segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

NOVAS PLACAS CONFUNDEM
MORADORES E MOTORISTAS
Com patrocínio de uma operadora de telefonia, a Prefeitura está colocando nova sinalização nas principais ruas da cidade, o que seria, em princípio, de grande ajuda não só aos moradores, mas também a quanto visitam a cidade a passeio ou a negócios. Até as empresas transportadoras tem dificuldades de localizar algumas das mais movimentadas ruas, devido ao jeito canhestro da Câmara de Vereadores de homenagear pessoas ilustres, com efetivos serviços prestados ao município, mas também parentes dos deslumbrados edis.
No presente caso, por critérios desconhecidos, os nomes foram guilhotinados para que coubessem nas minúsculas placas, como por exemplo, Ailton Costas, que perdeu o conhecido pré-nome, resultando num desastroso “Costa”.  A situação se repete na pequena Paulo Lins, que passou a ter duas versões. De um lado, é a Rua Paulo, mas do outro, fica mais difícil de entender, pois ninguém conhece esse ilustre senhor “Lins”, que tanto pode ser o flamenguistas e cronista José Lins do Rego, ou o deputado cassado Álvaro Lins, mas que não são parentes.
Como se vê, o futuro governo terá de reinventar Duque de Caxias, que deixou de ser a “Cidade Progresso” de 50 anos atrás para ser a “Capital do Lixo”.
Essa postagem foi feita em 21/12/2012. De lá par cá, só mudou o panorama das rus com lixo empilhado, que vem sendo recolhido em dias pré determinado. Quanto à correção das placas, esse é um mero detalhe, como diria a saudosa e impagável Sonia Mamede num quadro no programa de Chico Anísio, na TV-Globo, na pele de uma conhecida ex Ministra da Economia


► PETROLÃO SEPARA  LULA E ZÉ DIRCEU
Enquanto Dilma declara guerra à Indonésia pela execução de um traficante de drogas brasileiro, o PT vive uma outra guerra interna, desta vez polarizada entre Lula e o seu ex Chefe da Casa Civil, José Dirceu, apontado pela PGG como mentor do escândalo do Mensalão.
Segundo o site “Congresso em Foco, o motivo do suposto rompimento de Senhor e Escravo teria sido motivada pelas posições de Lula e Dilma no petrolão.  Tão logo os delatores disseram que o ex­-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque recolhia propina para o partido, Dirceu, o padrinho político de Duque, ligou para o Instituto Lula e pediu uma conversa com o ex-presidente. O objetivo era se dizer à disposição para ajudar os companheiros a rebater as acusações e azeitar a estratégia de defesa.
Conhecido por deixar soldados feridos pelo caminho, Lula não ligou de volta. Em vez disso, mandou Paulo Okamotto, seu fiel escudeiro, telefonar para Dirceu. Assim foi feito. “Do que você está precisando, Zé?”, questionou Okamotto. Dirceu interpretou a pergunta como uma tentativa do interlocutor de mercadejar o seu silêncio. À mágoa com Lula, que o teria abandonado durante o ano em que passou na cadeia, Dirceu acrescentou pitadas de ira: “Você acha que vo

► A ESTATÍSTICA DO BLOG EM 2015
Às 11:12 hs desta segunda-feira (19), a estatística sobre os acessos ao blog mostrava os seguintes números em relação aos internautas que moram no exterior: Ucrânia (19), Estados Unidos (15), China (3). Índia (2), Espanha e Polônia (1 cada)
Na última semana, os números eram os seguintes:  Alemanha (870), Estados Unidos (186), Ucrânia (106), China (57),  Canadá (41), Índia (16), França (7), Bulgária (4) Austrália (2).
No mesmo horário (11:12), o total de visitantes atingiu o expressivo número de  1.322.758, sempre respeitando a verdade dos fatos e buscando ver a Política como arte de administrar a coisa e o interesse públicos.

►PARCERIA A FAVOR DA VOLTA DOS TRENS
Voluntários arrancam cerca dos invasores
A ONG Amigos do Trem e Prefeitura de Paraíba do Sul iniciaram uma operação conjunta de desocupação da ferrovia por construções irregulares na faixa de domínio. Uma parceria pioneira está sendo realizada também com o DNIT, visando a Preservação do Patrimônio Público Ferroviário do trecho que liga as cidades de Paraíba do Sul até Paty do Alferes/RJ, totalizando 44 km, com objetivo de proteger, preservar e zelar o patrimônio público ferroviário nacional.
A Parceria tem como objetivo reativar a primeira ferrovia devolvida pela Resolução da ANTT 4.131/2013, onde serão implantados projetos de cunho social, interesse público e trens de passageiros turísticos, resgatando a ferrovia e preservação do patrimônio público. Grande parte desta ferrovia encontrava-se desativada a quase 20 anos.
Ainda restam techos com trilhos
Em outubro último, os Amigos do Trem, com apoio de voluntários, iniciaram uma operação conjunta com a Prefeitura de Paraíba do Sul para iniciar a retirada das invasões ilegais a margem das ferrovia, coibir a destruição por vândalos e furtos de trilhos na jurisdição do município. A Operação teve resultado positivo com as retiradas das cercas irregulares, cadastramento dos invasores, orientação educativa para a população que mora na faixa de domínio da ferrovia, para que todos tenham conhecimento da importância do transporte ferroviário para as comunidades.
O prefeito Marcinho Abreu, afirmou que não vai medir esforços para conseguir revitalizar o turismo ferroviário no município, apoiar projetos que visem resgatar o transporte de passageiros na região, zelar pelo patrimônio público ferroviário, porque o trem de turismo é fator de desenvolvimento econômico, geração de novos empregos e renda para a população.

A ONG Amigos do Trem, está intensificando a fiscalização nos 44 km da ferrovia, procurando novos parceiros públicos e privados para contribuir na implantação do Projeto do Trem Litorina e dos vagões do antigo Trem de Prata, que será o primeiro trem de turismo regional do Estado do Rio, além da implantação da Maria Fumaça pela prefeitura de Paraíba do Sul até Cavaru, que teve no seu auge transportando quase 12 mil turistas ao ano.

►REMÉDIOS PROIBIDOS: DEPRESSÃO E DIABETES
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (19) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, comercialização e o uso do lote 312785 (val.: 12/2015) do medicamento antidepressivo Cloridrato de nortriptilina 25mg, cápsulas, fabricado por Eurofarma Laboratórios S.A.
De acordo com o texto, laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof° Gonçalo Muniz apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, em razão de ter sido encontrado corpo estranho em blíster inviolado. A Anvisa determinou, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente em mercado.
Outra resolução da agência determina a interdição cautelar, pelo prazo de 90 dias, do lote B13L0640 (val.: 11/2016) do medicamento vermífugo Mebendazol, 100 mg/5mL, suspensão oral, cuja detentora do registro é a empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.
Segundo o texto, laudo também emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof° Gonçalo Moniz registrou resultado idêntico no ensaio de análise de aspecto, com a verificação que a suspensão não estaria homogênea, com a formação de grumos e sedimentos de difícil separação após agitação dos frascos.
A Anvisa determinou, ainda, a suspensão da importação dos medicamentos para diabetes Wosulin N (insulina isofana), Wosulin R (insulina humana) e Wosulin 70/30 (insulina bifásica), 100 UI/ml, em todas as apresentações comerciais, fabricados a partir de 17/11/2014, pela empresa Wockhardt Limited.
Conforme o texto, foram detectadas irregularidades durante inspeção realizada entre 17/11/2014 e 21/11/2014 para verificação de boas práticas de fabricação na empresa fabricante dos medicamentos. O resultado foi considerado insatisfatório.

►SUPERADO O APAGÃO EM S. PAULO
A AES Eletropaulo, concessionária elétrica que opera na capital e Grande São Paulo, informou que restabeleceu a totalidade da carga de energia distribuída às 15h50 desta segunda-feira (19). Mais cedo, a distribuidora havia comunicado que teve de cortar 700 Megawatts da energia, seguindo orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) devido à sobrecarga do consumo decorrente do excessivo calor na capital paulista.
A redução de energia em SP chegou a afetar a operação do metrô. Duas estações da Linha Amarela ficaram fechadas por aproximadamente uma hora em razão da falta de energia elétrica, segundo o Consórcio Via Quatro, que administra a linha. As estações Luz e República ficaram inoperantes. As outras cinco estações da linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantan) não foram afetadas. A falta de energia, segundo a concessionária, ocorreu só na região da Luz, no centro da capital.

►SIMPLES NACIONAL SÓ ATÉ O DIA 30
As micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao novo Simples Nacional terão até o próximo dia 30 para fazer o pedido. Criado em 2006, o programa possibilita o pagamento de até oito tributos federais em apenas uma guia, podendo reduzir em até 40% o imposto.
O Simples Nacional ou Supersimples é destinado ao micro e pequeno empresário que fatura até R$ 3,6 milhões por ano. Este ano, uma mudança nas regras estendeu o benefício para 142 categorias, como engenheiros, médicos, advogados, odontólogos, jornalistas, corretores, arquitetos, veterinários, psicólogos, profissionais de terapia ocupacional, acupuntura, podologia e fonoaudiologia.
A data de 30 de janeiro é destinada às empresas que já estão em atividade. Para as empresas em início de atividade, o prazo para solicitação de opção é 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigíveis), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Quando aceita, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ. Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte.
A adesão deve ser feita no portal do Simples Nacional. Durante o período da opção, é possível fazer a regularização de eventuais pendências que impeçam o ingresso no Simples Nacional. Também é permitido o cancelamento da solicitação.

►ÔNIBUS DO CONSUMIDOR EM CAXIAS
O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa estará em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, esta semana. De quarta (21) a sexta-feira (23), o serviço será realizado no calçadão da Rua José de Alvarenga, próximo à rodoviária, no Centro da cidade. Os consumidores terão seus casos analisados no local, das 9h às 17h.
As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital. Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

►CLAREADORES DENTAIS SÓ COM RECEITA
A venda de clareadores dentais com concentração acima de 3% de peróxido de hidrogênio só poderá ser feita agora com prescrição de um dentista. A determinação, feita nesta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também prevê que a comercialização dos produtos ficará restrita a estabelecimentos com autorização para a venda de produtos de saúde.
A norma, apoiada pelas entidades odontológicas, tem como objetivo prevenir os danos que podem ocorrer a partir do uso desses produtos sem orientação e acompanhamento de um profissional habilitado. Entre os riscos do mau uso estão sensibilidade dentária, alteração de superfície do esmalte, absorção radicular, alterações pulpares e dano periodontal.
Segundo a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, os clareadores dentais devem ser tratados como medicamentos, já que podem trazer riscos à saúde se mal administrados. Segundo a entidade, antes de usar o clareador, o paciente tem que ser avaliado, o dente já deve estar totalmente formado e deve-se avaliar se existem infiltrações, cáries e uma série de fatores que vão influenciar a administração do produto. Além disso, grávidas não podem usar os clareadores.
A medida foi colocada em consulta pública no ano passado, depois da demanda de entidades odontológicas. A norma da Anvisa também define que a propaganda desses produtos só poderá ser veiculada em publicações dirigidas a profissionais prescritores. As embalagens terão que trazer impressa a expressão “venda sob prescrição de profissional legalmente habilitado”.

►CAXIAS APLAUDE ENSAIO DA GRANDE RIO
Um show da porta bandeira
 e do metre sala
Os componentes da Acadêmicos da Grande Rio transformaram a Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, num pedaço da Marquês de Sapucaí para o segundo ensaio técnico realizado na noite deste domingo (18). Para que tudo saísse sem problemas, a prefeitura mobilizou as secretarias de Defesa Civil, Serviços Públicos e Saúde para dar apoio aos sambistas e torcedores.
 “A Grande Rio é a representante da nossa cidade no Grupo Especial e a prefeitura está junto da escola, oferecendo total apoio, para podermos trazer o tão sonhado título para Duque de Caxias. Esses ensaios são muito importantes para aproximarem ainda mais a comunidade da escola”, afirmou o vice prefeito Laury Vilar
A bateria Invocada fez jus ao nome
O público começou a chegar para o ensaio no início da noite. Para evitar transtornos, agentes de trânsito e a guarda municipal desviaram o tráfego para ruas do entorno. Banheiros químicos e ambulâncias estiveram à disposição da população. Preservativos foram distribuídos antes do ensaio. A segurança do evento ficou a cargo das policias militar e civil.
O ensaio técnico contou com a bateria Invocada do Mestre Thiago Diogo (ex-Porto da Pedra e União da Ilha), do primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala, Verônica Lima e Daniel Werneck (ex-Estácio de Sá), além dos presidentes Milton Perácio e o de Honra, Jayder Soares, que fizeram questão de agradecer o apoio recebido do prefeito Alexandre Cardoso, do vice Laury Villar e dos órgãos da prefeitura. O  deputado federal Celso Pansera também prestigiaram o evento.
A Grande Rio  alagou o de alegria o 25 de Agosto
Sexta escola a desfilar no domingo, a Grande Rio vai levar a magia das cartas para a Marquês de Sapucaí com o enredo “A Grande Rio é do baralho”, assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo. Com samba dos compositores Rafael Santos, Lucas Donato, Gabriel Sorriso, Leandro Canavarro e Rodrigo Moreira, a agremiação espera trazer o inédito título para cidade. O melhor resultado da tricolor de Caxias até hoje foram três vices campeonatos em 2006, 2007 e 2010.
O próximo ensaio técnico da Grande Rio será no dia 25, na Marquês de Sapucaí, a partir das 21h30. (Fotos: Ralff Santos)

Nenhum comentário: