domingo, 15 de junho de 2014

FALTA REMÉDIO EM HOSPITAL
DO RIO E MPF ACIONA A UNIÃO 
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro entrou nesta semana com ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União, pela falta de medicamentos no Hospital Federal do Andaraí. A ação pede que a Justiça Federal determine que todos os itens em falta no almoxarifado e na farmácia do hospital sejam supridos no prazo de 30 dias, e que, em até dois meses, o espaço destinado ao armazenamento dos insumos seja readequado. No mesmo prazo, deverá ser regularizado o fluxo de abastecimento entre os setores de armazenagem e as demais áreas.
A ação é fruto de uma vistoria que o ministério fez no hospital no ano passado, em que constatou condições inadequadas de estoque dos insumos no almoxarifado. De acordo com o procurador da República Sergio Suiama, autor da ação, havia várias infiltrações e vazamento de água no local, fios elétricos e tubulações soltas, piso do chão sujo e deteriorado. O ministério fotografou cerca de dez caixas de sondas que foram descartada porque o local foi infestado por cupins.
Segundo o Ministério Público, a falta de medicamentos indica que há problemas no fluxo entre os setores do estoque e do almoxarifado e as demais áreas técnicas, sobretudo, devido a itens fora do prazo de validade.
No mês passado, a União foi condenada em outra ação relacionada ao mesmo Hospital, proposta pelo Conselho Regional de Enfermagem e, posteriormente, aditada pelo MPF. Na sentença, foi estabelecido prazo de 180 dias para a União solucionar o problema de superlotação, concluindo as obras de expansão do setor de emergência e compra de mobiliário, para evitar o atendimento de pacientes em corredores e mesmo no chão.
Em resposta a perguntas enviadas por e-mail pela Agência Brasil, o Ministério da Saúde informou, há pouco, que o Hospital do Andaraí ainda não foi notificado sobre a ação. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: