quarta-feira, 11 de junho de 2014

FESTA DO PADROEIRO DE DUQUE
CAXIAS SEGUIRÁ ATÉ DOMINGO
Desde o início da noite desta quarta-feira (11), Duque de Caxias vive o clima da Festa de Santo Antônio, aberta oficialmente às 20 horas, pelo prefeito Alexandre Cardoso e o padre Renato Gentile. A Prefeitura junto com a igreja de Santo Antônio preparou uma programação especial, recheada de atrações e novidades, para este ano, entre elas as celebrações religiosas, uniformização das barracas, volta do Circuito Gastronômico, Festa Literária e shows gratuitos no palco da boca para fora do teatro Raul Corte e em frente à igreja. A expectativa é que o público supere as 200 mil pessoas do ano passado.
“Todos os anos temos uma festa com a população bem participativa. Porém, desde a última edição ganhamos mais qualidade e organização. Para esse ano, trouxemos novidades como o guia prático da festa e a decoração das barracas. Tudo isso vem sendo comentado e muito elogiado pelo público”, destacou o padre Renato Gentile, que é pároco da igreja de Santo Antônio desde 2005.  
A Festa de Santo Antônio atrai gente de todos os lugares. Devota de Santo Antônio, Maria Tereza Leal de Souza, de 52 anos (foto), lamentou não poder participar da abertura da festa nesta quarta-feira (11), mas garantiu que na sexta (13) sairá de Seropédica para participar dos festejos junto com a mãe, Tereza Leal, de 70 anos. “Sou devota de Santo Antônio desde os cinco anos e não deixo de participar da festa aqui em Caxias. Toda semana quando venho visitar minha mãe, que mora em Vigário Geral, dou uma passada na igreja antes de ir embora. Espero que ocorra tudo bem. Percebi que esse ano está ainda mais organizada e isso é ótimo para o público”, elogiou.
A vendedora de cocadas Rosangela Bernardo da Silva, de 44 anos, também destacou a melhora na preparação da festa. “Trabalho há mais de 20 anos na Festa de Santo Antônio e posso dizer que está mais bonita, principalmente esse ano com a nova decoração das barracas. O movimento aumento bastante e isso é ótimo para nós”, disse a comerciante da barraca do Alex.
Para facilitar a circulação dos pedestres, a festa contará com menos barracas junto às calçadas no trecho da Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy) entre as ruas Nunes Alves e Doutor Manoel Teles. Para garantir a tranquilidade dos visitantes, a prefeitura vai mobilizar diariamente equipes de Saúde, Defesa Civil, Serviços Públicos, Infraestrutura e Gestões Tecnológicas, Políticas de Segurança, Guarda Municipal e Transporte. A segurança do público ficará a cargo das polícias Civil e Militar.  
Sucesso no ano passado, o circuito gastronômico está de volta com novidades. Para as aulas show de culinária desta edição, que acontecerão de sexta a domingo, foram convidados os chefs Pedro Artagão, com o tema “A doce cozinha”; Kátia Barbosa com aula sobre “A influência nordestina na cozinha da chef”; Deise Novakoski e Carlos Antônio Clementino, o Mussarela, com o tema “Conversando sobre Cachaça”; e Isis Rangel com a aula sobre “O tempero da baiana”.  
A Festa de Santo Antônio terá também programação cultural e artística com contação de história, lançamento de livros, oficinas de leitura, inclusive em braile, pintura e artesanato, e shows musicais com artistas locais, grupos de pagode e forró, dança de quadrilha junina, baile de casamento com a Orquestra Lira de Ouro e apresentação das Meninas de Petrópolis, entre outras atrações e novidades para o público. No último dia participarão do fechamento da programação os componentes da Velha Guarda e da Bateria Invocada da Grande Rio. No palco externo do teatro Raul Cortez será montado um telão para transmitir o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo contra a Croácia, no dia 12 de junho, às 17 horas, na abertura da Copa do Mundo.
Na parte religiosa serão realizadas missas todos os dias com destaques para as celebrações do Dia dos Namorados noivos e esposos (dia 12 às 18h30) e do padroeiro, dia 13, com missas a partir das 6h e procissão às 17h.

APLICATIVO EXIBIRÁ NO TELÃO 
AS FOTOS DOS VISITANTES

A interatividade estará presente na Festa de Santo Antônio. Quem participar das festividades (11 a 15) do padroeiro de Duque de Caxias poderá ter sua foto exibida no telão que ficará posicionado na frente do Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador. Tudo isso será possível através de um aplicativo para celular que tira fotos.
O aplicativo pode ser instalado por quem tem celular com o sistema Android nos aparelhos móveis (https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_arturoilha.SantoAntonio2014 ) ou acessado por usuários de outros sistemas (http://santoantonio2014.com.br).
A ferramenta foi desenvolvida por estudantes da UERJ que participam do projeto Rebaixada, coordenado pelo jornalista Arthur William. O aplicativo conta ainda com a programação completa da festa com todas as suas atrações.

Nenhum comentário: