domingo, 11 de maio de 2014

QUEBRA-QUEBRA EM CAXIAS
CHEGA À TELONA NA TERÇA 
Está prevista para terça-feira (13) a estreia do documentário “1962 - O ano do Saque”, de Rodrigo Dutra e Victor Ferreira. O filme será exibido no Cine Santa Rosa, em frente à Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias. Estão previstas oito sessões, de hora em hora, entre as 14 e as 21 horas, com ingressos a preço simbólico de R$ 5. Segundo seus realizadores, a obra está sendo negociada com um canal de TV fechado, a exemplo do que aconteceu com outro filme de Dutra, “O vento forte do levante”, sobre o poeta Solano Trindade.
Com duração de 45 minutos, o média-metragem documenta um acontecimento histórico em Duque de Caxias, que se deu em 5 de julho de 1962. Naquele dia, durante uma greve geral de transportes públicos – e diante da escassez de gêneros alimentícios nos mercados - a população se revoltou e promoveu um intenso quebra-quebra, saqueando centenas de lojas do município. O movimento, que começou pela madrugada e se estendeu até o final da tarde, é historicamente reconhecido como um dos maiores saques populares que se tem notícia, na história do Brasil no século XX.
Para realizar “1962 - O ano do saque”, Rodrigo Dutra e Victor Ferreira recorreram ao noticiário da época e colheram depoimentos de antigos moradores da cidade, que testemunharam o episódio. Além disso, entrevistaram o historiador Rogério Torres e o professor Newton Menezes [autores do livro “Sonegação, fome e saque”, que reporta o fato e serviu de material de pesquisa para os cineastas], além do jornalista Eldemar de Souza e do presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade, Getúlio Gonçalves.
Rodrigo Dutra, 30 anos, já dirigiu nove curtas metragens, além de dois filmes de oficina para a Angu TV, de Duque de Caxias, onde começou a mexer com cinema. Em 2012, decidiu fazer mestrado na Itália, tendo aproveitado o curo para dirigir mais dois curtas, naquele país: “Sopra la città sotto la montagna” e “The mistifits Inc”, exibidos em TVs a cabo italianas e ainda inéditos no Brasil. O cineasta está concluindo outro curta, “Armanda - O documentário”, sobre a educadora revolucionária Armanda Álvaro Alberto, criadora da Escola Regional de Meriti, que passou a integrar a História da Educação no Brasil como “Escola Mate com Angu”, pois foi a primeira do País a incorporar a merenda escolar como parte da Educação e por implantar o Método Montessori no antigo Estado do Rio.

Nenhum comentário: