domingo, 2 de fevereiro de 2014

CAXIAS GANHA SISTEMA DE
ALERTA SOBRE TEMPORAIS 
A Defesa Civil de Duque de Caxias iniciou na sexta-feira (31) a instalação dos conjuntos de sirenes de alerta de chuvas em Xerém, no quarto distrito. Em janeiro do ano passado a região foi bastante afetada por uma enxurrada que deixou cerca de mil moradores desalojados e desabrigados, além de provocar duas mortes. 
O projeto A2c2I – de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas e Inundações está sendo desenvolvido em parceria com os governos estadual e federal. Já foram instalados conjuntos no primeiro e no segundo distritos. No quarto distrito serão instaladas torres na Rodoviária que fica na comunidade Café Torrado e nos bairros Pocilga, Garrão, Santo Antônio, Amapá e na entrada de Xerém. Os pluviômetros automáticos, doados pelo governo federal já foram instalados e estão sendo calibrados.
Em caso de previsão de chuva intensa, os moradores de áreas de alto risco serão alertados via SMS com até quatro horas de antecedência pela Defesa Civil municipal. Se a chuva atingir um índice crítico o alarme será acionado e os moradores devem deixar suas casas e procurar um local seguro ou os pontos de apoio de prefeitura, como igrejas e escolas.
O secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Marcelo Silva Costa disse que após a instalação completa dos sistemas de alarme serão realizadas reuniões com as comunidades para explicar como funciona o sistema e como os moradores devem proceder se o alarme for acionado. “Depois vamos promover treinamento nas comunidades e exercícios simulados de desocupação. Pretendemos iniciar as reuniões públicas em abril”, disse o secretário.
Durante a instalação da primeira torre no Café Torrado, os moradores curiosos paravam para saber o que estava acontecendo. Após as explicações fornecidas pelo major Fábio da Defesa Civil Municipal, todos acharam benéficas as medidas preventivas que estavam sendo tomadas pela prefeitura para ajudar os moradores de Xerém. (Fotos: Letícia Passowski)

►LUPI E IDELI SÃO INVESTIGADOS
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República ainda não tem uma decisão consensual sobre a conduta da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que usou um helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para participar de eventos em Santa Catarina, onde disputará um cargo eletivo. O relator do caso, Horácio Raymundo de Senna Pires, votou por uma advertência à ministra, mas outro conselheiro pediu vista da representação.
Para Lacombe, como a análise do caso está suspensa e o pedido de advertência ainda não foi decidido, o relator pode, inclusive, voltar atrás no voto. 
“Há o fato de que o helicóptero poderia socorrer vítimas. O relator não considerou se [realmente] houve, ou não, vítimas”, disse Lacombe, após encerrar a reunião deste mês.
A Comissão de Ética decidiu também pedir explicações ao ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi sobre reportagem publicada na revista Isto É desta semana, segundo a qual ele recebeu propina para autorizar a criação de sindicatos enquanto ocupava a pasta. Lacombe explicou que, se isto for confirmado, foram fatos ocorridos ainda no exercício do cargo de ministro. 
"Um ex-ministro pode receber a pena de censura”, disse. A comissão vai aguardar as explicações e demais informações de Lupi sobre o caso e deve analisar os documentos na reunião de fevereiro.

►MUDANÇA NA POLÍCIA CIVIL
O nome do novo chefe de Polícia Civil do Rio foi anunciado sexta-feira (31) pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. O substituto da delegada Marta Rocha será o delegado Fernando Veloso. Ele ocupava o cargo de subchefe operacional da instituição. Em nota, Beltrame desejou sucesso ao delegado.
A chefia de Polícia é um dos cargos-chave da política de segurança do estado, responsável por toda área de investigação criminal. Marta Rocha deixou o cargo para poder disputar um cargo eletivo nas próximas eleições.
O nome mais cotado para substitui-la no cargo era o do delegado Claudio Ferraz, que desistiu da indicação após o Ministério Público Federal ter encaminhado ofícios à Corregedoria da Polícia Civil, à Receita Federal, ao Ministério Público Estadual e à Corregedoria Unificada com pedido de informações sobre sua evolução patrimonial. Segundo informações divulgadas na imprensa, Ferraz teria diversos imóveis no Rio, além de uma fazenda em Minas Gerais. (Vladimir Platonow - Agência Brasil)

►MUTIRÃO CONTRA A DENGUE 
Com o objetivo de conscientizar a população caxiense sobre os perigos da dengue e do mosquito transmissor (Aedes aegypti) neste período intenso do verão, agentes de endemias da secretaria de Saúde de Duque de Caxias realizaram nesta sexta-feira (31), mais uma etapa do Mutirão Contra a Dengue, na Praça da Bandeira, em Vila São Luiz, quando farto material informativo foi distribuído à população, além da exibição da evolução do mosquito em vários microscópios posicionados na praça.
Paralelo ao mutirão foram realizadas visitas nas residências para combater possíveis focos da doença, além da circulação de carros fumacê. As crianças também mereceram atenção especial com brincadeiras em forma de quebra cabeças e brinquedos que retratavam a doença.
“Estamos seguindo os dados do relatório do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA). Atualmente, nosso maior problema é o abastecimento irregular de água que tem contribuído para a infestação, já que muitas pessoas estão reservando água parada e destampada em recipientes nas residências, atraindo o mosquito”, destacou o coordenador municipal de Vigilância Ambiental, Alessandro de Deus Mello.
Os caxienses que participaram do mutirão ainda puderam realizar gratuitamente exames de glicose e pressão arterial em uma das tendas montadas pela secretaria de Saúde no local.  A procura foi grande durante a manhã.
O Mutirão de Combate à Dengue atua nos cinco bairros com maiores incidências do Aedes aegypti, segundo o mapeamento feito pelo Departamento Municipal de Vigilância em Saúde. Na quarta-feira (29/), o pontapé inicial foi dado na Praça da Estação, em Saracuruna. As próximas localidades a receberem o mutirão serão: Parque Duque (Praça São Pedro – 05); Campos Elíseos (Praça da Delegacia – 07); e Figueira (Praça da Figueira – 12). Todas as ações acontecem de 9h às 12h. (Fotos: Rafael Barreto) 

Nenhum comentário: