domingo, 8 de fevereiro de 2015

DILMA TRATA A PETROBRÁS COMO
UM PUXADINHO DO PLANALTO 
O nome de Aldemir Bendine para a presidência da Petrobras não teve aprovação de todos os integrantes do Conselho de Administração da estatal. O placar ficou em 7 votos a favor contra 3 contra. Além disso, o MPF está investigando um empréstimo feito pelo Banco do Brasil, até quinta-feira presidido por Bendine, a uma socialaite paulista, Val Marchiori, empréstimo que fora negado pelo corpo técnico do banco poraque a beneficiaria não merecia confiança.
O nome de Bendine também desagradou o corpo técnico da Petrobras e os investidores. As ações da estatal caíram quase 7% na sexta-feira (6). Para o mercado, a indicação do ex-presidente do BB significa que o governo vai continuar interferindo diretamente na gestão da estatal, transformada em simples puxadinho do Planato.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo deste sábado (7), Mauro Cunha, representante dos acionistas donos de ações ordinárias, José Guimarães Monforte, representante dos donos das preferenciais (ambos representam os acionistas minoritários), e Silvio Sinedino, eleito pelos trabalhadores da estatal, deram voto contrário à escolha da presidente Dilma Rousseff para o cargo.
Dentro do colegiado, apenas esses três membros são considerados independentes pelo mercado. Os votos de todos os dez integrantes do conselho têm o mesmo peso.
Além disso, o executivo tem sua credibilidade questionada por conta de pendências com a Receita Federal, acusações de um ex-motorista e um empréstimo nebuloso para a socialite Val Marchiori (entenda o caso ).

O governo federal é o acionista controlador da estatal. Presidido pelo ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, o conselho é formado em sua maioria por nomes indicados pelo governo. (Fonte: Folha)

Nenhum comentário: