terça-feira, 5 de novembro de 2013

 40 FISCAIS ESTÃO SOB
INVESTIGAÇÃO DO MP 
Segundo reportagem do jornal “Estado de São Paulo”, Vanessa Alcântara, ex namorada de um dos fiscais envolvidos no esquema de desvio de dinheiro do ISS devido pelas construtoras para liberação do “Habite-se” em S. Paulo, procurou o MPE para pedir proteção. O Ministério Público Estadual (MPE) investiga atualmente 40 auditores fiscais da Prefeitura paulistana por enriquecimento ilícito. Alguns nomes, enviados pela Controladoria-Geral do Município (CGM), aparecem nas investigações sobre a fraude do Imposto sobre Serviços (ISS), que levou à prisão de servidores na semana passada.
As redes sociais têm sido uma das armas utilizadas pelo controlador do Município, Mário Spinelli, no trabalho. "Essas pessoas usam apelidos no Facebook, mas você consegue saber que por trás do veículo está o servidor. Aí ele se sente à vontade para postar fotos e se chega à conclusão que o que ele declara não é o que ele tem. E isso é levado ao Ministério Público", explicou o prefeito Fernando Haddad.
Além dos quatro fiscais detidos nesta semana, outros sete servidores já foram presos neste ano.
A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social fez um pente-fino em 84 nomes sugeridos pela CGM, que levaram a 40 inquéritos. Entre os servidores citados está o auditor Carlos Augusto Leite do Amaral, um dos três que continuam presos. O advogado dele afirmou que não falaria com a imprensa.
Outro preso, Amilcar José Cançado Lemos, aparece como o criador do esquema de fraude. No entanto, teria sido afastado da quadrilha e, segundo a investigação, passou a denunciar Amaral e os outros três suspeitos: Ronilson Bezerra Rodrigues, Eduardo Horle Barcellos e Luis Alexandre Cardoso Magalhães.

Entre os investigados por enriquecimento ilícito pelo Ministério Público está Vladmir Varizo Tavares, do setor de comércio e indústria, um dos maiores pagadores de ISS da cidade. Ele prestou depoimento no dia 23 na CGM, no mesmo processo de fraude do tributo.

Nenhum comentário: