ESCÓCIA TEM SOLUÇÃO PARA O
TRANSPORTE NO RIO DE JANEIRO
No dia 19 de março de 2009, o blog “Profissão Estrada”,
anunciava o lançamento de um ônibus anfíbio na Escócia, que poderia fazer
tranquilamente a travessia Rio-Niterói, pois tem condições de trafegar tanto em
terra firme como nas águas da Baia de Guanabara.
No texto, o autor, Ricardo Tadeu, era só elogios e
lembrava das tragédias provocadas pelas chuvas de verão no Rio de Janeiro e
outras cidades do País. Para o autor, era impossível olhar para o Amphibus e
não lembrar das enchentes que vem assolando as grandes cidades brasileiras. A
maioria das pessoas deve pensar: “talvez ele fosse a solução para as ruas
alagadas”.
Pois é, a montadora Amphicoach também pensa dessa forma e
quer mandar seu produto para grande parte do mundo. Mas além de resolver os
problemas gerados pelas enchentes, ele também tem o propósito de aposentar as
famosas balsas que fazem o translado em pequenos braços do mar para travessia
de pessoas entre cidades, como ocorre na região de Angra dos Reis, onde existem
cerca de 200 ilhas.
O Amphibus atinge 20 km/h no mar com motor de até 300 cv
movido a diesel e traz atributos necessários para rodar tanto na terra como no
mar. Segundo a montadora, ele atende todas as normas impostas pela União Europeia
para poder rodar nestes dois ambientes. Equipado com motor de potência entre
250 cv e 300 cv, o coletivo traz os mesmos requintes que um transporte de luxo.
Transporta mais de 50 pessoas sentadas, com direito a telas de cristal líquido
e sistemas de DVD-player.
O motorista conta com itens sofisticados como freios a
disco com ABS, além de navegador GPS e piloto automático. Na rodovia, o
Amphibus chega aos 112 km/h, enquanto na água, a velocidade é reduzida para 20
km/h. E, ao contrário do concorrente chinês, o Amphibus sobe e desce ladeiras,
como as de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, e de Petrópolis e Teresópolis, na
Região Serrana.
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