 e foi ajustada de 34,90% para 34,85%, no próximo ano.
●  A expectativa para a cotação do dólar subiu de R$ 2,25 para R$ 2,28, no final de 2013, e segue em R$ 2,30, ao fim de 2014. A previsão para o superávit comercial (saldo positivo de exportações menos importações) caiu de US$ 5,09 bilhões para US$ 5 bilhões, neste ano e segue em US$ 8 bilhões, em 2014.
●  Para o déficit em transações correntes (registro das transações de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior), a estimativa foi alterada de US$ 76,3 bilhões para US$ 76,2 bilhões, neste ano, e de US$ 80 bilhões para US$ 79,96 bilhões, em 2014.
●  A expectativa para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) foi mantida em US$ 60 bilhões tanto para 2013 quanto para o próximo ano. (Kelly Oliveira/ABr).
●  A queda de 19% no lucro líquido da Petrobras, de R$ 6,201 bilhões, no segundo trimestre do ano, na comparação com o primeiro trimestre, deveu-se, sobretudo, ao efeito da depreciação cambial sobre o endividamento líquido, de acordo com o diretor financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa.
●  No período entre janeiro e março, a Petrobras registrou lucro líquido de R$ 7,693 bilhões. Ele e outros diretores falaram nesta manhã a investidores durante a apresentação dos resultados da Petrobras na sede na empresa, no centro do Rio de Janeiro. Apesar da queda, o resultado reverteu o prejuízo líquido de R$ 1,346 bilhão registrado no mesmo período de 2012. Barbassa explicou que as ações para limitar o impacto do câmbio sobre exportações futuras (contabilidade de Hedge) evitaram perdas de R$ 8 bilhões.
●   “Essas perdas são relativas a 70% do endividamento líquido expostos à variação cambial no segundo trimestre, contabilizadas pelo Patrimônio Líquido”, explicou ele.
●  Barbassa ressaltou a contribuição do Programa de Desenvestimento (Prodesin) para o bom resultado das finanças no segundo trimestre do ano, com vendas de 50% dos ativos na África, o que levou ao ganho de R$ 1,9 bilhão, com aumento de caixa de R$ 3,4 bilhões.
●  De acordo com o diretor de Exploração e Produção, José Formigli, o segundo semestre de 2013 foi satisfatório em termos de produção com aumento de 1% na produção de óleo e LGN entre o primeiro e o segundo trimestre (21 milhões de barris de petróleo por dia a mais). Houve também crescimento da produção dos campos do pré-sal de 7 milhões de barris de petróleo por dia neste trimestre em relação ao anterior.
●  A produção nos campos do pré-sal também bateu novo recorde no trimestre analisado com média de 291 milhões de barris de petróleo por dia ante 277 milhões no trimestre passado. Nos primeiros três meses, a média havia sido de 277 milhões de barris de petróleo por dia.
Segundo ele, a Petrobras pretende interligar mais 36 poços até o fim do ano. De acordo com o diretor, a produção deve subir para cerca de 440 mil barris de petróleo por dia. No quarto trimestre, segundo ele, já devem estar em operação quatro plataformas: P-55, P-58, P-61 e P-63. Ele informou que a empresa descobriu 55 poços nos últimos 18 meses, sendo 16 do pré-sal. (Flávia Villela/ABr)
●  O lucro operacional da companhia, de R$ 11,1 bilhões no segundo trimestre, representou aumento de 110% sobre o segundo trimestre de 2012 e de 13% contra o primeiro trimestre de 2013, segundo Barbassa.
O diretor informou ainda que o lucro líquido da área internacional chegou a R$ 2 bilhões no segundo trimestre, contra R$ 700 milhões no trimestre anterior.
●  Pela terceira vez neste ano, as operações de crédito ficaram mais caras em julho, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Para as pessoas físicas, o aumento médio foi 0,55% com a taxa passando de 5,45% para 5,48%, o que corresponde a um acumulado ao ano de 89,69%. Com esse resultado, a taxa foi a maior desde novembro de 2012, mês em que estava em 5,63% ao mês e 92,95% ao ano.
●  Das seis linhas de crédito pesquisadas, cinco tiveram correções e uma ficou estável. A maior alta ocorreu, justamente, na modalidade em que as tomadas representam sempre o menor custo, a do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) obtido nos bancos e em financiamentos sobre a compra de automóveis, com taxa fixada em 1,58% ou 3,27% acima do índice de junho.
●  Isso significa que, por ano, o consumidor vai pagar juros de 20,70% ante 19,99%, registrado em junho. Essa taxa é a maior desde novembro do ano passado quando o juros do CDC atingiu 1,64% ao mês e 21,56% ao ano. Já no caso do cartão de crédito, que tem os maiores juros, a taxa permaneceu a mesma da registrada em junho com 9,37% ao mês e 192,94% ao ano. No comércio, o índice subiu de 4,08% para 4,10%.
●  Se a opção foi recorrer ao empréstimo pessoal em financeiras, o tomador encontrou na média juros de 6,99%, alta de 0,43% sobre junho, que elevou a taxa ao ano para 124,97%. Essa taxa é mais alta desde novembro de 2012, quando estava em 7,42% ao mês e 136,06% ao ano.
●  Essa mesma operação, nos bancos teve correção no mês de 3,08%, com alta de 1,32% e uma taxa ao ano de 43,91%. O empréstimo pessoal em bancos também apresentou a taxa mais elevada desde novembro do ano passado, época em que estava em 3,14% ao mês e 44,92% ao ano.
●  No uso do dinheiro do cheque especial, a segunda linha mais cara entre as seis pesquisadas, houve aumento de 0,52% com a taxa passando de 7,73% para 7,77% ao mês, e 145,46% ao ano. Neste caso, a taxa foi a maior desde dezembro do ano passado quando alcançou 7,82% ao mês e 146,83% ao ano.
●  A taxa de juros média praticada no mercado no conjunto de seis estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná), além de Brasília, atingiu 4,10% ao mês e 61,96% ao ano. A mais elevada foi encontrada no Paraná com índice de 4,18% no mês e de 63,46% e a menor foi praticada em São Paulo com 3,94% no mês e 59% ao ano.
●  O diretor executivo de Estudos Econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, justificou por meio de nota que os aumentos são reflexos da última alta da taxa básica de juros, a Selic, que subiu de 8% para 8,5%, em 10 de julho passado. (Marli Moreira/ABr).
●  Cerca de 300 ex catadores de materiais recicláveis do lixão de Itaóca e moradores do município São Gonçalo, iniciaram na manhã desta segunda-feira (12) um protesto mediante o fechamento do Porto Logístico do COMPERJ, da PETROBRAS, situado na Praia da Luz, que é o maior empreendimento da empresa no país. O acampamento dos manifestantes no local está previsto por uma semana.
●  Catadores e moradores denunciam a ausência de contrapartidas sociais e ambientais da PETROBRAS e da empresa Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. que tem empreendimentos na região como o Porto logístico do COMPERJ por onde passam equipamentos pesados, uma estrada e um Oleoduto, que está sendo construído em Área Residencial e ameaça demolir a sede da Cooperativa de Recolhimento de Óleo pelo Meio Ambiente (COOPEMA) formada por ex catadores de materiais recicláveis do antigo Lixão de Itaóca, atualmente desativado. O Porto Logístico do COMPERJ está situado em área vizinha às moradias precárias e insalubres dos ex-catadores de Itaóca.
●  A denúncia dos ex catadores mostra que a desativação do lixão de Itaóca não foi precedida da definição de contrapartidas sociais aos catadores, que durante décadas, trabalharam sem remuneração definida no lixão administrado pela empresa Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. que segundo publicado no seu próprio site:
●  "A Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. foi fundada em 1999 e, desde então, passou por um notável crescimento não apenas orgânico, mas também corporativo, através da incorporação de sete importantes empresas brasileiras: Geoplan, Gaiapan, Novagerar, Aquamec, Hidrogesp, Gaia e Tribel.
●  A desativação do lixão de Itaóca não foi acompanhado da adoção de medidas de remediação / recuperação ambiental: com isso grande volume de chorume, altamente poluente, continua vazando a céu aberto para a Baía de Guanabara e os manguezais da APA (área de proteção ambiental) Federal de Guapimirim, contaminação do lençol freático (os catadores e moradores bebem água de poço poluída), entre outros crimes ambientais.
●  Contraditoriamente, em Duque de Caxias a refinaria REDUC da PETROBRAS pagou antecipadamente R$ 450 milhões à empresa HAZTEC LTDA pela captação do gás metano do lixão de Gramacho, que recebia 10 mil toneladas de lixo por dia do Rio de Janeiro, e em função disso fez uma indenização financeira a 2 mil catadores e se comprometeu a financiar com R$ 30 milhões um projeto de melhorias e urbanização do bairro de Gramacho através dos Créditos de Carbono gerados pela venda do Biogás extraído da captação do gás metano do lixo.
●  A situação dos catadores do lixão de Itaóca e do meio ambiente (o lixão está localizado dentro de área de manguezal da Baía de Guanabara) é gravíssima e extremamente preocupante, pois eles vivem em situação desumana e risco sanitário, em moradias precárias e insalubres, sem acesso a água tratada e saneamento básico, com muitas crianças e adultos famélicos e doentes (Hanseníase etc).
●  O site do PMDB nacional sofreu hoje um ataque do grupo de hackers Anonymous, que publicou um manifesto cobrando diretamente o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, por informações sobre o pedreiro Amarildo. Ele está desaparecido desde 14 de julho, quando foi visto sendo levado preso pela PM, em um camburão, na favela da Rocinha.
●  "Sérgio Cabral, cadê o Amarildo?", diz trecho da mensagem publicada na página pelos hackers. "Lutar pelo Amarildo é mostrar que está cansado dessa política inescrupulosa, cansado seja de qual partido for, PMDB, PSDB, PT! De todos!!"
●  O desaparecimento do pedreiro Amarildo está despertando protestos em todo o Brasil, numa situação constrangedora para as autoridades de segurança do Rio. Apesar da cena da prisão do pedreiro ter sido gravada em vídeo, a polícia ainda não prestou nenhuma informação relevante sobre o paradeiro dele. As suspeitas são de que ele tenha sido executado pelos mesmos policiais que o prenderam.
●  O ataque dos hackers é mais um movimento de protesto contra Cabral. Ele já teve seu apartamento, no bairro do Leblon, cercado por manifestantes, assistiu a vários protestos diante do Palácio Guanabara, de onde despacha, e não tem participado de cerimônias públicas.
●  Cabral estaria considerando a hipótese de renunciar ao seu mandato numa tentativa de salvar seu plano de concorrer ao Senado e, ao mesmo tempo, lançar o vice-governador como candidato à sua própria sucessão.
●  A posição de Cabral no Rio se enfraqueceu depois da descoberta do "voo das babás", como ficaram conhecidos os constantes voos de helicópteros no eixo Rio-Mangaratiba-Rio feitos pela família do governador com seus empregados.
●  O prefeito Eduardo Paes, também do PMDB, está seguindo os conselhos de sua assessoria para manter uma agenda em tudo diferente da de Cabral. A situação política do governador incomoda o comando nacional do partido, que ainda não tomou uma atitude clara de solidariedade ao governador ou de críticas a ele.
●  A assessoria de imprensa do PMDB não teve conhecimento imediato da invasão do site e divulgar a posição do partido. A primeira providência foi tirar o site do ar. (Fonte: Brasil/247)

●  Com a ocupação do Complexo da Mangueirinha por 180 homens que reforçaram o contingente do 15º Batalhão a PM, a prefeitura começou a fazer a sua parte, entrando com os serviços públicos reclamados pela população.


Nenhum comentário: