domingo, 27 de abril de 2014

VEREADORA PROMETE BARRAR
OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA REDUC 
Durante reunião com moradores de Campos Elíseos, promovida pela Petrobrás para apresentar projeto de readequação do escoamento do combustível da Reduc com o objetivo é atender o aumento da capacidade do fluxo de querosene de aviação (QAV), nafta e diesel, com a implantação de novas linhas, bombas e painéis eletrônicos, a vereadora Fatinha (SDD) irritou-se com a postura imperial da direção da Refinaria, que decidiu ampliar a produção de derivados sem antes consultar os moradores da região, que sofrem com os problemas criados a partir da inauguração da Reduc, em 1960.
"Nós temos o direito de intervir nas decisões desta obra, e quero deixar bem claro  que só poderá ser aprovada se a população permitir e eu como vereadora estarei aqui para defender os seus direitos. Será que teremos mais impactos ambientais no município? Temos que questionar, se inteirar sobre o assunto, e cobrar uma contrapartida eficiente, sem “conversinhas” para enganar o povo. Eles [os diretores da Petrobrás] só querem usar e poluir o nosso solo e quem sofre são os moradores.”, indignou-se Fatinha.
Inconformada com a falta de investimento da Petrobras em benefício dos moradores de Campos Elíseos e bairros vizinhos, Fatinha cobra uma contrapartida da estatal, que, há 53 anos, instalou na região sua refinaria, que é responsável por 80% da produção de lubrificantes e pelo maior processamento de gás natural do Brasil e não investe em melhorias no local explorado.
"É bom lembrar que nenhuma compensação ambiental veio para o nosso município durante todos os anos que a Reduc explora nosso solo. O local é extremamente carente de saneamento básico, fornecimento de água, pavimentação, entre outras precariedades. Esse monopólio tem que acabar", declarou Fatinha.

Nenhum comentário: