quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SUPREMO CONDENA DELEGADO QUE
PRENDEU DANIEL DANTAS EM 2008 
O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), delegado licenciado da Polícia Federal, foi condenado nesta terça-feira (21) pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de violação de sigilo funcional, ocorrido na época em que, como delegado da Polícia Federal, comandava as investigações da Operação Satiagraha. Queiroz foi condenado a dois anos e seis meses de prisão, convertida em prestação de serviços comunitários, e pagará multa.
Na época das investigações da Satiagraha, em 2008, Queiroz repassou a jornalistas detalhes da operação, que culminou na prisão, transmitida pela televisão, do milionário empresário Naji Nahas, do banqueiro Daniel Dantas, dono do Grupo Oportunity, e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, morto em 2009. A condenação do deputado envolve também a perda do cargo na Polícia Federal, do qual estava licenciado para exercer o mandato de deputado federal pelo PCdoB/SP, pelo qual foi eleito em 2010.
O mandato termina no fim de janeiro de 2015, mas ele não foi reeleito no pleito do início de outubro. A defesa do deputado federal informou que vai recorrer da decisão. Presente no julgamento, Queiroz deixou o local visivelmente contrariado. “Não sei explicar aos jovens do Brasil a injustiça que foi decidida neste Tribunal hoje. Não sei o que vou dizer aos meus filhos”. (Com Agência Brasil)

Nenhum comentário: