quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PETROBRÁS RESCINDE CONTRATO E
EMPREITEIRA DEMITE NA SEGUNDA 
Cerca de 1000 empregados serão
 demitidos na segunda-feira
A prisão de executivos de empreiteiras contratadas pela Petrobrás, bem como o bloqueio de bens desses empresários e a rescisão de contratos pela Petrobrás, começa a se refletir no mercado de trabalho de diversos estados. No Rio Grande do Sul, a Iesa Óleo e Gás, uma das empresas investigadas na Operação da Polícia Federal, pretende demitir na segunda-feira (24) os mil funcionários que possui em sua unidade do município de Charqueadas, que monta módulos de plataforma de petróleo. A companhia passa por crise financeira depois do fim de um contrato de R$ 800 milhões com a Petrobras e teve executivos presos na última sexta-feira 14, dia da deflagração da Lava Jato, e precisa cortar custos. Mais demissões podem atingir a Ecovix, empresa controlada pela Engevix, outro alvo da Lava Jato.
Fabricante de cascos de plataformas para a estatal, a companhia vem tendo dificuldades para receber pagamentos e também já fala em redução de custos. Para isso, teria de cortar 40% da força de trabalho composta por 9,5 mil trabalhadores até o início de dezembro. Ela, porém, nega as demissões, segundo reportagem do jornal Zero Hora. O sindicato da categoria se mobiliza para tentar evitar que o escândalo se estenda para o principal polo naval do estado.
Uma comitiva de Charqueadas e prefeitos de municípios próximos se reuniram terça-feira (18) com o vice-presidente da República, Michel Temer, em busca de uma solução para as demissões da Iesa. O receio é de que os trabalhadores sejam demitidos sem receber a verba rescisória, uma vez que, se a Petrobras não bancar, a Iesa não teria condições para isso. Na manhã desta quarta-feira (19), um grupo de funcionários foi ao Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueada pedir o apoio da entidade para o pagamento dos direitos trabalhistas.
"O que a gente esperava é que ia ter um desfecho negativo, mas sempre com a esperança de que a gente pudesse reverter esse quadro. Agora não. As demissões estão a caminho e a gente está pedindo uma solução rápida do governo federal, através da Petrobras ou do BNDES para que a gente possa achar uma solução", afirmou o prefeito de Charqueadas, Davi Gilmar de Abreu Souza (PDT). "Estamos tentando uma alternativa para que os módulos sejam produzidos por outra empresa em Charqueadas e que não vá tudo para a China", acrescentou.

Nenhum comentário: