terça-feira, 3 de junho de 2014

GOVERNO DARÁ SOCORRO DE
R$ 5 BILHÕES ÁS MONTADORAS 
A pedido do governo, o Banco Central avalia aprovar medidas de incentivo à oferta de crédito para a venda de automóveis e de socorro às montadoras. Para o Planalto, o objetivo é evitar o desemprego.
De um lado, é estudada a criação de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (Fidc), no valor de R$ 5 bilhões, destinado a comprar carteiras de crédito dos bancos de montadoras. Outra sugestão é a redução da necessidade de requerimento de capital dos bancos para operações de aquisição de veículos.
No final do mês, o benefício do IPI está previsto para terminar. O governo ainda não se manifestou sobre uma prorrogação porque também espera que as montadoras façam a sua parte reduzindo suas margens de lucro.
Além das montadoras, todas multinacionais, também os usineiros estão reclamando apoio do Governo, pois a maioria das usinas de açúcar e álcool estão endividadas pagando apenas os juros cobrados pelos bancos para não falirem de vez.
O ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, presidente do conselho deliberativo da União da Industria de Cana-de-açúcar (Única), por exemplo, julga a situação do setor como “assombrosa”.  Segundo ele, o tamanho da dívida é quase o faturamento de um ano inteiro e hoje as usinas trabalham para pagar juros. “São 50 usinas paradas e outras 60 em situação muito delicada”, afirma em entrevista ao Estado de S. Paulo.
Para Rodrigues, a saída passa pela definição do papel do etanol na matriz energética brasileira: “Tem de haver as ações de equilíbrio do preço do etanol vis-à-vis ao preço da gasolina”.
Ele afirma que o setor deve mostrar ao governo que os benefícios do etanol são para a sociedade inteira e que gera 1 milhão de empregos. Segundo o ex-ministro, o candidato à Presidência que oferecer uma posição mais clara com o setor terá a maior simpatia.

Nenhum comentário: