quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CAXIAS VAI INVESTIR EM MOBILIDADE
URBANA E SANEAMENTO EM 2015 
Às vésperas do 71º aniversário de emancipação política de Duque de Caxias (1943) e comemorando o segundo ano de Governo, o prefeito Alexandre Cardoso promoveu um encontro no Teatro Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (Praça do Pacificador) para anunciar um pacote de projetos que visa tornar mais segura e confortável a vida do caxiense.
Alexandre Cardoso reafirmou que Saúde e
Educação continuam sendo prioridade
Na ocasião, anunciou a realização de concurso para o magistério em março e a conclusão da segunda etapa da obra do Hospital Policlínica Duque de Caxias no mesmo período. Na abertura explicou todos os projetos que serão implantados na cidade, resultam de uma parceria com os governos federal e estadual.
“É um desafio manter em dia o salário e o 13º dos servidores, pagar fornecedores e ainda fazermos investimentos.  Mas estamos enfrentando este desafio fazendo o dever de casa, enxugando a folha, cortando os supersalários e administrando com transparência. Com isso, conseguimos o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que permite conseguirmos recursos para investimentos. Tivemos nossas contas relativas a 2013 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). Somos a administração que mais vezes esteve na Câmara Municipal prestando esclarecimentos aos vereadores. Isto é respeito ao Legislativo”, afirmou o prefeito Alexandre Cardoso.
Nó no trânsito na BR-040
afeta a produção industrial
Nos projetos para os próximos dois anos de governo, o prefeito enumerou o que pretende fazer, já a partir de janeiro, investindo em mobilidade urbana, implantação de 120 quilômetros de ciclovias e instalação do BRT na cidade, combate a enchentes, projeto de revitalização do Jardim Gramacho. Em outro ponto de sua fala, abordou o acordo de cessão firmado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que assumiu a área onde seria implantada a Universidade Municipal Pública, em Santa Cruz da Serra.
“Teremos a parceria da UFRJ em vários projetos e eles irão administrar a área. Em março o polo deverá estar funcionando. O que não podemos é achar que o município tinha condições de ter uma universidade, quando a cidade precisa de creches, mais escolas.  Reformamos 90, construímos três escolas e duas creches, iremos conclui a obra das escolas do Pilar, Anhangá e Jardim Gramacho. Estamos buscando junto ao BNDES recursos para reformar as demais unidades da rede de ensino”, diz o prefeito Alexandre Cardoso.
O prefeito destacou que a secretaria de Fazenda vem realizando um levantamento que revela a existência de vários galpões que ocupam mais de três mil metros quadrados, mas que pagam IPTU somente por 300 metros. “Este levantamento aumentará a receita do município, permitindo que façamos novos investimentos, sem com isso aumentar a carga de impostos”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.
Cultura do lixo e prioridades

►O VELHO PROBLEMA DO LIXO
Apesar a coleta regular, muito lixo
 ainda é jogado nas ruas
No balanço de sua administração no Teatro Raul Cortes, o prefeito Alexandre Cardoso abordou a questão do lixo, explicando que desde que assumiu a prefeitura tem procurado mudar a cultura da população em jogar o lixo na rua após a passagem do caminhão que faz a coleta domiciliar. “Temos procurado mudar esta cultura, seja orientando ou multando. Ainda não conscientizar as pessoas sobre esta questão, mas acredito que possamos reverter. Encontramos nas ruas, por exemplo, entulho misturado com lixo,e  isto gera um custo a mais para os cofres do município, já que é cobrado no aterro sanitário”, revelou.

►O BINÔMIO SAÚDE-EDUCAÇÃO
A UPA do Parque Bera Mar melhorou
o atendimento nas emergência
s
O prefeito disse que, além da Educação, a saúde é também prioridade em sua administração, onde destacou a reabertura do Hospital Duque de Caxias, que funciona como uma grande policlínica. “Acredito que até fevereiro teremos concluído a segunda etapa da obra do hospital. Trouxemos para a cidade a primeira UPA infantil, que está servindo de modelo para todo o país. Abrimos uma UPA na mesma área do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, que será referência em hemodinâmica na região. Ao assumir a prefeitura, a atenção básica à população cobria apenas 23%, com a inauguração de novas unidades do PSF, chegamos a 48% e pretendemos atingir 100%, em 2015, quando estaremos entregando mais unidades do Programa Saúde da Família. Na verdade, preferi investir na Educação e na Saúde do que em reforma de praças “, revelou.

►A VEZ DO SANEAMENTO
O pinicão na entrada de Caxias vai acabar
Na última parte de sua apresentação, o prefeito Alexandre Cardoso abordou outros projetos importantes para Caxias.  O primeiro deles é o combate a enchente nos bairros Laguna e Dourados e Prainha. Para aquela área da cidade, será realizado um programa de dragagem do Rio Meriti.
“Nunca foi feita a dragagem deste nível. A margem direita do rio, no sentido do canal Caboclo está mais alta, o que acaba ocasionando a enchente em toda aquela região. É um projeto de cerca de R$ 180 milhões, e que envolverá ainda a limpeza e recuperação do piscinão do Parque Vila Nova, que terá uma comporta. Desta forma, teremos solucionado o problema”, explicou.

►FAÍSCAS NA CPMI DO PETROLÃO (1)
O senador Humberto Costa (PT-PE), um dos citados pela oposição, criticou o texto apresentado por Sampaio. Segundo ele, o relatório paralelo é todo baseado em matérias da imprensa e “não em fatos” e partiu em defesa própria. “O mais grave é que ao final esse relatório faz referência a parlamentares citados nesses vazamentos. Cerveró disse que eram mais ou menos 30 [parlamentares]. Aqui citaram três ou quatro, sendo um deles morto. Essa CPMI não teve acesso a delação premiada. Se eu tivesse qualquer dúvida sobre parlamentares citados, teria pedido quebra de sigilo”, afirmou.
A oposição queria o indiciamento de 59 pessoas e a instauração de inquérito contra 36 citados nas investigações da Operação Lava Jato, além da presidenta Dilma Rousseff que seria responsabilizada por improbidade administrativa na compra da refinaria, assim como os membros Conselho de Administração da Petrobras, na ocasião da compra.

►FAÍSCAS NA CPMI DO PETROLÃO (2)
O recuo do relator Marco Maia (PT/RS) no texto final do relatório da CPMI, desagradou gregos, troianos e fariseu, como diria o saudoso colunista Lauriano Cardoso, nos jornais Folha da Cidade e Municipal, ambos de Duque de Caxias.
Para o deputado Sibá Machado (PT/AC), “Este relatório está dentro da capacidade desta CPI de trazer elementos”, enquanto a senadora Vanessa Grazziotin PCdoB/AM) “Quero falar da correção do relatório, da responsabilidade. Relatório se faz em cima de documentos, de comprovações”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). “O voto do relator com a complementação reflete o espelho da CPMI, não da delação premiada, que não tivemos acesso”, completou o deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF
No entanto, oposicionistas, que chegaram a apresentar um relatório paralelo ontem, não pouparam críticas ao texto. O deputado Júlio Delgado (foto), do PSB mineiro, por exemplo, disse que o parecer de Marco Maia deixa clara a necessidade de o Congresso abrir uma nova comissão de inquérito na próxima legislatura para investigar os desvios na estatal. Já o deputado Izalci (PSDB-DF) disse que “o governo comemora e a população fica cada vez mais decepcionada com o Congresso Nacional”.
“Acho que a direção da Petrobras não tem mais condições, neste momento, políticas e até mesmo emocionais para continuar conduzindo essa que é a maior empresa do Brasil. Portanto, seria de bom tamanho que houvesse essa substituição”, disse Maia após o encerramento da sessão. A CPMI durou quase sete meses e deixou uma série de requerimentos de convocações e quebras de sigilo sem análise e não conseguiu ouvir todas as pessoas convocadas pelos parlamentares.
O texto também foi alvo de críticas por parlamentares governistas, já que sugere a investigação dos senadores Gleisi Hoffman (PT-PR), Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Humberto Costa (PT-PE). “Se houvesse qualquer dúvida sobre a atuação de parlamentares, por que não pediram a convocação, a quebra de sigilo, esclarecimentos? Não fizeram nada disso”, disparou o senador pernambucano

►EDUCAÇÃO NO RJ NA MIRA DO MP
 “Quando há união em torno do mesmo objetivo, não há obstáculos. Educação não se faz com uma só pessoa, se faz com a participação de todos.” Foi desta maneira que a professora de português Elionor Ferreira resumiu a experiência bem sucedida da escola Imaculada Conceição, de Belford Roxo (RJ), para oferecer ensino de qualidade aos seus alunos. A escola foi citada como modelo de gestão durante audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), realizada nesta quarta-feira (17).
Mais de 130 pessoas estiveram presentes na segunda audiência pública no município, que abriu espaço para que a prestação de contas sobre o que foi feito após as primeiras fases do projeto, com o diagnóstico da rede de ensino e as recomendações expedidas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual.
O procurador da República Eduardo El Hage abriu o evento e fez um resumo das 13 recomendações expedidas ao município. Ele esclareceu que o objetivo do projeto não é sanar todas as irregularidades, mas cobrar medidas possíveis com prazos viáveis para melhorar a qualidade do ensino. “É um trabalho de parceria, no qual se evita levar à Justiça o que foi recomendado ao gestor. Tentamos ao máximo o trabalho de parceria, de conciliação”, explicou aos presentes, sem descartar a possibilidade de ação judicial no caso do descumprimento das recomendações.
A promotora de Justiça Elayne Rodrigues, do Ministério Público do Rio de Janeiro, destacou as visitas às escolas e a necessidade de aperfeiçoamento dos mecanismos de controle social da educação. Defendeu, ainda, que os gestores das escolas sejam eleitos pela própria comunidade, o que pode refletir na qualidade do ensino oferecido às crianças: “Quando o gestor tem legitimidade, há relação direta com boa prestação de serviços e com um bom Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.”
O secretário de Educação de Belford Roxo, Wagner Turques, reforçou o compromisso do município com a educação infantil e anunciou que o objetivo da Prefeitura é que ele se torne referência na Baixada Fluminense. Já a assessoria técnica da Secretaria Municipal de Educação, Roberta Barreto, apresentou como o município cumpriu 12 das 13 recomendações expedidas. Foram adotadas medidas para dar mais transparência à aplicação dos recursos, capacitação do corpo docente e melhorias estruturais nas escolas. A única ainda não cumprida pede a sinalização de trânsito no entorno das escolas. Segundo Roberta, já existe processo de licitação em andamento e a sinalização deve ser instalada até março de 2015. O procurador da República Eduardo El Hage alertou que pode ser movida ação se o prazo não for atendido.
A comunidade participou ativamente da audiência, levantando, entre outros problemas, o processo de indicação de diretores de escolas, a qualidade da merenda escolar e do material didático, a demora na nomeação de professores concursados, a estrutura e segurança das escolas. Cristina Lúcia, que trabalha na rede municipal de ensino, elogiou o projeto: “O MPEduc é um divisor de águas na educação de Belford Roxo.”

►CNI PREVÊ PEQUENO CRESCIMENTO EM 2015
Após um 2014 “difícil e duro”, durante o qual o setor industrial teve “desempenho frustrante”, a CNI (Confederação Nacional da IndústriaI) prevê leve melhora dos indicadores econômicos em 2015. A expectativa da entidade é que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) cresça timidamente ao longo do próximo ano e que os juros continuem em alta, freando o consumo e os investimentos.
A reação da indústria será tímida em 2015
Segundo o Informe Conjuntural Anual, estudo da CNI com previsões sobre a economia, o PIB deve crescer 1% no ano que vem, ou seja, metade dos 2% estimados pelo governo federal. Este ano, pelos cálculos dos economistas da CNI, o crescimento não passará de 0,3%, resultado que indicaria estagnação da economia.
A entidade calcula que os juros terminarão, em 2015, em torno de 12,5% e que a inflação encerrará o ano em 6,2%, quase o limite superior da meta fixada pelo governo de 6,5%. A CNI projeta 6,4% de inflação para este ano.
Para o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, o desafio do país a partir de 2015 será restaurar os fundamentos macroeconômicos e aumentar a competitividade da indústria, tarefa considerada difícil, já que a confederação prevê que o consumo das famílias crescerá 0,7%. Esse aumento contribuirá para que a atividade industrial cresça 1%, mas não criará as condições sustentáveis de um crescimento maior, avalia a CNI.
“Nos últimos anos, observamos uma desaceleração da demanda de consumo das famílias. Isso não é uma característica de 2014, mas demonstra que apenas a alavanca do consumo como mecanismo de recuperação do crescimento não é possível. O desafio é retomar ao crescimento via investimento”, disse o gerente executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco.
Segundo a CNI, após uma queda que poderá chegar a 6,7% este ano, os investimentos da indústria ficarão estagnados em 2015. Além disso, a entidade calcula que, em 2014, a indústria registrou retração, com poucos segmentos apresentando resultados positivos – indústria extrativista, farmacêutica, de manutenção e reparação, derivados do petróleo e combustível, informática e eletrônicos, limpeza e perfumaria e bebidas.
“O setor industrial tem sido bastante afetado e tem tido dificuldade de manter o ritmo de crescimento”, disse Castelo Branco. Ele destacou a importância da recuperação da capacidade de investimento da indústria. Segundo ele, nas últimas duas décadas, os anos em que a economia brasileira cresceu com maior vigor foram justamente aqueles em que o setor alavancou os investimentos. “Recuperar a capacidade de investimento da indústria é um desafio”.
No estudo, a CNI conclui que, após atingir o menor nível da última década e apesar da fraca atividade econômica, a taxa de desemprego continuará baixa, ainda que com eve alta em comparação a 2014. Enquanto avalia uma taxa de 4,8% da População Economicamente Ativa (PEA) desempregada neste ano, a entidade prevê que 2015 fechará com 5,2%.
De acordo com a CNI, para retomar o crescimento econômico sustentável, é necessário restaurar os fundamentos macroeconômicos e aumentar a competitividade. Para a entidade, isso depende de um ajuste fiscal nas contas do governo que permita a geração de superávits consistentes e o controle da dívida pública, reequilibrando as contas externas e favorecendo a competitividade dos produtos brasileiros.

►PAULO MALUF CONTINUARÁ DEPUTADO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou nesta quarta-feira (17) o registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). Os ministros aceitaram recurso da defesa do candidato e entenderam que Maluf está liberado para ser diplomado, porque ele não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. De acordo com o tribunal, não houve dolo na condenação por improbidade.
Maluf foi fundamental na eleição de Hadadd
Ele disputou as eleições com a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa, norma que impede a participação de políticos condenados pela segunda instância da Justiça. Mesmo impedido de concorrer, Maluf recebeu mais de 250 mil votos, sendo o oitavo deputado mais votado em São Paulo. A aprovação da candidatura provocará mudanças na bancada eleita pelo estado. A recontagem será feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Em setembro, o TRE-SP indeferiu a candidatura de Maluf. Em novembro de 2013, a 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve condenação por ato de improbidade administrativa. O tribunal considerou que houve irregularidades nos contratos para construção do Complexo Viário Ayrton Senna, quando o deputado ainda era prefeito da cidade. No primeiro recurso ao TSE, o tribunal manteve a decisão que barrou Maluf.

►CASSADOS POR ABUSO DE PODER
Dois anos depois de escolherem seus prefeitos, os eleitores de cinco municípios mineiros – Campo Belo, Frei Inocêncio, Ibiaí, Itaú de Minas e Nova Lima – ainda convivem com a expectativa de mudanças no comando da Prefeitura. É que os prefeitos e vice-prefeitos desses municípios foram cassados por sentenças de primeiro grau já confirmadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), mas eles recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguardam julgamento. Se o TSE confirmar a cassação, os segundos colocados nas eleições assumem o mandato até 2016.
Em outros três municípios, Ipiaçu, Jampruca e São Sebastião da Vargem Alegre, onde os eleitos cassados obtiveram mais de 50% dos votos válidos, foi necessário realizar novas eleições e os eleitos já se encontram no exercício do cargo.
O motivo principal e comum a todos esses oito casos foi a prática de abuso de poder econômico e político, por meio da utilização da máquina administrativa e de recursos públicos para obter votos de eleitores. Também houve compra de votos, captação de recursos ou gastos ilícitos na campanha, o chamado “caixa dois”, e a prática de condutas vedadas pela lei eleitoral, como contratações de servidores municipais sem concurso público e em período eleitoral.
Para o procurador regional eleitoral em Minas Gerais, Patrick Salgado Martins, “aos poucos, a população vai aprendendo a discernir o caráter nefasto de algumas práticas, infelizmente rotineiras em grande parte de nossos municípios, a exemplo da troca de votos por benesses, como doação de combustíveis, favorecimentos pessoais e atendimentos médicos”. 
Ele exemplifica com o caso de Ipiaçu, município da região Sudoeste do estado, onde o prefeito Urbino Capanema Júnior e seu vice, Antônio Celso de Oliveira Júnior, reeleitos, perderam os cargos e estão inelegíveis por oito anos por motivo de compra de votos, distribuição gratuita de bens [conduta vedada aos administradores públicos, conforme artigo 73, § 10, da Lei 9.504/97] e abuso de poder econômico. Eles usaram dinheiro público para distribuir combustível a eleitores e cabos eleitorais, o que foi comprovado por 341 cupons fiscais juntados ao processo, que, por sua vez, estavam vinculados a recibos que detalhavam os abastecimentos no posto de combustível da cidade, o nome da pessoa que autorizava o abastecimento e o nome do eleitor beneficiado.
 No parecer apresentado no recurso julgado pelo TRE-MG, a Procuradoria Eleitoral lembrou que “o gasto total em combustíveis atingiu R$ 25.741,24”, dinheiro que, além de caracterizar abuso de poder econômico, ainda saiu dos cofres públicos.

►PENSIONISTAS DO AERUS NA PINDAÍBA
A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu nesta terça-feira (16) à Presidente Dilma que sancione e publique logo no Diário Oficial da União a lei que garante recursos para o pagamento dos direitos dos aposentados e pensionistas do Aerus, já reconhecidos pela Justiça. O projeto (PLN 31/2014) foi aprovado no dia 3.
Senadora Ana Amélia
Ana Amélia contou ter recebido um telefonema do aposentado Luiz Carlos Marques que, indignado e chorando, reclamou que a nova lei ainda não entrou em vigor, enquanto a lei sobre a revisão do superávit primário, que foi também aprovada no dia 3, já saiu no Diário Oficial.
— Então, eu queria fazer essa manifestação solidária para pedir ao governo que publique isso no Diário Oficial. Essas pessoas não podem passar mais um Natal, os aposentados do Aerus, sem receber esse dinheiro que lhes é devido, que lhes é de direito — afirmou.
O senador Paulo Paim (PT-RS) explicou que o atraso na sanção e publicação da lei que beneficia os aposentados do Aerus se deve a um erro do Congresso Nacional, que enviou a proposta ao Executivo somente no dia nove, seis dias depois da revisão do superávit primário. (Com a Agência Senado)

►HOSPITAL ADMITE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
O Hospital Geral de Pedreira OSS, na Vila Campo Grande, zona sul da capital paulista, reconheceu que a chamada "manobra de Kristeller" é uma forma de violência contra as parturientes e aboliu a prática na realização de partos. A medida atende a recomendação do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP). A técnica banida consiste em pressionar com força a parte superior do útero para agilizar a saída do bebê pelo canal vaginal, o que pode causar lesões graves à mãe e ao bebê, como fratura de costelas, deslocamento de placenta e traumas encefálicos. A recomendação foi expedida após o MPF receber denúncia de uma gestante que deu à luz no hospital. Ela relatou ter sofrido dores extremas ao ser submetida à “manobra de Kristeller”. Segundo a mulher, um dos médicos que a atendeu subiu duas vezes sobre suas costelas para fazer peso e tentou empurrar o bebê com os punhos fechados.
Ao tomar conhecimento dos fatos, as procuradoras Luciana da Costa Pinto e Ana Previtalli recomendaram à unidade de Pedreira, além da não realização da prática, que informasse a todos os profissionais que a técnica é proscrita e iniciasse capacitações para o atendimento humanizado ao parto.  A recomendação determinava ainda que o hospital conscientizasse o público em geral e as equipes de atendimento sobre a contraindicação da manobra por meio da afixação de cartazes em locais de fácil visualização, o que já foi cumprido.
O Conselho Regional de Medicina em São Paulo já se pronunciou no sentido de que a “manobra de Kristeller” é procedimento proscrito, estando atrelada a inúmeros traumas materno-fetais. O Ministério da Saúde e entidades da área de ginecologia e obstetrícia também condenam a prática devido à sua ineficácia e aos riscos que traz à mãe e ao bebê. Apesar disso, uma pesquisa deste ano da Fundação Oswaldo Cruz revela que 37% das gestantes pertencentes ao grupo de risco obstétrico habitual foram submetidas à manobra no Brasil.
As procuradoras acreditam que o combate à adoção da técnica depende tanto dos profissionais de saúde quanto das parturientes. “Os médicos que estão habituados a realizar a “manobra de Kristeller” devem, com urgência, rever suas práticas”, alerta Ana Previtalli. Para Luciana da Costa Pinto, “as mulheres precisam se informar de que se trata de procedimento perigoso e que não deve ser realizado”. Em caso de ocorrência, as gestantes devem denunciar os fatos na página eletrônica http://cidadao.mpf.mp.br/.
A realização da técnica sujeita os responsáveis a sanções administrativas perante os Conselhos Regional de Medicina, além de ações cíveis e penais se houver danos à saúde da mulher ou do bebê. A “manobra de Kristeller” é um dos alvos de um inquérito civil público que o MPF instaurou em março para investigar a prática da violência obstétrica em hospitais e maternidades da capital. A apuração envolve também agressões verbais durante o parto e a adoção de outros procedimentos médicos realizados de forma inadequada, como o uso rotineiro de ocitocina sintética, o corte rotineiro do períneo  (episiotomia) e a restrição à movimentação da parturiente. (Com a Assessoria de Comunicação/PGR/SP)


►CONCURSOS DA SAÚDE
Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura divulgou a lista de convocação dos aprovados no recente concurso que teve mais de 23 mil inscritos. Os candidatos classificados deverão comparecer a sede da secretaria, na Alameda James Franco, 03 – Jardim Primavera, para receberem as orientações sobre os próximos procedimentos. O não comparecimento na data e horário determinado causará a eliminação do aprovado. 
As vagas são para os seguintes cargos: Assistente Social; Consultor de Comunicação, Informação e Informática da Vigilância em Saúde; Consultor de Saúde e Prevenção Escolar; Enfermeiro 20h; Enfermeiro 40h – ESF; Farmacêutico de Atenção em Saúde; Farmacêutico da Vigilância em Saúde; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Clínico 20h; Médico Geriatra 20h; Médico Psquiatra 20h; Médico Sanitarista PSF 20h; Nutricionista; Odontólogo Buco-Maxilo-Facial 20h; Odontólogo Clínico Geral 20h; Psicólogo; Terapeuta ocupacional; Técnico de Enfermagem 40h; Técnico de Higiene Dental; Técnico de Segurança do Trabalho; Técnico Financeiro da Vigilância em Saúde; Agente Comunitário de Saúde; Auxiliar em Saúde Bucal; Auxiliar de Controle de Endemias. 
Após o cumprimento de todo o cronograma, o candidato aprovado assinará um contrato de dois anos, que poderá ser prorrogado por mais dois.
A lista de aprovados no Processo Seletivo Simplificado da secretaria de Saúde pode ser acessada no portal da Prefeitura ou através do link http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1809:edital-e-convocacao-secretaria-de-saude&catid=39:noticias-da-saude&Itemid=264

►RESIDÊNCIA MÉDICA EM CAXIAS
 A Prefeitura publicou nesta quarta-feira (17), o edital para o Processo Seletivo Simplificado do Programa de Residência Médica Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo/Unigranrio 2015. Autorizado pelo Ministério da Educação, o concurso visa o preenchimento de duas vagas para o programa de Clínica Médicae outras duas para o de Medicina da Família e Comunidade, com início previsto para março.
 As inscrições devem ser feitas no site
 http://www2.unigranrio.br/residenciamedicahmmrc no período que vai do dia 18 de dezembro de 2014 a 29 de janeiro de 2015. A taxa é de R$ 350, que deverá ser paga até o dia 29 de janeiro, nas agências bancárias. 
Serão aceitos pedidos de isenção da taxa de inscrição até o dia 19 de dezembro e do dia 5 a 19 de janeiro de 2015. Para fazer a solicitação, o candidato deverá obrigatoriamente comparecer nas unidades da Unigranrio em Duque de Caxias (Rua Prof. José de Souza Herdy, 116 - Jardim 25 de agosto), ou Barra da Tijuca (Av. Ayrton Senna, 3.383), de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, no Unirelaciomento. 

►JOVENS POETAS GANHAM COLETÂNEA
A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola terá nesta sexta-feira (19), às 15 horas, tarde de autógrafo, com o lançamento do livro “Sou Um Jovem Escritor Brasileiro”, escrito pelos alunos da Escola Estadual Municipalizada Oswaldo Cruz. A publicação é uma coletânea de poemas revisados e digitados por alunos que fizeram parte do projeto “Sou Um Jovem Escritor Brasileiro” realizado pela secretaria de Educação de Duque de Caxias em 2013 e 2014, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.
Atividade: Lançamento do livro “Sou Um Jovem Escritor Brasileiro”
A Biblioteca Governador Leonel de Moura Brizola fica na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias e a entrada é franca. 

Nenhum comentário: