terça-feira, 11 de novembro de 2014

GOVERNO AMERICANO DECIDE
INVESTIGAR O "PLETROLÃO" 
Depois da vexatória decisão da justiça italiana, negando a extradição do mensaleiro Henrique Pizzolato sob a justificativa de que as cadeias brasileiras não respeitam os direito de dignidade humana dos preso, o País está às véspera de um vexame ainda maior. Segundo o jornal britânico Financial Times, autoridades americanas estariam tentando descobrir se a Petrobras, que tem ações na Bolsa de Nova York, teria violado a Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras, estatuto anticorrupção que torna ilegal o pagamento de propinas a oficiais estrangeiros para vencer ou manter uma negociação
Diante das revelações do ex diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Yousseff em decorrência do pedido de delação premiada, o Departamento de Justiça dos EUA - o DOJ - abriu uma investigação para descobrir se a Petrobras (PETR3;PETR4) e seus empregados receberam propina, revelou o jornal britânico Financial Times citando pessoas familiarizadas com o assunto. Assim como o DOJ, a SEC (Securities and Exchange Comission), equivalente à nossa Comissão de Valores Mobiliários, que fiscaliza a Bolsa de Valores de São Paulo, também está investigando.
O FT ressalta ainda que o caso de corrupção na companhia emergiu como um dos maiores da história e que boa parte das situações alegadas ocorreu quando Dilma tinha um alto cargo [presidente do Conselho de Administração] na estatal antes de assumir a presidência, em 2011.
As autoridades americanas estariam tentando descobrir se a Petrobras, que têm ações na Bolsa de Nova York, teria violado a Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras, estatuto anticorrupção que torna ilegal o pagamento de propinas a oficiais estrangeiros para vencer ou manter uma negociação.
Segundo o FT, a lei americana anticorrupção não se aplica a oficiais do governo que recebem supostos subornos, mas, nos últimos anos, o Departamento de Justiça dos EUA procura punir funcionários de forma mais agressiva, usando outras legislações, como a que pune os responsáveis por lavagem de dinheiro.
No caso da Petrobras, advogados ouvidos pelo FT afirmam que os americanos devem se concentrar na contabilidade da empresa e em controles internos. A Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras inclui responsabilidade civil e criminal, se ficar provado que uma pessoa falsificou contas ou registros de uma empresa, ou evadiu controles internos. De acordo com a publicação, as instituições têm intensificado a aplicação da lei e abriram mais de vinte investigações contra empresas somente em 2013.

Nenhum comentário: