quinta-feira, 21 de agosto de 2014

QUADRILHAS USAM O NOME DA SERASA
PARA ROUBA DADOS DE CONSUMIDORES 
Receber um e-mail com a notificação de que você está inadimplente causa preocupação. Mas também aguça a curiosidade. Basta um clique e pronto, em vez de obter as informações sobre uma possível pendência financeira, o usuário permite que programas escondidos nesses falsos e-mails roubem as informações do computador do destinatário desavisado, ou curioso, possibilitando o acesso a seus dados pessoais e senhas.
Golpistas usam o nome de instituições especializadas em armazenar cadastros de consumidores para concessão de crédito para fazer phishing (termo que vem do inglês fishing - que quer dizer pescar), tipo de fraude eletrônica que visa obter dados de usuários. 
A Serasa Experian, uma das instituições mais utilizadas pelas empresas na hora de examinar se deve conceder crédito aos seus clientes, é também umas das favoritas dos aproveitadores e frequentemente tem correspondências enviadas em seu nome.
Para reconhecer um e-mail fraudulento, preste atenção no domínio da mensagem – endereço que leva até o site. Nos e-mails, ele vem escrito depois do sinal de @ no endereço do emissor. No caso da Serasa Experian as mensagens podem ser encaminhados com dois domínios: @serasaexperian.com.br  ou @certificadodigital.com.br.
A empresa disponibiliza um e-mail para denunciar as tentativas de fraude eletrônica abuse@br.experian.com.
Confira alguns cuidados para não cair em fraudes eletrônicas enviadas por e-mail:
- Verifique se você contratou algum serviço que prevê o envio de e-mail com estas notificações
- Não clicar em nenhum LINK ou BOTÃO, nem tampouco permita o download de qualquer arquivo deste tipo de e-mail
- Confira se o endereço remetente do e-mail pertence mesmo à empresa.

Nenhum comentário: