segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MERITI GANHA COMPANHIA
DESTACADA COM 60 PMs 
O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, ganhou nesta segunda-feira (17) uma companhia destacada, com base na Rua Javali, no bairro Vila Ruth. A nova unidade ficará sob a administração do 21° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Vilar dos Teles, e contará com efetivo de 60 homens, que reforçará o patrulhamento em Jardim Íris, Jardim Botânico, Vila Ruth e Praça da bandeira. 
Além da nova Companhia Destacada, já foram inauguradas unidades em Pendotiba e nos Morros do Estado e Palácio, em Niterói; no Jóquei, em São Gonçalo; no Cabuçu, em Nova Iguaçu; além de Covanca, Praça Seca e Pavuna, no Rio de Janeiro. Também já funcionam Companhias no Morro Azul, no Flamengo, na Chatuba, em Mesquita e em Mangueirinhas, em Duque de Caxias. 
– Vila Ruth passará a ter uma vida em paz. As Companhias Destacadas têm dado resultados significativos em Niterói, São Gonçalo e outras regiões. Estas unidades são importantes porque representam a presença dia e noite da polícia na região, e significa tranquilidade para a população. Estamos escrevendo um novo capítulo em São João de Meriti e pedimos à comunidade parceria com a polícia, e que a polícia seja parceira da comunidade – disse o governador Sérgio Cabral.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, destacou que a nova Companhia foi instalada no bairro de Vila Ruth por conta de estudos técnicos que apontaram a necessidade de se reforçar o policiamento no local. 
– Sessenta policiais atuarão nesta área específica de São João de Meriti, que foi escolhida porque estudos técnicos feitos pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) e pelas polícias Militar e Civil mostraram que os índices de criminalidade no local estavam altos. Este é um pequeno passo na segurança do município. A Segurança Pública é uma construção, estamos começando com esta companhia, vamos analisar a situação e, se for o caso, poderemos transformá-la em uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Mas tudo precisa ser feito em seu tempo. Esta Companhia Destacada vai beneficiar muito a comunidade – explicou Beltrame.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, José Luís Castro, a unidade de São João de Meriti vai ajudar a combater a criminalidade no local. (Fotos: Clarice Castro e Eny Miranda)

►GENOÍNO QUER IR PARA CASA
A defesa do ex-deputado federal José Genoino pediu nesta segunda (17) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, prisão domiciliar definitiva. Genoino foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, mas, devido ao seu estado de saúde, cumpre prisão domiciliar temporária até quarta-feira (19).
De acordo com o advogado Luiz Fernando Pacheco, Genoino é portador de cardiopatia grave e não tem condições de cumprir a pena em um presídio por ser “paciente idoso vítima de dissecção da aorta”. Segundo ele, o sistema penitenciário não tem condições de oferecer tratamento médico adequado ao ex parlamentar. “Qualquer outra solução significa expor desnecessariamente o paciente a elevado risco de morte, tendo em conta a possibilidade da ocorrência de trombos, picos hipertensivos ou eventos hemorrágicos ou cardiológicos", afirmou o advogado.
Genoino teve prisão decretada em novembro de ano passado e chegou a ser levado para o Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Mas, por determinação do ministro Joaquim Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária por 90 dias. Durante o período em que ficou na Papuda, o ex-deputado passou mal e foi levado para um hospital particular.
Em ofício enviado ao presidente do STF em dezembro para informar as condições dos presídios locais, o juiz da Bruno André Silva Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, afirmou que o Presídio da Papuda tem condições de oferecer tratamento médico a Genoino e que ele deve retornar à prisão.
Segundo o juiz, cumprem pena nos presídios do Distrito Federal 306 detentos hipertensos; 16 cardiopatas; dez com câncer; 56 com diabetes; 65 com portadores do vírus HIV; 14 com hepatite; 41 com hepatite C; 18 com tuberculose e 289 com asma.

►SITUAÇÃO NÃO MUDA NOS RESERVATÓRIOS
Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta segunda-feira (17) que a situação dos reservatórios não apresenta variação significativa em relação à da semana passada, apesar da ocorrência de chuva em áreas importantes como São Paulo e Goiás, onde estão situados importantes reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste.
No subsistema, os reservatórios estavam domingo em 35,5% de sua capacidade máxima, percentual estável em relação ao sábado. No subsistema Sul, o nível dos reservatórios permanece estável em 43% de sua capacidade.
O ONS destacou que a melhor situação do ponto de vista do armazenamento é a do subsistema Norte, onde os reservatórios chegaram a 73,6% de sua capacidade – variação de 12,8% em relação ao sábado. No subsistema Nordeste, o índice era 42,4%no domingo.  (Nielmar de Oliveira Agência Brasil)

► ANVISA PROÍBE SUPLEMENTOS PARA ATLETAS
Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicadas no Diário Oficial da União suspendem, a partir de hoje (17) a distribuição e a venda, em todo o território nacional, de quatro suplementos alimentares para atletas.
O primeiro deles, Alimento para Atletas da marca ISOFAST-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda, foi suspenso por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e por não se enquadrar em nenhuma das classificações previstas pela agência.
Já o Suplemento de Cafeína para atletas, marca ALERT 8-HOUR-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda, foi suspenso por conter taurina em sua composição.
O produto Carnivor, fabricado por MuscleMeds e distribuído por Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda, foi suspenso por apresentar teores de vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e por apresentar as substâncias glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos.
Por fim, o produto Probolic-SR-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Commar Comércio Internacional Ltda, foi suspenso por não haver comprovação de segurança de uso.
(Paula Laboissière - Agência Brasil17

►CONFIANÇA DA INDÚSTRIA EM QUEDA
Pelo terceiro mês seguido, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou queda. Elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador ficou em 52,4 pontos em fevereiro, com queda de 0,7 ponto em relação a janeiro e de 5,7 pontos em relação na comparação com fevereiro do ano passado.
O Icei varia de zero a 100. Valores acima de 50 pontos indicam confiança. No entanto, a diminuição constante do indicador mostra, de acordo com a CNI, que as perspectivas dos empresários em relação à economia estão se deteriorando. Para a entidade, a queda do índice significa mais dificuldades para a recuperação da indústria em 2014.
A queda foi puxada pelas grandes indústrias, cujo índice caiu 1,1 ponto em fevereiro. Nas médias empresas, o indicador teve retração de 0,6 ponto. Apenas nas pequenas indústrias, o Icei manteve-se praticamente estável, subindo 0,1 ponto no mês. Entre os setores da indústria, os piores resultados foram registrados nos segmentos de automóveis, borracha e calçados, cujos indicadores ficaram abaixo de 50 pontos.
A CNI ouviu 2.599 empresas em todo o país entre 3 e 13 de fevereiro. A amostra é constituída de 979 pequenas empresas, 970 médias e 630 grandes. (Wellton Máximo - Agência Brasil)

►SENAI TEM 870 VAGAS PELO PRONATEC
O SENAI Rio vai oferecer, em 2014, mais de 45 mil vagas gratuitas no estado do Rio em cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizagem, nas modalidades presencial e à distância. E as oportunidades já começaram: estão abertas as inscrições para 870 vagas gratuitas em cursos técnicos do SENAI na Baixada Fluminense, oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As vagas são para cursos nas unidades SENAI em Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Itaguaí.  
O objetivo é formar cada vez mais trabalhadores de acordo com os novos perfis demandados pela indústria fluminense e, consequentemente, aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

As oportunidades neste primeiro semestre são para os cursos técnicos em Automação Industrial (90 vagas em Duque de Caxias e 120 vagas em Itaguaí); Técnico em Eletrotécnica (80 vagas em Nova Iguaçu); Mecânica (120 vagas em Itaguaí e 80 vagas em Nova Iguaçu) e Segurança do Trabalho (180 vagas em Duque de Caxias e 200 vagas em Nova Iguaçu). Em todo o estado o SENAI Rio oferece 7.245 vagas através do Pronatec, distribuídas em 23 unidades.  

Nenhum comentário: