domingo, 10 de agosto de 2014

Reportagem sobre a extração do nióbio em Catalão - TV Pirapitinga 1a Edição



NIÓBIO SEGUE O MESMO CAMINHO DA
AREIA MONAZÍTICA DE GUARAPARI 
A areia monazítica contém uma abundante quantidade de monazita - minério constituído por fosfatos de metais do grupo do cério - e de tório, principalmente o isótopo 232. Possui também significativa quantidade de urânio, que juntamente com o tório é responsável pela sua radioatividade. O termo "monazita" provém do grego monazita, que quer dizer "estar solitário", o que indica sua raridade.
As prais de Guarapari eram ricas em areia monazítica, que eram levadas para o exterior como lastros de navios que traziam mercadorias do exterior para o Brasil, que eram desembarcadas no porto do Rio de Janeiro. Devido às suas propriedades como material atômico, eram utilizadas como lastros dos navios, que saiam do Rio de Janeiro em dieção aos EE.UU., uma forma de contrabando que não eram reprimido pelas autoridades nas décadas de 50 e 60.
Hoje, o nióbio produzido no Brasil, que detém  97% das reservas mundiais desse precioso mineral. Fundamental na indústria aeronáutica e aeroespacial, o níóbio é venido par o exterior sem controle do Governo Fedeal. Apesar de ter quase 100% das reservas desse meieral, estratégico na industrial aeroespacial, o Brasil não controla o seu preço, o que é feito na Bolsa de Londres. O nióbio brasileiro é exportado sem beneficiamento e fundamental na produção de metais de grande resistência, como nas sondas espaciais. Ét o que esse vídeo procura demonstrar.

Nenhum comentário: