quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CGU ABRE PROCESSOS CONTRA
EMPREITEIRAS DA LAVA JATO 
O ministro chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, determinou a abertura de processos administrativos de responsabilização contra oito empresas envolvidas na Operação Lava Jato. As investigações poderão resultar no impedimento das empreiteiras celebrarem novos contratos, na aplicação de multas ou em outras penalidades cabíveis. As empresas são: Camargo Correa, Engevix, Galvão Engenharia, Iesa, Mendes Junior, OAS, Queiroz Galvão e UTC-Constran. As portarias de instauração dos processos foram publicadas hoje (03) no Diário Oficial da União (DOU).
As obras das Refinarias eram um maná
A decisão é resultado da análise, realizada pela equipe da CGU, de documentos e informações da investigação da Operação Lava Jato, que foram compartilhadas pela justiça Federal, pelo juiz Sérgio Moro. Para a abertura dos processos, a CGU se baseou não apenas nos depoimentos contidos no material compartilhado, mas principalmente nas provas documentais, como e-mails, notas fiscais, transferências bancárias e registros de interceptações telefônicas, entre outros.
De acordo com a CGU, a análise do material compartilhado reuniu elementos suficientes para instaurar os oito primeiros processos administrativos com vistas a responsabilizar, de forma individual, as empresas envolvidas nos atos ilícitos. A avaliação da Controladoria ainda continua, e há a possibilidade de que novos processos sejam abertos contra outras empresas. A notificação das oito empreiteiras será feita pela Corregedoria da CGU nos próximos dias. Os trabalhos observarão os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa das acusadas. 

Nenhum comentário: