CAMPEÃO
DE MATEMÁTICA PEDE
MAIS
VERBAS PARA A EDUCAÇAO
A
presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (4) o ganhador da Medalha Fields,
considerada o Nobel da Matemática, Artur Avila, e representantes do Instituto
Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Academia Brasileira de
Ciências, que sugeriram a ampliação dos investimentos federais em ciência,
tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
O
matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, disse
que o grupo defendeu, durante o encontro, que os investimentos no setor cheguem
a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, segundo ele, o governo investe
cerca de 1,2%. “A China já está alcançando os 2%. Propusemos para a presidenta
esse desafio de, no programa dela para a próximo período, objetivar alcançar
esse número”, disse.
Segundo
Palis, Dilma se mostrou “simpática” à ideia, mas não se comprometeu em incluir
o número em seu programa de governo para um eventual segundo mandato, caso seja
reeleita.
Avila,
que estudou no Impa e hoje é pesquisador da entidade, disse que o instituto foi
apresentado à presidenta como um modelo para outros campos do conhecimento. “Há
flexibilidade administrativa no Impa e isso permite aproveitar os talentos
tanto na formação como no recrutamento de pesquisadores, tanto brasileiros
quanto estrangeiros”.
O
diretor do Impa, César Camacho, destacou a característica do instituto de não
exigir diploma dos estudantes que participam dos cursos, o que tem atraído
candidatos jovens e também ajudado a instituição a detectar talentos precoces
da matemática e de outras ciências. “Há um princípio básico que Impa adotou,
que é o parâmetro de que qualquer decisão tem que obedecer a critérios
extremamente exigentes de mérito científico”.
Artur
Avila é o único ganhador da Medalha Fields formado em um país em
desenvolvimento. Vencedor de medalha de ouro em duas edições da Olimpíada
Brasileira de Matemática, o pesquisador disse que o evento estimula os
estudantes a conhecer mais a ciência.
“As
olimpíadas são uma maneira eficiente, não só no Brasil, mas também em outros
países, de detectar talentos e motivar as crianças a fazer matemática. A
problemática dos exames é muito mais interessante que a apresentada na escola,
muito mais desafiadora, leva o aluno a buscar mais e, atualmente, dá origem a
vários talentos da ciência”, avaliou.
O
encontro dos matemáticos com a presidenta Dilma no Palácio da Alvorada durou
cerca de 45 minutos e também teve a participação dos ministros da Ciência,
Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina; e da Fazenda, Guido Mantega, que já
estava no local para outra reunião. (ABr)
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