domingo, 1 de dezembro de 2013

CENTRAL DE VÍDEO MONITORAMENTO
GANHARÁ MAIS 32 CÂMERAS EM 2014 

Após três meses da implantação da central de vídeo monitoramento, a secretaria municipal de Políticas de Segurança já planeja a ampliação para os quatro distritos em 2014. Atualmente, 17 câmeras monitoram as principais vias da cidade e três passam por uma adequação técnica. Segundo o secretário coronel Mário Sérgio Duarte, a intenção do prefeito Alexandre Cardoso é contar com cerca de 200 câmeras até o fim de seu mandato.
As câmeras da central de vídeo monitoramento funcionam 24 horas e são controladas por três operadores por turno que ficam em contato direto com todos os órgãos de segurança do estado e município. Além de proteger a população, o equipamento também tem como objetivo evitar o vandalismo ao patrimônio público e garantir o direito de ir e vir do cidadão, como lembrou o prefeito Alexandre Cardoso no dia da inauguração.
“A secretaria tem hoje um conjunto de ações que estão influindo na diminuição da criminalidade no município. Neste sentido, as câmeras têm um poder muito maior de prevenção do que repressão ao delito. O conhecimento da existência dessa central de vídeo monitoramento inibe a ação dos bandidos. Essa é a proposta da secretaria de Políticas de Segurança. Não somos uma agência de polícia, mas estamos sempre em contato com o comandante do 15º BPM e com os outros órgãos que protegem nossa sociedade”, explicou o secretário.
Para o próximo ano, a secretaria de Política de Segurança prevê aumento do número de câmeras em cerca de 32. Locais para instalação desses novos equipamentos já estão sendo estudados no quarto e terceiro distrito. No segundo distrito, algumas dificuldades técnicas foram encontradas, o que não impedirá os moradores de receberem o benefício e se sentirem mais seguros.
A secretaria estuda ainda uma parceria com um banco privado para ter acesso às imagens das câmeras instaladas no entorno das agências bancárias. “Ainda é um estudo técnico. Se conseguirmos importar essas imagens, serão cerca de 20 câmeras a mais em nosso sistema. Uma segurança não só para o banco, mas, principalmente, para população”, revela o coronel Mário Sérgio.
Outra parceria de grande importância será com a secretaria estadual do Meio Ambiente, que irá instalar câmeras com vista para área ambiental de Duque de Caxias. Para o secretário de Políticas de Segurança, essa parceria possibilitará o monitoramento de regiões onde já se tem conhecimento do despejo irregular de lixo, evitando que episódios como o de Xerém voltem a acontecer. “Temos que nos preocupar com o crime comum, que é aquele que impacta o homem diretamente, mas também temos que ter uma visão maior, como as questões ambientais”, disse.

Nenhum comentário: