segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

CRISE DO PETROLÃO AMEAÇA O
POLO PETROQUÍMICO DE CAXIAS 
A vida financeira das construtoras envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção nos contratos da Petrobras, anda tão difícil que nem as despesas mínimas estão sendo pagas. Com o escândalo, dirigentes da empresa temem assinar contratos e ordens de serviço. Com essa situação, até a Braskem, da qual a Petrobrás é associada, teme não conseguir renovar o contrato de fornecimento de nafta, que vence no dia 28. Com isso, a única empresa no País que transforma a nafta em produtos químicos ameaça fechar três polos petroquímicos, inclusive o de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que recebe a nafta, um subproduto da refinação do petróleo, produzido pela Reduc,
Segundo a revista Veja, com caixa debilitado e sem crédito na praça, as maiores empreiteiras do País vivem um bombardeio de ações judiciais movidas por fornecedores, que cobram por serviços prestados, venda de produtos e locação de equipamentos. Na outra ponta, o reflexo tem sido a redução do ritmo das obras e do quadro de funcionários de algumas construtoras.
Os problemas surgiram com a sétima fase da operação Lava Jato, da Polícia Federal, desencadeada na primeira quinzena de novembro e que prendeu executivos de várias construtoras, como Camargo Corrêa, OAS, Mendes Júnior, UTC, Engevix, Iesa, Galvão Engenharia e Queiroz Galvão. No fim de dezembro, a situação se complicou ainda mais com a lista de 23 empresas proibidas de participar de novas licitações da Petrobras.
Além das empreiteiras, a petroquímica Braskem também está sendo prejudicada pelas denúncias de corrupção da Petrobras. Um contrato entre as duas empresas vencerá no dia 28 de fevereiro, mas a estatal ainda não se manifestou sobre uma renovação. O acordo, de 9 bilhões de reais anuais, envolve o fornecimento pela Petrobras de nafta, um derivado do petróleo usado na fabricação de resinas e principal insumo da Braskem. A petroquímica ainda não sabe se receberá a matéria-prima no mês que vem. 

Hoje, a Braskem é a única compradora de nafta no Brasil e maior fornecedora da indústria química. Segundo a empresa, que tem como sócios o grupo Odebrecht (38%) e a própria Petrobras (36%), se a situação chegar ao limite, três polos petroquímicos brasileiros, inclusive o de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, podem ter de interromper a produção, segundo o presidente da Braskem, Carlos Fadigas.

Nenhum comentário: