domingo, 11 de maio de 2014

DILMA PAROU DE CAIR 
PLANALTO SOLTA FOGOS
A pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira, como discretamente comemorada no Palácio do Planalto, apesar de repetir dos dados da pesquisa Istoé/Sensus, que prevê a possibilidade real de um segundo turno, que seria disputado entre a candidata do PT e o senador mineiro Aécio Neves, do PSDB. O motivo de tanta alegria dos governistas resiste em apenas um detalhe: a Presidente Dilma parou de cair (38-37%), embora o senador tucano continue subindo (16-20%), comparados os dados da pesquisa de abril com a nova, embora ambos continuem tecnicamente empatados num provável segundo turno, pois na pesquisa anterior indicava a vitória de Dilma (38%a 37%, enquanto a nova coloca Aécio como provável vencedor, apenas coma inversão das tendências, em que o tucano chega a 38%, contra 37% de Dilma.
Os resultados foram os seguintes
Dilma Rousseff                          37%
Aécio Neves                              20%
Eduardo Campos                     11%
Pastor Everaldo                         3%
Eduardo Jorge                           1%
José Maria                                 1%
Denise Abreu                            1%
Randolfe Rodrigues                 1%
Há que se registrar que os resultados do Datafolha, ao contrário do IBOPE, são fruto de entrevistas com 2.844 eleitores, em 174 municípios. De acordo com o instituto, Dilma segue uma curva de queda gradual, enquanto seus adversários estão em ascensão.
Outro fator negativo para a presidente foram os índices de rejeição. No levantamento do Datafolha, 35% não votariam nela, contra 33% em Campos, 31% em Aécio e apenas 17% em Lula, que tem a menor rejeição.
Nas simulações de segundo turno, no entanto, Dilma superaria seus adversários. Ela venceria Aécio Neves por 47% a 36% e Eduardo Campos por 49% a 32%.

Nenhum comentário: