domingo, 10 de agosto de 2014

HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS
VOLTA A FUNCIONAR DIA 30 
Interditado em novembro de 2008, no final do Governo Washington Reis, pelo Conselho Regional de Medicina por falta de condições de funcionamento e por colocar em risco a saúde e a vida das equipes médias, além de pacientes e visitantes, o Hospital Duque de Caxias foi fechado no início de janeiro de 2009 pelo então prefeito Zito, para que fosse totalmente reformado. As obras se arrastaram até agora e o antigo Duque de Caxias já tem data para voltar a atender à população do Município: dia 30 de agosto. A data corresponde ao aniversário do antigo hospital, cuja construção levou cerca de 15 anos e só foi inaugurado em 1968 pelo prefeito Moacyr do Carmo.
O anúncio da reabertura do hospital do Parque Senhor do Bonfim põe por terra os boatos que circulavam nos corredores da Secretaria municipal de Saúde, segundo os quais o Hospital Infantil Ismélia da Silveira seria desativado nos próximos dias, passando o atendimento às crianças de até 12 anos a ser feito no antigo Hospital Duque de Caxias.
A propósito, a Assessorai de Imprensa da Prefeitura esclareceu que apenas a Emergência e a Urgência dos Hospital o Infantil foram desativadas com a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico do Estado do Rio, que dispõe de enfermarias para atender os casos em que a criança precisa fiar em observação por até 24 horas. A internação, ou não, dos pequenos pacientes será decidia pela equipe pediátrica responsável pelo atendimento e a internação será feita em um hospital da região que tenha condições de atender o caso específico de cada paciente, com a direção do Infantil se responsabilizando pela remoção em ambulâncias do município que servem àquele hospital.
No final de agosto, serão entregues à população os terceiro e quarto pavimentos do antigo Hospital, que, totalmente reformado, passará a reunir clínicas especializadas, sem leitos para internação. As obras prosseguirão até dezembro, quando deverão ser entregues o primeiro e o segundo pavimento, quando essa unidade passará a funcionar como Hospital de Clínicas, com ambulatórios devidamente equipados e dotados de equipes especializadas médicas que o município hoje não dispõe.

A Secretaria de Saúde informou também que prosseguem as obras de construção e implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento ao lado do Hospital Moacyr do Carmo, que passará a ser a porta de entrada na sistema municipal de saúde, recebendo os pacientes nos caos e Urgência e Emergência para os primeiros procedimentos. Nos casos em que se fizer necessária internação, a direção da UPA do Moacyr do Carmo fará os entendimentos com a rede hospitalar da Baixada, através da Central de Regulação de Internações.

Nenhum comentário: