terça-feira, 29 de outubro de 2013

JUROS DO CHEQUE ESPECIAL
CHEGAM A 144,2% AO ANO
A taxa de juros do cheque especial subiu 4,4 pontos percentuais, de agosto para setembro, ao alcançar 143,3% ao ano, de acordo com dados divulgados hoje (29) pelo Banco Central (BC). Essa é a taxa mais alta desde julho do ano passado - 144,2% ao ano.
Entre as modalidades do crédito com recursos livres para pessoas físicas divulgadas pelo BC, a taxa do cheque especial é a mais alta. A taxa do crédito pessoal, incluídas operações consignadas em folha de pagamento passou de 39,7% ao ano para 40,4% ao ano, aumento de 0,7 ponto percentual.
A taxa para a compra de carros, subiu 0,3 ponto percentual – de 20,9% para 21,2% ao ano. Para a compra de outros bens, o aumento ficou em 0,8 ponto percentual, passando de 67,6% para 68,4% ao ano.
No caso das operações de arrendamento mercantil (leasing) de carros, houve queda de 1,1 ponto percentual para, variando de 12,1% para 11% ao ano. (ABr).

►GAROTINHO CONTINUA NA FRENTE
Se as eleições no Rio de Janeiro fossem hoje, o deputado Anthony Garotinho (PR) estaria em primeiro lugar nas intenções de voto, segundo levantamento do Instituto UP Pesquisa e Marketing.  O ex governador e atual deputado federal do PR/RJ teria 23% da preferência contra 16% de Marcelo Crivella (PRB); 11% de Lindbergh Farias (PT); 6% de Cesar Maia (DEM); 5% de Freixo (Psol); 4% de Pezão (PMDB); 3% de Jandira Feghali (PC do B); 3% de Bernardinho (possível candidato do PSDB); 2% de Miro Teixeira (PROS); 1% de Milton Temer (Psol). Os votos em branco somaram 15% e nulos 11%.
Numa outra simulação, sem Crivella, Garotinho teria 29%; Lindbergh ficaria com 18%; Pezão com 6% e Bernardinho com 5%. A pesquisa do Instituto UP foi feita com dois mil eleitores em todo o estado entre os dias 21 e 23 deste mês

►GUERRA CONTRA O CRACK EM CAXIAS
Equipes da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, realizaram quinta-feira (24) uma série de abordagens aos usuários de drogas que circulam na área próxima ao viaduto do Centenário e de um supermercado. Durante a ação foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Referência Especializado em Situação de Ruas, no bairro da Figueira, 32 dependentes.
Após o encaminhamento, a secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza e lavagem dos locais onde estas pessoas estavam vivendo. A secretária de Assistência Social, Cláudia Peixoto reconhece a importância dessas ações constantes para população.
“A retirada destes usuários das ruas tem o propósito de possibilitá-los a uma nova chance de voltar a viver dignamente. A secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos busca a garantia dos direitos de todos os cidadãos”, concluiu.

► BLOQUEADOS BENS DE PREFEITO DE SAPUCAIA
O juiz da Vara Única da Comarca de Sapucaia, Luiz Olímpio Mangabeira Cardoso, bloqueou os bens do prefeito do município, Anderson Barcia Zanon. O político é réu numa ação civil pública de improbidade administrativa em que é acusado de dar um prejuízo de mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos.
 Na liminar deferida na última quarta-feira, dia 23, o juiz ressalta que os indícios de autoria e materialidade serão analisados no momento oportuno. No entanto, a indisponibilidade dos bens faz-se necessária para assegurar eventual ressarcimento dos cofres públicos. “Assim sendo, torno indisponíveis a totalidade de bens do réu, bem entendido, suas contas bancárias que não as que recebe seus proventos, seus bens móveis ou imóveis”, afirma o magistrado.
 O juiz determinou ainda a expedição de ofícios às agências de Sapucaia, ao Banco Central, ao Detran (RJ e MG), às operadoras de telefonia celular e fixa, aos cartórios de registro dos municípios de Sapucaia, Além Paraíba/MG, Chiador/MG, Mar de Espanha/MG, Mathias Barbosa/MG, Juiz de Fora/MG, Três Rios, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Teresópolis. (Processo Nº 0002376-26.2013.8.19.0057)

►POLICIAL TENTOU RESGATAR CORPO DE AMARILDO
As investigações feitas pelo Ministério Público do Rio nas escutas telefônicas que estavam em poder da 15ª DP (Gávea), revelaram que em 18 de julho, quatro dias após o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, da Favela da Rocinha, um policial civil tentou negociar a entrega de armas com uma pessoa ligada ao tráfico na região. Amarildo foi torturado por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha (UPP) para entregar a localização de um paiol de armas na favela. E a perícia da Polícia Civil nas quatro viaturas do Bope que estiveram na favela no final da noite em que Amarildo foi torturado, deu positivo para a reação com luminol em três delas, apontando presença de material orgânico.
Nas escutas, um homem pede a um traficante conhecido como Juliano Ferreira de Medeiros, o Espinha, para entregar armas à polícia em troca de “deixar o morro em paz”. Mas Espinha se nega a entregar o armamento, alegando ter dado fuzis para um policial militar da UPP da Rocinha, que estava infiltrado na quadrilha. O traficante disse que o policial “não apresentou as armas”. 
A segunda ligação no mesmo dia foi de um homem que se identificou como delegado e queria negociar a entrega do corpo de Amarildo. "A paz será selada se o corpo aparecer”, disse o "delegado" durante a ligação. Mas Espinha responde que “a morte do Boi [Amarildo] foi de responsabilidade da UPP do major [Edson dos Santos]”. Os grampos fazem parte da Operação Paz Armada. Juliano Ferreira de Medeiros foi indiciado na ação pelo Ministério Público.
A Polícia Civil do Rio encaminhou as amostras de material orgânico encontrado nas viaturas do Bope para novo exame que deve indicar a presença de sangue. O MP-RJ investiga se a tropa da PM retirou o corpo de Amarildo da Rocinha, após a sessão de tortura.

►COMEÇA A PRÉ-MATRÍCULA NAS ESCOLAS DO RJ
A partir desta terça-feira (29) e até1º de dezembro, será realizada a pré matricula de todos os alunos interessados em ingressar na rede estadual em 2014  –  1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular, 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador, Módulos I, II e III do Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos, Módulo I do Projeto Autonomia Ensino Médio (não seriado), 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral), 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular, Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, Módulo I do Projeto Autonomia Ensino Fundamental (Não Seriado) – deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e preencher os dados pessoais e a série pretendida . Na página eletrônica, haverá informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; e como e quando confirmar a matrícula na escola.
O resultado da inscrição estará disponível a partir do dia 19 de dezembro, no site Matrícula Fácil. A Secretaria de Educação enviará e-mail e SMS válidos para os candidatos que se cadastraram corretamente. Também a partir de agora, o cadastro no portal eletrônico será necessário para os alunos que desejarem solicitar transferência para outra unidade escolar.
A pré-matrícula informatizada conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Proderj).
- Vamos iniciar o ano letivo com mais vagas em escolas novas e ampliadas. O acesso rápido e fácil dos estudantes que ingressarão na rede estadual de ensino somente é possível graças à parceria com o Proderj, que vem auxiliando a Secretaria de Educação em todo o processo de matrículas informatizadas – disse o secretário de Educação, Wilson Risolia.
Segundo o presidente do Proderj, Paulo Coelho, a pré-matrícula informatizada é mais um exemplo do estreito relacionamento com a secretaria e da importância da Tecnologia da Informação para a melhoria do ensino na área pública.

►DETRAN FAZ VISTORIA NO INTERIOR
VISTORIA A DOMICILIO
Durante o mês de novembro, o Detran vai visitar 47 municípios do interior, oferecendo cerca de 3.700 vagas para serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de jurisdição, transferência de município, baixa e inclusão de alienação, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de característica.
Com a visita dos vistoriadores, a partir de sexta-feira (1/11), o Detran evita que proprietários de veículos  precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos.
Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.
Nos municípios de Quatis, Mangaratiba, Pinheiral, Porto Real, Paraty, Guapimirim, Piraí, Duas Barras, Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá e Rio das Ostras, os documentos dos veículos são emitidos no local da vistoria.
Entre outros municípios, a vistoria será feita em Guapimirm (dia 1º e 29), Seropédica (4 e 7), Japeri (8). 



Nenhum comentário: