domingo, 1 de junho de 2014

SITE DOS EUA ALERTA SOBRE
ESGOTOS EM PRAIAS DO RIO 
O site  americano Global Post não poupou críticas ao Rio de Janeiro, cidade mais famosa do Brasil internacionalmente, às vésperas da Copa do Mundo. "Venha para o Mundial, nade com fezes", estampou o veículo em uma notícia sobre a cidade que receberá a final da competição, na qual critica e aponta os problemas severos do saneamento básico da capital carioca.
O artigo informa que apenas 40% do esgoto fluminense são tratados, segundot entrevista do biólogo Mário Moscatelli, que chamou a Baía de Guanabara de latrina pela degradação ambiental do local nas últimas duas décadas. Sobre o mar com peixes deformados, sofás flutuantes e tartarugas mortas dentro de pneus, a publicação destacou o fato de 12 praias da Zona Sul da cidade –inclusive a Barra da Tijuca,  a mais rica - estarem impróprias para banho no final de maio.
O Global Post concluiu a crítica alertando os turistas dos EE.UU., dos riscos do esgoto não tratado, especialmente nas praias do Rio de Janeiro. Diarreia, infecções de parasitas, leptospirose (consequência da presença de ratos) e problemas de pele estão entre as doenças que a população local e turistas estarão vulneráveis durante a Copa do Mundo.
A publicação chamou para o fato de que o governo do estado não se importa com esta questão "invisível", de impacto discreto em uma corrida eleitoral. Como exemplo é citado o corte de investimentos para o saneamento previstos para os Jogos Olímpicos de 2016, que eram de US$ 1 bilhão e caíram para US$ 51 milhões.

Nenhum comentário: