quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NATAL EM CAXIAS GANHARÁ
EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS
Idealizado por Benedito Zanobia e Leandro Fazolla e parte do Núcleo C3 – grupo que produz e apoia manifestações artísticas e culturais relacionadas à religião –, o Projeto Gira-Presépio, já em sua sexta edição, tem o intuito de trazer para a Baixada Fluminense instalações artísticas que lembrem o sentido cristão do Natal, o nascimento de Jesus Cristo. O projeto se apropria da imagem dos presépios para criar obras que relacionem o tradicional com o contemporâneo, construindo a cada ano um novo conjunto para agregar mais um espaço de exposição, enquanto os modelos anteriores giram por outros espaços. 
Inicialmente expostos em locais abertos das igrejas da Diocese de Duque de Caxias, neste ano, os presépios estarão, mais do que nunca, disponíveis ao acesso de todos. Com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias e da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, três dos presépios pertencentes ao projeto estarão expostos na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias a partir desta sexta-feira (6).
Como não poderia deixar de ser, outros três presépios estarão expostos também em igrejas da cidade. São elas: Igreja Imaculada Conceição, na Vila São Luís; Igreja São Sebastião, em Gramacho; e Catedral de Santo Antônio, no Centro de Duque de Caxias. 
Além disso, os visitantes do Caxias Shopping também terão acesso, a partira de terça-feira (10) à 6ª Mostra Gira-Presépio, numa proposta diferente oriunda do mesmo projeto: uma exposição de fotografias, através das quais os visitantes poderão redescobrir os presépios através das lentes de Stephany Lopez, Higor Nery e Leandro Fazolla, que imprimem novos ângulos e possibilidades de visualidade às instalações. Como nos demais locais, a Mostra irá até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis e de encerramento nos festejos natalinos.
O projeto, que segue até o dia 06 de janeiro, após seis anos de atividades ininterruptas, mais do que nunca se consolida como uma atividade do calendário da cidade, relacionando religiosidade e cultura em uma ação gratuita e de caráter público.

Nenhum comentário: