domingo, 15 de junho de 2014

FESTA DO PADROEIRO DE CAXIAS
REUNIU AUTORES E LEITORES 
Desde o ano passado a Festa de Santo Antônio, padroeiro de Duque de Caxias, passou a ter uma cara nova. Além da maior organização, a prefeitura decidiu investir em uma programação cultural mais elaborada para o público. A Festa Literária completou seu segundo ano promovendo debates, oficinas e lançamentos de livros. Além disso, deu oportunidades para autores da Baixada Fluminense divulgarem seus trabalhos.
No sábado (14), o palco Literário e Gastronômico abriu o quarto dia de festa com a mesa comemorativa dos 15 anos da Associação de Escritores e Ilustradores da Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij). Anelizabeth Bezerra Cruz, Antonella Flavia Cantinari, Cintia Barreto e Georgina Martins (foto)debateram o tema “Literatura Infantil e Juvenil: Seu espaço e função no cotidiano escolar”.
“Esses eventos deveriam acontecer sempre. Ler é fundamental. Se o professor de literatura não mostra que é legal ler, não vai conseguir incentivar seus alunos. Acredito na educação através do exemplo”, disse a professora e escritora Georgina Martins.
A programação literária teve continuação com o lançamento da segunda edição da revista Capa Comics com a participação de Estevão Ribeiro. Logo em seguida, o palco Literário e Gastronômico recebeu a apresentação teatral “A incrível peleja de Simão e a Morte”, da Companhia de Arte Popular, que voltou a se apresentar no município após três anos longe.
Na sala de leitura Carlos de Sá Bezerra aconteceram o lançamento do livro “Bancos Comunitários do Preventório de Saracuruna” e o encontro dos escritores Bianca de Carvalho e Edson Leal, com mediação de Diogo Aguiar. Ao lado, na sala de oficinas Accácio de Araújo, a secretaria municipal de Educação distribuiu a revista Coquetel para as crianças que passavam pelo local. Enquanto isso, os pequenos também podiam acompanhar a contação de história que aconteceu no Caminhão da Leitura.
A visita do escritor e cartunista Ziraldo foi o ponto alto da programação cultural. O autor da ilustração da festa de Santo Antônio deste ano autografou livros, conversou com as pessoas e visitou a Catedral do padroeiro.
Na Catedral de Santo Antônio, fiéis abriram a programação religiosa participando da missa pelas pessoas enfermas, com distribuição do tradicional bolo do padroeiro da cidade.
Os visitantes da festa também puderam almoçar no Restaurante do Circuito Gastronômico, montado embaixo da biblioteca municipal Governador Leonel de Moura Brizola.

►PEZÃO TAMBÉM FOI À FESTA
Em plena campanha pela reeleição, o governador Luiz Fernando Pezão foi o convidado especial de sábado (14), penúltima noite da festa de Santo Antônio, padroeiro de Duque de Caxias.  Recepcionado pelo prefeito Alexandre Cardoso e a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, Pezão visitou as barracas de comidas típicas, além de conhecerem o Caminhão da Ciência do Cecierj, e o Caminhão da Leitura, da secretaria de Educação de Caixas.
Acompanhado da primeira-dama do estado, Maria Lúcia, e do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o governador participou de jantar assinado pela chef Kátia Barbosa, no Circuito Gastronômico. Segundo Luiz Fernando Pezão, a festa tem grande apelo popular pela qualidade das atrações que reúne. “Sinto um grande prazer por estar em Caxias e tendo a oportunidade de conhecer esta manifestação cultural”, afirmou.

►CACHAÇA – O DESTAQUE DA FESTA
As aulas shows do Circuito Gastronômico misturaram a culinária nordestina e a genuína cachaça brasileira. A chef de cozinha Kátia Barbosa com o tema “A Influência Nordestina na Cozinha da Chef”, trouxe para o público a receita do Bolinho de Arroz Vermelho com Carne de Sol. Com 40 anos de estrada misturando temperos e sabores no Nordeste, a dona do conhecido Restaurante Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira, fez uma deliciosa mistura com arroz de terra lavado, carne de sol dessalgada, e queijo coalho.
“É uma receita fácil de fazer utilizando as sombras de arroz em casa”, disse Barbosa.
“Adorei o bolinho, vou levar a receita e com certeza estarei fazendo em casa para os meus filhos e marido. Bela iniciativa dentro da Festa de Santo Antônio”, afirmou a costureira, Hilda Léa, de 48 anos.
A dupla de chefs, Deise Novakoski e Mussarela, mostraram todas as diferenças e curiosidade sobre a cachaça, uma bebida genuinamente brasileira. Dúvidas foram tiradas sobre o processo de fermentação, sabores, destilação e armazenamento. Sommelier renomada com mais de 30 anos de atuação no mundo da gastronomia, Novakoski, que também é colunista do jornal O Globo, traçou um perfil dos diversos tipos de aguardentes que são encontradas nas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Já o paraibano e comerciante Mussarela falou sobre o crescimento do mercado de cachaças na Baixada Fluminense lembrando que têm em seu estabelecimento mais de 300 tipos da bebida.
“Um dos exemplos que costumo sempre citar de uma bebida que utiliza a cachaça é a caipirinha. A original é feito somente com cachaça branca e limão. Nenhuma outra bebida pode ser considerada caipirinha senão for feita com a cachaça”, destacou Novakoski.
O dia foi marcado ainda, pela presença do escritor e cartunista Ziraldo, que conversou com o público na Sala de Leitura Carlos Sá Bezerra, onde falou sobre sua obra. Em seguida andou pelas barracas acompanhado do padre Renato Gentile, até a Catedral de Santo Antônio, que tem uma ilustração do santo em sua fachada, presente do cartunista para a festa.
Não poderia faltar na Festa de Santo Antônio a tradicional quadrilha. Com muito luxo e animação a Coração Caipira, do Jardim Gramacho, balançou a lotada Praça do Pacificador. O agito foi completado pela banda de forró Calor do Brejo.

►ORGANIZAÇÃO E SEGURANÇA
A organização da Festa de Santo Antônio, que pelo segundo ano consecutivo, contou com apoio da prefeitura de Duque de Caxias, foi muito elogiada pelos visitantes. Na sexta-feira (13), a Catedral de Santo Antônio recebeu milhares de fiéis que assistiram as missas dos Trabalhadores, da Comunidade e dos Devotos. Filas se formaram desde as primeiras horas da manhã no pátio da igreja e junto a barraca da Pia União de Santo Antônio que recebia agradecimento pelas graças alcançadas dos fiéis. Um dos pontos altos do dia foi a procissão em homenagem a Santo Antônio e a missa na catedral.
A programação cultural começou pela manhã com a realização da Mesa Comemorativa dos dez anos de criação da Biblioteca Comunitária Solano Trindade. O debate teve a participação de Henrique Silveira, da Casa Fluminense de Leitura; Antônio Carlos de Oliveira, diretor da Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola; e Écio Salles e Binho Cultura, representantes das feiras de livro de Santa Teresa e da Zona Oeste, respectivamente; que conversaram com estudantes e moradores da cidade no palco gastronômico e literário. Durante a tarde, na sala de Leitura Carlos de Sá Bezerra, foram lançados os livros “Emaranhados”, de Marcio Rufino, e “Dona Fatinha”, de Fátima Denise. (Fotos: Letícia Passowski e Rafael Barreto)

►FESTA NA ROÇA
Pela primeira vez a festa de Santo Antônio deu aos pequenos produtores rurais a oportunidade de comercializarem seus produtos. O Empório do Produtor Rural oferecia diversas iguarias produzidas com o que é plantado na zona rural a preços atrativos como goiabada, bolo de aipim e de milho, doces de mamão e abóbora com coco, suspiros, aipim chips e café orgânico, além de mel, pimenta de várias espécies e plantas ornamentais.
Para atender os visitantes da festa de Santo Antônio,), a prefeitura mobilizou diversas secretarias.  O resultado da maior organização pode ser observado no trânsito que este ano fluiu melhor, evitando grandes retenções no centro da cidade.
As crianças não ficam de fora dessa festa. Além dos brinquedos, os pequenos podem participar das atividades oferecidas pela secretaria municipal de Educação. O caminhão da leitura e a tenda de contação de história mexem com a imaginação das crianças. O cuidado com as crianças foi reforçado com a presença da Cruz Vermelha de Duque de Caxias. Equipes do órgão orientavam os pais a colocarem a identificação com o nome do filho e o telefone do responsável em caso de perda.
Para os mais antenados em tecnologia, a Fundec – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais – disponibilizou ônibus com acesso à internet. Quem utilizou o serviço também teve a oportunidade de se inscrever nos cursos de línguas e de qualificações oferecidos nas unidades móveis que percorrem a cidade.
A Fundação Cicierj também disponibilizou o ônibus da ciência com experimentos científicos que visam ensinar brincando, de uma forma didática. Os que mais chamavam a atenção do público foram os espelhos côncavos e convexos, a bicicleta que gera energia, o teste de nervos, a centrífuga e a casa de consumo de energia, que mostrava de uma forma simples como economizar na conta de luz.. (Fotos: Letícia Passowski e Rafael Barreto)

►CALÇADAS AGORA TEM DONOS
A Assembleia Legislativa do Rio derrubou na quarta-feira (11), o veto total do ex-governador Sérgio Cabral ao projeto de lei 638-A/2011, que propõe o comprometimento de empresas e órgãos públicos com as condições de acessibilidade das suas calçadas. A proposta, do deputado Bernardo Rossi (PMDB), prevê que obras de calçadas obedeçam a normas de acesso livre e fácil, sem obstáculos.
“Embora as calçadas não sejam de responsabilidade direta de ação do governo do estado, este projeto pode ajudar a mudar a cultura da população e das autoridades municipais. Neste sentido, propomos que o estado assuma o compromisso de que as calçadas restauradas pelos órgãos e empresas públicas fiquem dentro dos parâmetros de acessibilidade”, explica o parlamentar. A lei decorrente da derrubada do veto será publicada nos próximos dias.

►PSC CONFIRMA EVERALDO COMO SEU CANDIDATO
O Partido Social Cristão (PSC) homologou neste sábado (14), durante convenção nacional, o nome do Pastor Everaldo como candidato à Presidência da República. A convenção foi feita na Assembleia Legislativa de São Paulo, na capital paulista, com a presença de 60 delegados, dos quais todos votaram no pastor Everaldo. Pastor Everaldo defendeu a existência de um Estado mínimo e menos ministérios.
O pastor disse que “74% da população querem mudanças e nossa candidatura corresponde verdadeiramente a estas mudanças. A população quer mudanças no modelo de gestão para transformar o Brasil e inverter a política praticada pelo atual governo, que ao invés de servir ao povo se serve dele”.
Durante discurso fez críticas à atual política econômica e tributária e disse que para promover mudanças no país é preciso a existência de um Estado mínimo. Ele criticou a existência de tantos ministérios. “São 30 mil cargos comissionados que geram burocracia e a burocracia é irmã da corrupção”, observou.
Everaldo Dias Pereira é pastor da Igreja Assembleia de Deus e vice-presidente Nacional do PSC, pai de três filhos. É atuário, formado pela Faculdade de Economia e Finanças do estado do Rio de Janeiro.
O nome do candidato à Vice não foi anunciado, lmas deve ser confirmado no dia 31 (Agências Brasil).

►PSDB LANÇA AÉCIO SEM VICE
Em convenção nacional, o PSDB oficializou no sábado (14) a candidatura do senador e presidente do partido, Aécio Neves (MG), à Presidência da República nas eleições de outubro. Dos 451 delegados votantes, 447 aprovaram a candidatura de Aécio, três votaram em branco e um nulo. A legenda não definiu o nome do candidato à Vice-Presidência. 
Em discurso de 20 minutos, Aécio disse que pretende promover o
“reencontro do Brasil”, defendeu o controle da inflação, o combate à corrupção, fez críticas ao atual governo e elogiou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
“A minha responsabilidade, se já era grande, hoje é ainda maior. Se coube a JK [Juscelino Kubitschek], há 60 anos, permitir o reencontro do Brasil com o desenvolvimento, coube a Tancredo [Neves], 30 anos depois, fazer o país se reencontrar com a democracia. Outros 30 anos se passaram, agora vamos conduzir o país à decência.”, disse.
Para Aécio, o controle da inflação está sendo perdido, além de mencionar as denúncias de irregularidades envolvendo a Petrobras. “No lugar de um novo e prometido salto, perdemos o rumo. Inflação está de volta atrasando a agenda nacional. O Brasil não aceita mais o Estado cooptado e aparelhado. Quer o fim dos escândalos em série e corrupção endêmica. Por todo território nacional, vemos um enorme cemitério de obras inacabadas”, disse.
O ex-governador de São Paulo e ex-ministro da Saúde, José Serra, disse que a candidatura de Aécio representa as mudanças que o Brasil deseja. “Nós acreditamos em valores que constroem e precisamos saber conviver com as diferenças. O PSDB não nasceu para destruir e sim para servir ao país. Os brasileiros querem mais verdade, tolerância, competência e não mais frustrações”, disse Serra, que foi o candidato do PSDB nas eleições presidenciais de 2010.
Na avaliação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o momento é de ouvir a voz do povo. “É preciso ouvir a voz das ruas que clamam por mudança e que cansaram de corrupção, mentira e distanciamento do povo. Aécio sabe ouvir a população, sabe atrair as pessoas, porque sentem confiança nele. Nós precisamos ganhar a confiança do povo que quer um futuro diferente”.
O senador Aloysio Nunes Ferreira ressaltou que os brasileiros pedem mudanças, criticou a gestão de Dilma Rousseff e disse que o cenário eleitoral é diferente do da última campanha em 2010. “Não nos conformamos com a volta da inflação e os brasileiros estão chocados com as notícias de corrupção”, disse. 

►PMDB/RJ PROMETE REAGIR
O diretório do PMDB no Rio resolveu partir para o contra-ataque, após a Direção Nacional do partido decidir apoiar a presidente Dilma Rousseff (PT), que tentará à reeleição. Peemedebistas fluminenses preparam três grandes eventos no estado com o objetivo de reunir o presidenciável pelo PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o atual governador Luiz Fernando Pezão, candidato ao Executivo estadual, no movimento conhecido como "Aezão". A mobilização conta com apoio oficial do PSDB, PSD, SDD, PP, PSL, PEN, PMN e PTC no terceiro maior colégio eleitoral do País. 
Depois de uma votação apertada pela união com o PT na eleição presidencial na convenção do PMDB (59% dos delegados votaram a favor e 41% contra), a Executiva Nacional peemedebista ameaçou reduzir os repasses do fundo partidário para os diretórios regionais da legenda e cortar a ajuda para o financiamento de campanhas.
Em contrapartida, os integrantes do movimento "Aezão" afirmaram que vão obstruir votações na Câmara Federal, com pedidos de verificação de quórum e votação nominal. Segundo informações do jornal O Globo, o movimento conta com a maioria da bancada peemedebista do Rio na Casa.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Paulo Melo (PMDB), culpou mais uma vez o PT fluminense de ter provocado o racha entre as duas legendas no estado. "O PT no Rio abre brechas para que movimentos como o "Aezão" aconteçam e que outros grupos políticos, até então aliados do partido, também deixem de apoiar as candidaturas petistas", declarou.
No Rio, o PT que integrou o governo estadual, tem como pré-candidato o senador Lindbergh Farias. Apesar do racha, vale ressaltar que, publicamente, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, ambos do PMDB, anunciaram apoio à presidente Dilma.

►TRE MANTEM A CASSAÇÃO DE VEREADOR
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmou, na sessão plenária de quarta-feira (11), a cassação do vereador de Belford Roxo Rodrigo Ferreira Frasco (PRTB), o "Rodrigo Com a Força do Povo", por compra de votos nas eleições de 2012. O relator do processo, juiz Alexandre Mesquita, entendeu que o centro social "Projeto Esperança" foi utilizado para a campanha do vereador.
Segundo o magistrado, o oferecimento de serviços como consultas médicas, sessões de fisioterapia e salão de beleza "lhe angariou votos e foi decisivo para macular a legitimidade do pleito". Em seu voto, o juiz destacou ainda que, além de o material de campanha do vereador utilizar as mesmas cores do centro social, o estabelecimento situava-se no bairro Jardim Redentor, local de residência e "reduto eleitoral" de Rodrigo Frasco, que também foi multado em R$ 15 mil. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. ( RE 1340)
Na mesma sessão,, o Tribunal manteve a multa de R$ 5 mil por propaganda antecipada aplicada em maio ao presidente nacional da Juventude do PMDB e virtual pré-candidato a deputado federal Marco Antônio Neves Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral. Em 13 de novembro de 2013, o jornal A Terra, que circula em Miracema, no Noroeste Fluminense, publicou reportagem que anunciava a pré-candidatura de Marco Antônio a deputado federal e o exaltava como "nova força jovem". Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. (RP 16355)

Nenhum comentário: