domingo, 4 de janeiro de 2015

CVM SAI DA SOMBRA E PROMETE
INVESTIGAR O "PETROLÃO"
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu inquérito administrativo para aprofundar investigações e estudar possíveis punições a integrantes do Conselho de Administração e diretores da Petrobras, nos episódios de corrupção revelados pela Operação Lava Jato e aqueles ligados ao pagamento de propina feito pela fornecedora SBM Offshore a funcionários da empresa.
Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pela “Folha de São Paulo”, a apuração baseia-se na "identificação de indícios de irregularidade" pelos técnicos da autarquia ao longo de apurações preliminares abertas no ano passado. Segundo a autarquia, as investigações verificarão se os administradores deixaram de cumprir os chamados “deveres fiduciários" –ou seja, de zelar pelos interesses da companhia e dos investidores, conforme determinam as leis que regem o mercado de capitais. Não há nomes indiciados, ainda. O objetivo dessa investigação é confirmar os indícios, trazendo novas provas, e atribuir as responsabilidades. A CVM não informou quais indícios foram encontrados para embasar a abertura de inquérito.
Os dois casos envolvem irregularidades supostamente praticadas desde 2006, conforme depoimentos à Justiça do ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa, no caso da Lava Jato, e desde 2007, de acordo com investigações internas da SBM. Neste caso, a investigação da CVM vai avaliar a responsabilidade de pessoas que ocuparam os cargos de conselheiros e de diretores da companhia nos últimos oito anos.
Considerando esse período, estariam entre essas pessoas cujas responsabilidades, em tese, serão analisadas nos episódios, a presidente Dilma Rousseff, que foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras entre 2003 e 2010; o seu sucessor no cargo, o ex ministro da Fazenda Guido Mantega, além de outros ocupantes e ex ocupantes do Conselho. A atual presidente da Petrobras, Graça Foster, seu antecessor, José Sérgio Gabrielli e membros da diretoria também serão investigados.
Atualmente, o conselho da Petrobras tem dez integrantes, dos quais sete ligados ao governo, controlador da empresa; dois representantes de acionistas minoritários; e um dos trabalhadores. A diretoria conta com sete integrantes, entre eles Graça Foster.
A abertura dessa investigação tem como base dois processos administrativos abertos contra a companhia, a partir de pedido do Ministério Público Federal, no caso da SBM, e da própria CVM, no caso da Lava Jato.
Existem outras 4 apurações relacionadas à Petrobras em andamento na CVM. Uma delas verifica as irregularidades na construção das refinarias de Abreu e Lima (PE) e Comperj (RJ). Duas avaliam os possíveis danos causados à companhia por sua política de não repassar aos preços internos dos combustíveis as flutuações internacionais. Uma última analisa a interrupção de uma reunião de conselho de administração da empresa.
As apurações foram deflagradas a pedidos de investidores e de conselheiros de administração independentes, não ligados ao governo. Essas apurações ainda não avançaram para a etapa de inquérito.
Procurada, a Petrobras ainda não comentou a decisão da CVM. 

Nenhum comentário: