sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CAXIAS FAZ TESTE PARA
IDENTIFICAR HEPATITE
 Uma parceria entre a secretaria estadual de Saúde (SES) e o Departamento Municipal de Vigilância de Saúde levou aos moradores de Duque de Caxias, nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1º), uma ação educacional para lembrar o Dia Mundial de Luta conta Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho. O evento na Praça do Pacificador, no Centro, contou com técnicos da Gerência DSTs/Aids e Hepatites da SES e da Secretaria Municipal de Saúde que realizam testes para hepatites tipo B e C, além de distribuírem material informativo e preservativos. A ação continuará nesta sexta-feira (01), das 10h às 16h. A expectativa é que 300 exames sejam realizados nos dois dias.
A vacinação, testes e aconselhamento pré e pós-exame estão sendo feitos em um estande montado em frente ao Teatro Raul Cortez. Os testes consistem na punção digital (furo do dedo para colher gotas de sangue) para verificar a presença dos vírus da hepatite B e dos anticorpos contra a hepatite C. A coordenadora do Programa de Hepatites Virais da secretaria de Saúde, Clarice Gdalevici, destacou a importância da ação para esclarecimento sobre a hepatite e sua prevenção.
“Diante do alto índice de infecção, a campanha tem também como objetivo estimular a vacinação contra a Hepatite B e a realização de testes para o diagnóstico precoce dos portadores do vírus B e C desses dois tipos virais. A informação, conjugada com a prevenção, é uma das melhores formas de evitar complicações no fígado, como cirrose e câncer”, disse Gdalevici.
Os vírus destes dois tipos de hepatites são responsáveis pela inflamação do fígado. Eles podem provocar hepatites agudas, fulminantes ou crônicas. A doença representa um grave problema de saúde pública mundial. Sua principal forma de disseminação é através das relações sexuais, acentuando-se a importância do uso dos preservativos.
“Realizamos diversas campanha de prevenção e vacinação da hepatite no município nas unidades de saúde. É uma doença que têm uma importância para a saúde pública da cidade. A vacinação pode ser feita regularmente na rede municipal de saúde”, destacou o coordenador municipal do Programa de Hepatites, Gustavo Maia.
 “Todos devem aproveitar esta oportunidade, o teste não dói e o resultado não demora muito”, destacou a aposentada Graça da Silva, de 65 anos. (Fotos: Letícia Passowski)

Nenhum comentário: