quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

POLÍCIA FEDERAL INDICIA 13
APÓSTOLOS DO "PETROLÃO"
A Polícia Federal indiciou nesta terça,( 9) 13 pessoas em um dos inquéritos da Operação Lava Jato, o que investiga a relação entre empreiteiras que têm contratos com a Petrobras. 
Estão na lista, entre outros, o presidente da OAS, , José Aldemário Pinheiro Filho (foto); o vice-presidente executivo da Mendes Júnior, Sergio Cunha Mendes; e o ex-presidente da Queiroz Galvão Ildefonso Colares.  No caso do Mensalão, com desvios mais modestos, a Procuradoria Geral da República denunciou 39 integrantes do esquema de desvio de dinheiro público para financiar campanha de partidos da base do Governo. No caso da Lava Jato, a polícia identificou cinco crimes, entre eles lavagem de dinheiro, corrupção ativa e fraude a licitações. Somadas, eventuais condenações podem resultar em uma pena máxima individual que ultrapassa 31 anos de prisão, além de multa.
Os indiciamentos incluem ainda o lobista Fernando Antônio Falcão Soares (foto), enquadrado pela PF em quatro crimes, como lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Com a decisão da PF, que é uma sinalização dos investigadores de que houve a prática dos crimes, tanto Fernando quanto os outros 12 acusados dependem agora do exame do Ministério Público sobre o inquérito policial. Cabe ao MP a apresentação de denúncia ao Judiciário, na hipótese de que seja considerada a procedência das investigações.
Coube à delegada da PF Erika Mialik Marena a formalização dos indiciamentos. Ela apresentou ao Ministério Público os relatórios finais referentes a quatro inquéritos sobre a atuação das empreiteiras OAS, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia e Mendes Júnior, além daquele referente ao lobista. Novos indiciamentos devem ser pedidos pela PF nos próximos dias.
Num trecho de seu relatório, a delegada aponta “a vasta lista de pessoas que a OAS procurava agradar com presentes e lembranças de aniversário, notadamente políticos e servidores públicos e da estatal Petrobras”. A prática foi relatada em reportagem do jornal Folha de S. Paulo, edição da última sexta-feira (5), que revelou os beneficiários dos agrados da OAS.

Nenhum comentário: