domingo, 10 de novembro de 2013

OBRAS DAS NOVAS DELEGACIAS
DE CAXIAS COMEÇAM NO DIA 18 
A antiga carceragem da 59ª DP (Duque de Caxias) foi o local escolhido pelo prefeito Alexandre Cardoso para anunciar para segunda-feira (18) o início da obra de construção do complexo de delegacias, que abrigará também, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A solenidade contou com a presença do subchefe de Polícia Civil, Fernando Veloso e do coordenador do programa Delegacia Legal, César Campos e dos delegados Cláudio Vieira e Cristiane Honorato, além do deputado Dica e um grupo de vereadores.
 “Durante anos a carceragem da delegacia era a imagem do desrespeito aos direitos humanos, com celas superlotadas. Hoje, graças ao empenho do governo do estado, e principalmente da chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, este setor foi desativado e todos os presos transferidos. A partir do dia 18, será iniciada a obra do complexo de delegacias em uma área de 1.822 m2 cedida pela Marinha. O prédio, com 1.475 m2 de área construída, abrigará a 59ª DP, que passará a ser Delegacia Legal, além da DEAM e DPCA. A obra deverá estar concluída em seis meses”, afirmou Alexandre Cardoso.
O prefeito destacou que no lugar onde está instalada a delegacia será criado um centro de Ensino à Distância do Cederj e um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Faetec. “Junto com o Museu Ciência e Vida e o polo de educação, estaremos criando o Quarteirão da Ciência. No entanto, pretendemos deixar três celas da antiga carceragem para que as pessoas possam lembrar de como era a vida dos presidiários”, explica o prefeito.
Alexandre Cardoso informou ainda que o município ganhará em breve um novo prédio do Instituto Médico Legal (IML). O órgão ocupará uma área próxima à Rodovia Washington Luís.
Segundo César Campos, coordenador do programa Delegacia Legal, o complexo seguirá o padrão das demais delegacias legais implantadas em todo o estado. “No caso de Caxias, o prédio receberá as três delegacias: 59ª DP, Deam e DPCA. O projeto foi brindado com a construção, ainda, de uma praça, com: 1.700 m2. Com isso, evitaremos a degradação do local e os moradores daquela área passarão a contar com uma área de lazer”, destacou.
O subchefe de Polícia Civil disse que o Estado do Rio foi o único a acabar com a carceragem nas delegacias. Ressaltou que o projeto Delegacia Legal põe fim a situação degradante das antigas unidades policiais. “Não é só preso que se sente numa situação degradante ao ficar em celas superlotadas, os policiais também se sentem degradados. As delegacias legais oferecem outro ambiente”, concluiu.

Nenhum comentário: