domingo, 27 de julho de 2014

CAXIAS CELEBRA OS 40 ANOS
DO FILME AMULETO DE OGUM
 Duque de Caxias pouco depois da sua emancipação de Nova Iguaçu, já atraia a atenção dos diretores de cinema como locação, a diretora Gilda de Abreu (Coração Materno) e, mais recentemente, “O Homem da Capa Preta”. Por isto, na mais justo que a cidade irá comemorar os 40 anos do lançamento do filme “O Amuleto de Ogum”, rodado no município em realização do festejado e premiado diretor Nelson Pereira dos Santos, que na sua filmografia registra obras marcantes do cinema nacional como Rio 40 Graus, que chegou a ser proibida em 1953, Jubiabá, A Terceira Margem do Rio, Boca de Ouro e Tenda dos Milagres.
Para assinalar os 40 anos de sua estreia, O Amuleto de Ogum terá uma sessão especial nesta terça-feira (29), às 19hs, no Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador.
A iniciativa é do grupo que fundou e dirige o Cine Club Mate com Angu e os organizadores da festa estão tentando trazer o diretor Nelson Pereira dos Santos, para ser homenageado pessoalmente.
Está programada, também, uma homenagem póstuma ao roteirista, ator e diretor Chico Santos, criador da produtora Índio Filmes, em Caxias nos anos 60 e autor do roteiro original em que Nelson Pereira dos Santos se inspirou para contar a história de um menino fugido da seca no Nordeste e que acaba fazendo carreira política na Baixada, depois de ter o “corpo fechado” por uma filha de santo.

Nenhum comentário: