COPA: RIO CALCULA EM R$ 2 BI
O PREJUÍZO COM OS FERIADOS
O
comércio do Rio de Janeiro vem enfrentando perda de faturamento com os jogos do
Brasil na Copa do Mundo. Produtos verde-amarelo que estão sendo procurados
tiraram o foco do consumo de outras mercadorias. Com o fechamento antecipado de
algumas lojas e outras que fecham durante o jogo e reabrem depois, se o Brasil
chegar na final, o comércio terá uma perda de quase R$ 2 bilhões.
De
acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do
Rio de Janeiro, Aldo Gonçalves, a perda nas vendas, com o fechamento das
lojas em dias de jogos do Brasil, é muito grande.
"O
prefeito Eduardo Paes, decretou feriado na cidade em dias de jogos do Brasil a
partir do meio-dia, mas fica a critério de cada lojista. Eles estão fechando os
estabelecimentos uma ou duas horas antes. Nos shoppings, as lojas estão fechando em média 30 minutos antes da
partida da seleção brasileira e reabrem depois, assim como os
supermercados. O faturamento médio diário é R$ 370 milhões, e se o Brasil
chegar a final, a perda será de R$ 1,9 bilhão", explicou.
O
comércio está sendo impactado negativamente e um dos principais fatores é tirar
o foco do consumo. Segundo Aldo Gonçalves, isto se dá porque "ninguém
compra vestido ou carro novo, tudo está voltado para a Copa do Mundo. Outro
fator é a inflação, que corrói o salário do trabalhador e diminui o dinheiro
para compra. Além da falta de segurança. Com essas manifestações, cria-se um
ambiente de medo e insegurança. As pessoas ficam com medo de sair. Esses
fatores têm prejudicado o comércio", disse.
Segundo
Aldo Gonçalves, o comércio do centro do Rio foi a parte mais afetada, devido as
obras e engarrafamentos. Os produtos do Brasil que estão tendo saída, como
bandeirinhas, camisetas e bonés, não tem volume para movimentar o
comércio.
"Os
turistas compram estas mercadorias como lembranças. Infelizmente os preços no
Brasil são mais altos do que no exterior e dificilmente o turista vai comprar
aqui com preço mais elevado, devido a carga tributária que é muito alta",
afirmou. Ele acredita que a Copa deixe um legado positivo para a imagem do
Brasil no exterior, já que teve um custo alto para o governo e para a sociedade
brasileira.
A
Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências (Saara), no centro do
Rio, disse que apesar do fechamento das lojas duas horas antes dos jogos do
Brasil as vendas subiram bastante. De acordo com o presidente da Saara, Ênio
Bittencourt o comércio está vendendo bem e atraindo muitos turistas.
"Nas
duas últimas semanas o comércio na Saara incrementou bem. Subiu o número de
vendas de material da Copa, de produtos do Brasil. Tem muito turista nacional e
estrangeiro por aqui e para a Saara isto é muito bom, pois fica cada vez mais
conhecida e o comércio cresce. Está tudo muito bem, e eu espero que tenha outra
Copa aqui no Brasil", disse. (Agência Brasil)
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