terça-feira, 11 de novembro de 2014

JUSTIÇA CASSA REGISTROS DE DEPUTADOS
DO RIO POR ABUSO DO PODER ECONÔMICO 
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou os registros de candidatura e declarou inelegíveis por oito anos a deputada estadual eleita Daniele Guerreiro (PMDB) e o deputado estadual Roberto Henriques (PSD), eleito segundo suplente. As duas ações de investigação judicial eleitoral movidas pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) acusam o uso indevido dos meios de comunicação.
No caso de Daniele, a PRE/RJ sustentou que o jornal Panorama, de Mesquita (RJ), veiculou diversas notícias com o objetivo de beneficiá-la nas eleições de 2014. As notícias procuravam incutir a ideia de que a candidatura de Daniele, esposa do prefeito do município, Gelsinho Guerreiro, seria consenso em Mesquita e de que ela estaria sendo perseguida por poderosos. O fundador do jornal, Rogério Santana da Silva, e a presidente do periódico, Jania Bizarelli, também foram condenados. 
Já no caso de Roberto Henriques, o uso indevido do meio de comunicação se deu por abuso à liberdade de imprensa praticado pelo jornal Repórter, do norte-noroeste do RJ. De acordo com a ação da PRE/RJ, as notícias veiculadas exaltaram constantemente o cargo ocupado pelo deputado, com a seleção de discursos e frases de efeito e a confecção de fotos em tom de aclamação, além do uso de adjetivos que demonstram a promoção indevida do então candidato à Assembleia Legislativa (Alerj).
"Essa decisão é muito positiva, pois é fruto da fiscalização do Ministério Público Eleitoral e reflete o empenho da Justiça Eleitoral em manter a igualdade e a lisura das eleições no Estado do Rio de Janeiro", comentou o procurador regional eleitoral Paulo Roberto Bérenger.
Os réus ainda podem recorrer da decisão.

Nenhum comentário: