quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PREFEITURA MOSTRA O QUE
FALTA NO "DUQUE DE CAXIAS"
 Numa decisão inédita, a Prefeitura decidiu abrir as portas do Hospital Duque de Caxias, fechado para obras desde janeiro de 2009, para que a população veja de perto o que foi feito e o que falta fazer para a reabertura do primeiro hospital pública da cidade e que, durante mais de 40 anos, serviu, como pronto socorro e maternidade, à população de Duque de Caxias e dos municípios vizinhos, inclusive da Zona da Leopoldina.
As portas do velho “Duque”, na rua Manoel Lucas, no Parque Senhor do Bonfim, estarão abertas das 9:00 às 12;00 horas deste sábado (26), quando a Secretaria de Saúde disponibilizará informações relativas à auditoria realizada no hospital, que deverá ser devolvido à população em fevereiro próximo, segundo promessa do prefeito Alexandre Cardoso feita durante as festividades relativas ao “Dia da Criança” realizadas no campo do Tricolor, a dois quarteirões da hospital.
Segundo o prefeito, a auditoria concluiu que será preciso investir mais R$ 9 milhões para a conclusão das obras de reforma, que irão transformar o antigo Hospital de Pronto Socorro e Maternidade  em uma Policlínica, que terá acoplada uma UPA 24 horas, com atendimento de urgência e emergência.

►PF INVESTIGA GABARITO FALSO DO ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediu para a Polícia Federal (PF) investigar a divulgação de um gabarito falso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 divulgado na noite de ontem (22) na internet.
Em nota, o Inep relatou que a divulgação do gabarito falso é mais uma tentativa de “gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades”, durante o período de realização do Enem.
“O sigilo do gabarito está totalmente preservado e só será divulgado após a realização do exame, conforme prevê o edital. O caso foi encaminhado à Polícia Federal para averiguação, podendo o responsável ser enquadrado no Artigo 311 A do Código Penal", diz a nota do Inep. 
O Enem teve casos de vazamento de questões em 2009 e em 2011. Este ano, o Ministério da Educação tomou uma série de providências para garantir a segurança das provas. Segundo a pasta, elas estão armazenadas em galpões do Exército, com proteção especial. São cerca de 63 mil malotes fechados com cadeado eletrônico e GPS. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário da abertura no local de aplicação da prova.
O Enem socorrerá sábado (26) e domingo (27). Mais de 7,1 milhões de candidatos estão inscritos. Eles farão a prova em 1.161 municípios. Os gabaritos, após a realização das provas objetivas, serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro. A data da divulgação do resultado final ainda não foi definida.

►O RANKING DOS EMBORRACHADOS
Considerando a posse de veículos privados por estado, o levantamento do IPEA revelou que os maiores índices são verificados em Santa Catarina (onde 75% dos domicílios têm carro ou moto), no Paraná (68%) e no Distrito Federal (64%). Por outro lado, Alagoas (32%) tem o menor índice de motorização por domicílio.
O levantamento também traz dados sobre o tempo de deslocamento entre casa e trabalho. Dois terços (66%) da população gastam até 30 minutos diariamente nesse trajeto, "mas há uma clara tendência de piora, em função do crescente aumento da taxa de motorização da população conjugado com a falta de investimentos públicos nos sistemas de transporte público ao longo das últimas décadas". Ainda segundo o documento, 10% gastam mais de uma hora nesse deslocamento.
O estudo do Ipea mostra ainda que as políticas de auxílio ao transporte, como o vale-transporte, atingem pouco as classes sociais mais baixas. Aproximadamente 40% dos trabalhadores brasileiros recebem esse tipo de auxílio, mas os menores percentuais de cobertura estão nas famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo. Segundo o estudo, apenas 11% das famílias nessa condição recebem auxílio-transporte, enquanto entre as famílias com renda superior a cinco salários mínimos o percentual é 36%.
De acordo com o comunicado, esse cenário "levanta questões sobre a eficácia desse tipo de medida, especificamente para os trabalhadores informais e os desempregados".

►COMISSÃO AVALIA A PEC DA ISONOMIA
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, criou terça-feira (22), a Comissão Especial destinada a dar parecer à Proposta de Emenda à Constituição 170 (PEC 170/2012), de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que garante proventos integrais com paridade ao servidor que se aposentar por invalidez permanente em decorrência de qualquer tipo de doença, e não apenas daquelas previstas em lei. 
Essa nova PEC, conhecida como PEC da Isonomia, amplia o alcance da PEC 270/2008, também de autoria de Andreia Zito, hoje incluída na Constituição Federal como Emenda Constitucional 70. Andreia comemorou mais um avanço na tramitação da PEC 170: "É mais uma vitória nossa. Agradeço a todos que acreditam no nosso trabalho e continuarei batalhando".
A Comissão Especial será formada por 21 membros titulares e 21 suplentes, a serem indicados pelas lideranças dos diversos partidos. "O que eu peço é que cobrem dos líderes das bancadas a indicação dos deputados para compor a comissão. Colocarei no meu site o líder de cada partido para que seja feita uma mobilização nesse sentido", afirmou a parlamentar.

► TELEFÔNICAS DE OLHO GRANDE NO FUST
A CPI das Telefônicas da Assembleia Legislativa vai a Brasília para discutir o destino do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A decisão foi anunciada pelo presidente da comissão, o deputado Domingos Brazão (PMDB), após os depoimentos de representantes das operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi. Segundo Domingos Brazão, o Fust já arrecadou R$ 17 milhões e nunca foi utilizado por falta de regulamentação.
“Vamos cobrar um posicionamento do governo federal quanto à utilização desse fundo. Todos nós, usuários, pagamos 1% de imposto para esse fundo, que está parado, enquanto há uma demanda de melhoria desses serviços”, salientou o parlamentar. 
Brazão disse ainda que vai convidar o secretário estadual de Fazenda, Renato Villela, para discutir a possibilidade de conceder incentivos fiscais às operadoras de celular. Durante os depoimentos, as empresas admitiram falhas e se comprometeram a melhorar os serviços. Diretor de relações institucionais da Tim, Patrick Azevedo Ferreira, alegou haver obstáculos para ampliação e melhora da cobertura: “Alguns municípios cobram pela instalação de antenas e nos deparamos, ainda, com legislações municipais que impedem o avanço dos serviços”.
Segundo o relator da CPI, deputado Luiz Martins (PDT), que também preside a Comissão de Defesa do Consumidor, a Alerj recebeu 3.148 reclamações contra as operadoras entre janeiro e outubro deste ano. As principais queixas são cobrança indevida, ausência de sinal das operadoras, lentidão na internet, insuficiência de lojas e de antenas no interior.

►CVT PROMOVE SEMANA DE MODA
Inspirado na cultura afro-brasileira, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Olavo Bilac, em Duque de Caxias, promoveu a I Semana de Moda com estímulo à produção de vestuário para a estética negra. O evento da unidade, que compõe a rede de ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foi encerrado com um desfile na última quarta-feira (23). 
– Mais uma vez, o CVT Olavo Bilac apresenta horizontes diferentes que os futuros profissionais podem seguir no mercado. Essa é uma marca da unidade, que tem preocupação com a empregabilidade do aluno – ressaltou o presidente da Fundação, Celso Pansera. 
Quanto ao desfile, só elogios por parte do professor, que também destacou, durante a visita, a importância da afirmação e valorização da identidade africana como uma porta de entrada para o mercado de trabalho.
Foi o que trouxe a palestra “Moda afro e suas tendências”, apresentada pela professora do curso Técnico de Modelagem do Vestuário, Claudia D`Paula. Segundo ela, quem se interessa em atuar neste segmento precisa estudar a história afro-brasileira para que o processo criativo expresse a atitude black. 
As modelos também desfilaram com roupas inspiradas na moda Primavera/Verão, nas obras literárias de Cecília Meireles e Vinícius de Moraes e na pintura da artista Tarsila do Amaral. A jovem Luana Maria da Silva foi uma das alunas do curso de Modelagem do Vestuário do CVT Olavo Bilac que desfilou. Ela já fez o curso de Costura na unidade e pretende se especializar cada vez mais no setor. 
– Pretendo ter minha própria marca um dia, pois a área de criação e desenvolvimento é muito boa. Até já fiz alguns moldes inspirados na moda afro que foram bem aceitos – diz a aluna.

►IPC-S AVANÇA EM CINCO CAPITAIS
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) entre a segunda e a terceira semana de outubro. As maiores altas foram observadas nas cidades de Salvador, Brasília e do Recife, as três com aumento de 0,12 ponto percentual na taxa.
Em Brasília, a inflação chegou a 0,32%. Em Salvador e no Recife, as taxas ficaram em 0,29% e 0,12%, respectivamente. Também apresentaram altas as cidades de Porto Alegre (0,08 ponto percentual, ao passar de 0,63% para 0,71%) e São Paulo (0,05 ponto percentual, ao passar de 0,49% para 0,54%).
Duas cidades tiveram queda na taxa: o Rio de Janeiro (0,09 ponto percentual, ao passar de 0,56% para 0,47%) e Belo Horizonte (0,02 ponto percentual, ao passar de 0,7% para 0,68%). A média nacional do IPC-S, divulgada ontem (23), aumentou 0,04 ponto percentual e fechou a terceira semana de outubro em 0,49%. (ABr).

►PMS DO CASO AMARILDO FICAM EM BANGU 8
A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio determinou que o ex-comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da Favela da Rocinha, major da Polícia Militar Edson Raimundo dos Santos e o ex subcomandante da unidade tenente Luiz Felipe de Medeiros permaneçam presos na Penitenciária Bangu 8, na zona oeste da capital fluminense.
Os dois são acusados de tortura, cárcere privado e ocultação de cadáver do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. A decisão foi proferida em resposta ao habeas corpus impetrado pelos advogados do major e do tenente. Santos e Medeiros tiveram a prisão decretada no dia 4 deste mês pela 35ª Vara Criminal da Capital.
Eles foram levados, inicialmente, para o Batalhão Especial Prisional (BEP) da PM, em Benfica, na zona norte do Rio, juntamente com mais oito policiais militares (PMs) denunciados no caso, mas, a pedido do Ministério Público Estadual, Santos e Medeiros foram transferidos para Bangu 8. 
Amarildo sumiu depois de ser levado por PMs para a sede da UPP, na Rocinha, no dia 14 de julho deste ano. 
  

Nenhum comentário: