terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

50,7% DOS BRASILEIROS SÃO
CONTRA A COPA NO BRASIL 
Caso a escolha do país que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 ainda fosse ocorrer, 50,7% dos entrevistados na pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) não apoiariam a candidatura do Brasil. O percentual dos que seriam totalmente a favor da medida ficou em 26,1% e 19,7% defenderiam parcialmente o evento no país.  A pesquisa mostra também que 75,8% dos entrevistados acham que os investimentos para a Copa foram desnecessários. 
A pesquisa foi divulgada nesta quarta (18) pela CNT e mostra também que 75,8% dos entrevistados avaliaram que os investimentos feitos no país para a Copa do Mundo foram desnecessários. Ficou em 13,3% o percentual dos que consideram esses investimentos adequados.
Em relação às obras de mobilidade urbana feitas para a Copa do Mundo como metrô, trens e corredores de ônibus, a maior parcela dos entrevistados (66,6%) não acredita que ficarão prontas a tempo dos eventos nas cidades-sede. Os que acreditam que as obras estarão concluídas a tempo são 27,7%. Os que não sabem ou não responderam ficaram em 5,6%. 
As manifestações públicas durante o mundial de futebol são esperadas por 85,4% dos entrevistados e só 11,4% acreditam que o povo não irá às ruas. O percentual dos que pretendem participar dessas mobilizações chega a 15,2% e 82,9% não têm a intenção de protestar.
O otimismo quanto à Copa do Mundo surge na pesquisa quando o assunto é a seleção brasileira. Um total de 56,2% dos entrevistados acredita que o Brasil vai ser o campeão do mundial de futebol. Outros 34,6% acham que a seleção brasileira não vai vencer a copa e 9,2% não sabem ou não responderam à pergunta.
Nesta edição da pesquisa foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 24 unidades da federação, entre os dias 9 a 14 de fevereiro. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela CNT ao instituto MDA. (Yara Aquino - Agência Brasil)

►JUSTIÇA ITALIANA TEME POR PIZZOLATO
O Ministério da Justiça da Itália quer manter preso o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, e vai fazer esse pedido formalmente à Corte de Apelação de Bolonha, tribunal responsável pelo julgamento do caso. O chefe de gabinete do procurador-geral da República do Brasil, Eduardo Pellela, e o chefe de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (PGR), Vladimir Aras, estão na Itália para tratar da extradição de Pizzolato com autoridades do Ministério Público e dos Poderes Executivo e Judiciário da Itália.
A propósito de Pizzolato, o portal “Alerta Total”, do jornalista Jorge Serrão publicou no último dia 7 que o ex diretor de Marketing do Banco do Brasil, ao viajar para a Itália, teria levado uma cópia de um dossiê, onde relataria todo o trabalho que fizera para ajudar as finanças do PT e as campanhas eleitorais a partir de 2003. Temendo ser traído pelos antigos, Pizzolato teria guardado no cofre de um famoso banco europeu uma cópia do dossiê e orientado pessoas próximas a divulga-lo se ocorrer algum “acidente de percurso”
Até agora, os principais cabeças do esquema denunciado pelo ex deputado Roberto Jefferson se mantiveram calados, com a promessa de Lula e companheiros de que seriam absolvidos ou teriam apenas que pagar multa pelos desvios. Nesta quinta-feira, o STF deve decidir sobe os embargos infringentes. Se for aceito esse tipo de recurso, os condenados no Processo Nº 470 terão um novo julgamento e, dependendo da posição dos novos ministros, poderão ser absolvidos. Ai, sem qualquer recurso contra do MP Federal

►PPS QUER BLOQUEAR VAQUINHA DE DIRCEU
O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), pediu o bloqueio do dinheiro arrecadado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, por meio da campanha online promovida por apoiadores do político na internet. O pedido foi protocolado hoje na Procuradoria da República no Distrito Federal.
Bueno defendeu que todo o patrimônio de Dirceu precisa ser retido já que o petista também responde no Ministério Público Federal a uma ação por improbidade administrativa.
O líder do PPS ainda defendeu urgência no bloqueio dos recursos arrecadados, para “evitar o que aconteceu em episódios semelhantes promovidos por outros condenados no processo do mensalão. A ausência de tal medida autorizou que muitos mensaleiros transferissem parcela de seus patrimônios (valores das doações) a outros condenados”, disse.
Na representação, Bueno explica que todos os condenados estão obrigados a ressarcir ao Erário e, no caso do ex-ministro, considerado “o principal acusado no esquema de desvio do mensalão e réu em ação de improbidade”, o dinheiro desviado teve origem, segundo ele, principalmente, no Banco do Brasil e na Câmara dos Deputados.
A campanha de arrecadação para o pagamento da dívida imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a José Dirceu foi lançada por amigos e parentes do ex-ministro José Dirceu no último dia 13. De acordo com o site, já foram doados mais de R$ 560 mil por militantes do partido e apoiadores de Dirceu.
O ex-ministro foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha a sete anos e 11 meses de prisão e ao pagamento de multa de R$ 971.128,92. O site foi ao ar antecipadamente, antes que a Vara de Execuções Penais publicasse a certidão de cobrança da multa imposta ao ex-ministro

►GOVERNO ACIONA TÉRMICA NO RS
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) já autorizou o início do funcionamento da usina termelétrica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que é movida a gás natural liquefeito (GNL). Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a usina vai gerar 250 megawatts de energia nos meses de março e abril.
“É uma operação normal, geralmente é assim”, disse Zimmermann. No ano passado, a usina também foi acionada, durante os meses de fevereiro e março.
O uso das térmicas diante do baixo nível dos reservatórios encarecem o preço final da energia que chega até os consumidores, sejam residenciais ou empresariais, pressionando os preços da maioria dos produtos à venda no varejo, em especial os que dependem da refrigeração 24 horas por dia, como é o caso de carnes e aves.
           
►SENADO CONVOCA MINISTRO DA SAÚDE
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, deve ir ao Senado participar de audiência pública conjunta nas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Assuntos Sociais (CAS). Um requerimento propondo a participação do ministro, apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi aprovado nesta quarta (18) pela CMA. Caso o ministro aceite o convite do Senado, a data da audiência será marcada conforme disponibilidade de agenda.
Antes da votação da proposta, Nunes ressaltou que espera de Chioro uma explicação sobre sua possível relação com a consultoria na área de saúde que presta serviços para municípios paulistas. Segundo o senador, Chioro deixou a empresa, mas transferiu suas cotas à esposa, o que, para Aloysio Nunes, sugere que o ministro mantém interesse no negócio.
Segundo o líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), o ministro da Saúde já havia manifestado interesse em debater no Senado seus planos para a pasta, por isso, uma audiência pública nesse sentido já havia sido aprovada na CAS. Na avaliação de Costa, com a audiência conjunta, os senadores poderão não só conhecer as prioridades e programas do Ministério da Saúde, mas também questionar o ministro sobre outros assuntos.
A CMA também aprovou requerimento para ouvir em audiência pública a presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Boulitreau Assirati, para discutir políticas públicas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas. (Karine Melo - Agência Brasil)

►MAIS SEGURANÇA NOS FÓRUNS
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Diretoria-Geral de Segurança Institucional (DGSEI), está realizando um treinamento de controle de acesso aos Fóruns de Araruama, Cabo Frio, Madureira e Belford Roxo, com o objetivo da familiarização com o sistema pelos funcionários e usuários.
Os novos procedimentos serão realizados de maneira efetiva a partir do dia 24 de fevereiro. Todos os usuários, incluindo serventuários, partes, advogados ou magistrados, deverão passar pelos portais eletrônicos e aparelhos de raios X instalados na entrada dos prédios. Com a instalação dos novos portais, haverá melhora significativa da segurança dos prédios e redução dos problemas inerentes ao uso de armas brancas, armas de fogo, munições etc. Quem tiver porte, deverá acautelar a arma antes de entrar nos fóruns. Quanto àqueles que não possuírem, poderão ser presos após a constatação de que estão portando ilegalmente armamentos ou munições.
A nova rotina de controle de acesso estabelecida pelo Tribunal de Justiça está sendo implantada de forma gradativa em todas as dependências do Judiciário estadual. Os vigilantes responsáveis pelo controle já estão em plena atividade nas entradas dos fóruns para orientar e familiarizar o público com as novas medidas

Nenhum comentário: