sexta-feira, 2 de maio de 2014

NOVA PESQUISA CONFIRMA
ASCENSÃO DE AÉCIO NEVES 
Além das pesquisas Datafolha, Ibope e Vox Populi, a sucessão presidencial terá, a partir deste sábado, um novo instituto na praça. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pelo diário eletrônico Brasil/247, portavoz oficioso do PT. Segundo a reportagem, trata-se do Sensus, que pertence ao cientista político Ricardo Guedes e fechou parceria com a revista Istoé para a divulgação de sete pesquisas. A primeira sai neste sábado 3 de maio e a última será lançada às vésperas do primeiro turno. Na deste sábado, o levantamento de campo foi realizado antes do pronunciamento da presidente Dilma no Primeiro de Maio e, portanto, não mostrará o impacto de sua fala.
Ricardo Guedes, respeitado tecnicamente, ganhou notoriedade trabalhando para a Confederação Nacional do Transporte, quando realizava as pesquisas CNT/Sensus. Depois disso, passou a atuar para o PSDB, realizando levantamentos contratados pelo partido. Atualmente, a CNT trabalha com outro instituto, o MDA. O Sensus, por sua vez, volta a atuar de forma independente.
Nesta semana, circularam, no mercado político e financeiro, rumores de que uma pesquisa traria forte alta do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no fim de semana. Precisamente, os números seriam de 31% para a presidente Dilma Rousseff e 27% para Aécio, enquanto Campos, como terceira via, ficaria distante do pelotão de frente. No entanto, como os pesquisadores ainda não haviam saído a campo, era pura especulação – no levantamento do Instituto MDA, Dilma teve 37%, Aécio 21,6% e Campos 11,8%.
A partir deste fim de semana a revista ISTOÉ passa a acompanhar mais de perto o desempenho dos candidatos na corrida presidencial. A Editora Três, que publica ISTOÉ, fechou esta semana uma parceria com o Instituto Sensus para a divulgação de pesquisas mensais sobre as intenções de votos nos candidatos à Presidência da República. Serão sete levantamentos ISTOÉ/Sensus, feitos em todo o País, até a realização do primeiro turno das eleições, em outubro. O primeiro deles será divulgado na edição que chega às bancas e aos assinantes a partir do próximo sábado, 3 de maio.

Com 25 anos de atuação nacional e internacional, o Sensus é um dos mais tradicionais e respeitados institutos brasileiro de pesquisa de opinião, tendo realizado mais de 3.500 trabalhos quantitativos e qualitativos nas áreas pública e privada. No âmbito eleitoral, avaliou as intenções de votos nas últimas cinco eleições presidenciais, assim como nas majoritárias para governos dos Estados e para as prefeituras de centenas de cidades brasileiras. 

Nenhum comentário: