terça-feira, 30 de setembro de 2014

ESTADO DO RIO ASSUME A
VANGUARDA DO ATRASO 
Capital do Brasil desde a expulsão dos franceses, o Rio de Janeiro sempre foi o tambor de ressonância da política do País, mesmo que os governantes fossem mineiros, paulistas ou gaúchos. Depois da inauguração de Brasília, com a perda do status de Capital Federal, o Rio de Janeiro perdeu a importância que detinha no cenário político brasileiro e até as referências como centro cultural. Hoje temos a Igreja do Pilar a ponto de desabar, enquanto as prometidas obras  de restauração, supervisionadas pelo paquidérmico IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, estão paralisadas há 10 anos.
Nem o fato da igreja, antes da independência, ter sido frequentada por Tiradentes, motiva o IPHAN a acelerar as obras, antes que a Igreja desabe. Antes de ser preso, condenado e enforcado, Tiradentes, por nomeação de Da. Maria I, foi designado para exercer a função hoje atribuída à Polícia Federal, a de fiscalizar o transporte do ouro e pedras preciosas de Vila Rica, em lombo de mulas, até o porto do Pilar, de onde eram embarcadas em pequenos barcos até o cais da Praça 15, de onde seguiam para a Europa, sob a vigilância da Marinha inglesa.
No próximo domingo, por exemplo, teremos eleição para governador. Ocorre que um dos candidatos, Luiz Fernando Pezão, do PMDB, foi subchefe da Casal Civil do Governo de Rosinha Garotinho, cujo marido, o deputado federal Anthony Garotinho, pretende voltar ao cargo, arrependido de ter, em 2006, indicado justamente Pezão para ser o vice de Sergio Cabral, que, eleito e empossado, declarou guerra total a Garotinho. 
Com relação ao ex prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias, e o senador Marcelo Crivella, ex ministro da Pesca de Dilma, o retrospecto não é melhor que os outros dois.
Assim, escolhendo Pezão ou Garotinho, ambos com maior chance de vitória, o eleitor fluminense estará devolvendo o Poder a um candidato cujo desempenho anterior é muito discutível. Para Duque de Caxias, por exemplo, só há más lembranças. Em relação ao abastecimento de água, Garotinho levou 4 anos para construir um reservatório no alto da Paulicéia, que deveria resolver o problema de falta de água no primeiro Distrito. No governo anterior, de Marcello Alencar, fora construído um primeiro reservatório, mas não fora inaugurado por falta de tempo.
Garotinho passou batido e coube a sua sucessora, Rosinha Garotinho, inaugurar o reservatório no final de seu mandato, isto é, o Governo do Estado levou 12 anos para construir um reservatório que deveria regularizar o abastecimento de água de uma cidade que ainda hoje fornece água, através dos mananciais de Xerém, à Capital do estado.
Além da lentidão das obras, a cargo da Cedae, temos ainda o problema da sua utilização, pois os vizinhos desses dois reservatórios, moradores dos bairros 25 de Agosto, Paulicéia, Parque Felicidade e Vila Operária, ainda dependem de carros pipas, a um custo mínimo de R$200 reais por viagem. A Cedae se nega a revelar para onde segue os 14,5 milhões de litros de água armazenados pelos dois reservatórios, que levaram 12 anos para serem construídos. Em tempo: a região é abastecida por um reservatório de apenas 100 mil litros, construídos pelos moradores do 25 agosto nos anos 60 e doado ao Governo depois da fusão entre RJ e GB.
Outro exemplo de ineficiência do Governo do Estado é a duplicação de um trecho de apenas 15km da antiga Estrada Rio-Petrópolis, iniciada pelo DER no Governo de Rosinha Garotinho e, maus de oito anos depois, ainda não foi concluída. E a Estrada Rio-Petrópolis foi construída no Governo Washington Luis em pouco mais ee 2 anos, com 67km de extensão.
  
►LULA ANUNCIA A SEMANA DA MENTIRA
Durante ato do PT em São Paulo, ao lado da presidente Dilma Rousseff e do candidato petista ao governo do Estado, Alexandre Padilha, o ex-presidente Lula fez um alerta aos eleitores:
"Essa semana agora é a semana das mentiras. Vocês vão ver quantas mentiras vão ser contadas na imprensa. Vocês não têm que acreditar porque todas as vezes que aparece um candidato que tenta fazer as coisas para o povo mais humilde, ele é achincalhado pela elite brasileira que não quer que a gente faça", afirmou.
Acompanhado por uma plateia de cerca de 10 mil militantes, ele também rechaçou as comparações com a presidenciável Marina Silva (PSB), que foi ministra do Meio Ambiente durante o seu governo.
"As pessoas dizem que a Marina é tão parecida com o Lula, tão amiga do Lula, é fundadora do PT e por que o Lula não está apoiando ela? Eu estou apoiando a Dilma e fiz a Dilma minha sucessora porque é como chamar alguém para ser padrinho dos nossos filhos. Quando vai escolher padrinho é alguém que na nossa ausência essa pessoa possa tomar conta dos nossos filhos. Quando escolhi a Dilma foi pela competência", completou.

►TSE VETA PROPAGANDA DE DILMA EM EDIFÍCIOS
A Coligação Com a Força do Povo, da presidente e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, terá de suspender imediatamente projeções com propaganda eleitoral realizadas em prédios e monumentos de sete cidades do País. O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu medida liminar em favor da coligação do tucano Aécio Neves, a Muda Mais, para interromper propaganda em “outdoors eletrônicos” veiculadas em São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).
A Muda Mais acusa a campanha da petista de divulgar propagandas em tamanho superior a quatro metros quadrados, com imagens de Dilma, número de votação e supostas ações de governo.
 As projeções foram realizadas por exemplo, em propriedade particular no bairro do Leblon, no Rio; na Rua Augusta, em São Paulo; e na fachada externa do Museu Nacional, em Brasília. Foram listadas pelos tucanos um total de nove projeções nas sete cidades. Os advogados da coligação de Aécio alegam que as propagandas ocorrem em pontos turísticos de fluxo intenso de pessoas e têm forte apelo visual.
 As projeções foram fotografas e publicadas pelo site Muda Mais, que divulga informações sobre a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). As fotografias postadas no portal fazem parte das provas entregues à Justiça eleitoral. (Com Agência Brasil)

►PARA FHC DILMA MERECE O NOBEL
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a ironizar a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) nesta segunda-feira (29). Em Fortaleza, o presidente falou para uma platéia de empresários e pediu votos para Aécio Neves (PSDB), enquanto criticou a atual presidente.
"Ela [Dilma] merece o Prêmio Nobel de Economia, pois conseguiu arrebentar tudo ao mesmo tempo. Isso é muito díficil de fazer em economia", disse FHC. Dilma é economista formada pela Unicamp.
Durante sua fala, o ex-presidente também indicou que já está perdendo as esperanças sobre uma vitória do candidato tucano. "Se fosse pelas qualidades, ele iria, mas a máquina federal está muito organizada para reeleger a presidente e o apelo de Marina é forte", destacou FHC.
FHC ainda criticou a passagem de Dilma na ONU (Organização das Nações Unidas) na semana passada e seu posicionamento em relação ao Estado Islâmico. Além disso ele também falou sobre a corrupção no País. "Temos de abrir o jogo da corrupção, mas a crise política é muito maior que as dificuldades econômicas. A dificuldade econômica é mais fácil de resolver que a crise política", concluiu.

►PETROBRAS RETARDA INFORMAÇÕES 
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República vai solicitar novamente informações à Petrobras sobre o processo de compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo o presidente da comissão, Américo Lacombe, a estatal não respondeu aos ofícios da comissão, e por isso será novamente notificada e terá mais dez dias caso queira se manifestar sobre a eventual “sonegação de dados relevantes”, por parte do ex-diretor da Área Internacional da empresa Nestor Cerveró, em parecer sobre a aquisição que elaborou para o Conselho de Administração da estatal.
De acordo com Lacombe, o ofício não contém um conjunto de perguntas, somente um pedido de informações sobre as notícias veiculadas na mídia sobre o caso. Ele disse que, se não houver resposta, a comissão pode fechar o processo sem as informações da estatal. “Temos que dar toda chance de a Petrobras informar o que ela quiser, não podemos violar o direito. A partir das informações, o relator vai ver o que ele pode fazer”, disse o presidente.
Na reunião desta segunda-feira (29), o colegiado também decidiu aplicar censura ética ao diplomata Michael Francis de Maya Monteiro Gepp, que era embaixador do Brasil em São Vicente e Granadinas. Segundo Lacombe, ele foi acusado de assédio sexual por uma funcionária da embaixada e, de acordo com as apurações, foi verificada a falta ética. Como o embaixador já foi exonerado do cargo, a Comissão de Ética optou pela abertura de processo administrativo disciplinar no Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o presidente, o caso não deve voltar ao colegiado. (Com Agência Brasil)

►DILMA TEM 40% DAS INTENÇÕES DE VOTO
Pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Record, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) na liderança com 40% das intenções de voto para a Presidência da República. A candidata pelo PSB, Marina Silva, aparece com 24% das intenções e Aécio Neves (PSDB) com 18%.
Na pesquisa anterior, Marina tinha 22% das intenções de voto e Aécio, 17%. Dilma manteve a mesma porcentagem.
Na pesquisa divulgada nesta terça (29), os candidatos Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) tiveram 1% das intenções de voto cada um. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram menos de 1% das intenções. Brancos e nulos somam 6% e 11% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.
O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Em disputa entre as candidatas Marina Silva e Dilma Rousseff, Dilma venceria com 46% das intenções contra 39% de Marina. Brancos e nulos somariam 9%, e 6% seriam os indecisos.
Em uma disputa entre Dilma e Áecio, a candidata do PT venceria com 48% das intenções contra 38% do candidato tucano. Os votos brancos ou nulos seriam 9%, e os indecisos 5%.
Foram feitas 2 mil entrevistas em 147 cidades. O levantamento foi no sábado (27) e domingo (28). A margem de erro é 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O número de registro na Justiça Eleitoral é BR-00888/2014. (Com Agência Brasil)

►MARINA: RESPEITO À ORIENTAÇÃO SEXUAL
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, disse, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29) em Caruaru (PE), que as declarações do candidato pelo PRTB, Levy Fidélix, no debate de domingo (28) na TV Record são "inceitáveis do ponto de vista de qualquer que seja a circunstância".
Marina disse que Levy Fidélix "fez uma declaração inaceitável do ponto de vista de uma visão de completa intolerância com a diversidade social, cultural que caracteriza o nosso país, com o respeito que se deve ter às pessoas independente da questão social, da cor e da orientação sexual"  
A candidata disse ainda que a Rede Sustentabilidade "está avaliando com nossos advogados entrar com uma ação na Justiça em função de as declarações do candidato serem claramente contrárias ao respeito à diversidade, declarações de fato homofóbicas".
No debate desse domingo, o candidato do PRTB respondeu a uma pergunta feita pela também presidenciável Luciana Genro (PSOL), dizendo que homossexuais precisam de atendimento psicológico e que "aparelho excretor não reproduz". Ele chegou a comparar a homossexualidade à pedofilia.   
Nesta segunda, em comício no Recife, Marina voltou a falar na questão. "Aprendi a respeitar a diferença. Em 16 anos de Senado, nunca vai me ver fazendo qualquer coisa que desrespeite os direitos humanos, que promova o preconceito, que faça qualquer coisa nessa direção", disse.
Marina defendeu o Estado laico como uma conquista na defesa da liberdade, disse que se sustenta na própria fé e que ela tem sido "muito combatida". No discurso argumentou que nunca misturou a vida política com a religiosa. "Nunca fiz do altar um palanque e nunca fiz do palanque um púlpito ou um altar. Aprendi que valores, referências não se expressam no discurso, têm que se expressar na prática, na vida, o melhor discurso é a vida que se vive".
Nessa segunda, atendendo a um pedido do candidato à Presidência, Eduardo Jorge (PV), o PV protocolou no Ministério Público uma representação contra Levy Fidelix por suas declarações homofóbicas no debate da Rede Record que pede que se instaure um inquérito ou um processo crime pelo desrespeito à dignidade humana e igualdade de direitos. "O jurídico do PV também está estudando para amanhã [hoje] uma ação no TSE [Tribunal Superior Eleitoral”, disse Jorge. (Com Agência Brasil)

►AÉCIO DECLARA GUERRA AOS COCALEIROS
O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, disse nesta terça (30) que, se for eleito, cobrará de países produtores de drogas políticas de enfrentamento ao tráfico. O Brasil é vizinho de três países onde a cocaína é produzida em larga escala (Bolívia, Peru e Colômbia).
“Nós vamos ter uma outra relação com os países produtores. Não vamos dar facilidade para quem permite, com vista grossa, em seu território, a produção de drogas que vêm matar gente aqui no Brasil. Vamos controlar as nossas fronteiras com a Polícia Federal mais equipada e valorizada e as Forças Armadas também, da mesma forma, atuando em conjunto”, disse Aécio, durante visita ao Mercadão de Madureira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Durante corpo a corpo no mercado popular, o candidato também destacou que pretende enviar, ao Congresso Nacional, uma proposta de simplificação do sistema tributário do país ainda na primeira semana de seu governo. “Nosso sistema tributário é oneroso não apenas no nível de impostos que cobra, mas também na complexidade do pagamento desses impostos. As empresas hoje gastam R$ 40 bilhões anualmente apenas para a manutenção da máquina pagadora. Quero caminhar na direção da unificação dos impostos, na direção de um imposto de valor agregado”, disse.
O candidato também voltou a afirmar que pretende atrair investidores com “credibilidade e previsibilidade”. Ele também disse que o Estado não vai “atrapalhar” pessoas que querem começar seus negócios e que terá tolerância zero com a inflação.
Aécio disse que acredita na vitória nas eleições. Ele destacou que sua candidatura é a que mais cresce nas pesquisas de intenção de voto, nesta reta final de campanha.
  
►PRESIDENTE DO PRTB-DF ESTÁ NA CADEIA
Depois de afirmar, no debate na Record, que o aparelho excretor não é reprodutor, o candidato a presidente Levy Fidelix virou a “bola da vez”. No levantamento que a imprensa fez sobre o passado recente de Fidelix está o fato de o atual presidente do Diretório de Brasília (Distrito Federal) estar na cadeia.
Trata-se do ex senador e ex vice governador de Brasília Luiz Estevão, preso no final de semana por ordem do Ministro Dias Toffoli, do Supremo, tendo em visa que o atual presidente do PRTB/DF foi condenado por diversos crimes, inclusive na construção superfaturada do Tribunal Regional do Trabalho de S. Paulo.
Em Brasília, o PRTB apoiava o ex governador José Roberto Arruda, de quem Estevão foi vice.

►TRÊS REPRESENTAÇÕES CONTRA LEVY FIDELIX
Com menos de 1% da intenção de votos segundo as últimas pesquisas, Levy Fidelix (PRTB) é acusado de homofobia durante debate entre os presidenciáveis, nesse domingo (28). Defensores dos direitos LGBT acusam o candidato de ter incitado o ódio contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis ao explicar porque é contrário ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Três representações contra o candidato foram protocoladas no TSE. A primeira, ajuizada pela Comissão Nacional da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), requer que parte do tempo de propaganda eleitoral gratuita a que o candidato tem direito seja destinada para que entidades de defesa da comunidade LGBT se manifestem sobre as declarações de Fidelix. A OAB também pede a cassação do registro de sua candidatura.
Para a comissão da OAB, o candidato fez afirmações “injuriosas e depreciativas contra a população LGBT”, inclusive incitando à violência. “Aparelho excretor não reproduz. Como é que pode um pai de família, um avô ficar escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara, que instrua seu filho, que instrua seu neto. Vamos acabar com essa historinha". "Nós tratamos a vida toda com a religiosidade para que nossos filhos possam encontrar realmente um bom caminho familiar".
“Apesar de no Brasil ainda não haver uma legislação específica que puna a homofobia, não se pode subtrair a punição ao crime eleitoral, configurado nesse caso, pelas práticas de injúria, difamação e calúnia”, disse à Agência Brasil a presidenta da comissão da OAB, Maria Berenice Dias. Para a advogada, ao proferir “manifestações chulas e comparar orientação sexual à pedofilia”, o candidato demonstrou ser “absolutamente desqualificado para concorrer a um cargo público.
“As pessoas têm direito a expressar livremente suas opiniões, desde que não ofendam e não atinjam a integridade moral de outras pessoas. É terrível alguém em sua própria casa ter que ouvir uma manifestação dessa natureza, que causa dano moral não só aos que integram a comunidade LGBT, mas aos seus familiares, amigos e simpatizantes”, acrescentou a advogada. (Com Agência Brasil)

►FORAM 313 ASSASSINATOS EM 2014
Enquanto no Chile, onde a população total é quase 18 milhões de pessoas, ocorreram quatro assassinatos de transexuais, travestis, lésbicas, bissexuais ou gays (LGBT) no ano passado, no Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, o número foi 313 homicídios, segundo levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). “Comparei esses índices e vi que a chance de um LGBT ser assassinado aqui é 80 vezes maior”, explicou o antropólogo Luiz Mott, um dos pioneiros do movimento no país.
Mott é o responsável pela pesquisa feita há mais de dez anos e baseada em notícias divulgadas pela imprensa e denúncias coletadas principalmente em cidades do interior do país, onde as estruturas de garantia de direitos humanos é mais precária. Segundo ele, 44% dos casos de homofobia letal identificados em todo o mundo ocorrem em território brasileiro.
Só no último mês foram registradas 16 ocorrências. De janeiro até hoje, foram 218 mortes de LGBT no país, dos quais 71 por tiros, 70 a facadas, 21 espancados, 20 por asfixia, 11 a pauladas e seis apedrejados, entre outros.
Apesar dos números apontarem que a maior parte dos casos envolvem gays (124), Mott explicou que os transexuais são, proporcionalmente, os mais afetados pelos crimes. “Enquanto os gays representam 10% da população, cerca de 20 milhões, as travestis não chegam a 1 milhão e têm número de assassinatos quase igual ao de gays”. Este ano, 84 travestis foram assassinadas, número bem superior ao de lésbicas (cinco) e bissexuais (dois).
 “Nunca se matou tantos gays e, sobretudo, lésbicas, que teve um número muito maior de assassinatos do que em anos anteriores”, lamentou Mott. Ele acredita que a única forma de redução de ocorrências fatais seria a criminalização da homofobia. Luiz Mott ressaltou que há um Brasil cor-de-rosa das paradas gays e um Brasil vermelho “que pode ser representado pelos crimes e por amostras dadas por pessoas públicas como [o candidato à Presidência da República] Levy Fidelix (PRTB). Se ele tivesse falado metade do que disse sobre negros já estaria preso”, destacou. (Com Agência Brasil)

►OAB QUER BARRAR FILHA NO TRIBUNAL
Uma petição assinada por conselheiros da OAB-Rio exige a impugnação da candidatura da advogada Marianna Fux para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. Segundo a OAB-RJ,o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, tem pressionado pessoalmente para que ela seja escolhida para compor a lista sêxtupla que será encaminhada pela OAB ao órgão.
O pedido foi assinado por 31 dos 61 advogados presentes à sessão na sede da OAB, no centro do Rio.
"A candidata em questão [Marianna Fux] não juntou toda a documentação necessária e ainda apresentou peças referentes à Justiça Federal quando ela deveria apresentar documentos referentes apenas à sua atuação junto ao Tribunal de Justiça do Rio. Então, entendemos que há problemas em sua inscrição", justificou o conselheiro Álvaro Quintão, que apresentou a petição na sessão da Ordem.

►AMBEV SUPERA EM VALOR A PETROBRÁS
 A Ambev, dona, entre outras marcas, da Brahma, da Antartica e da Skol e uma das maiores fabricantes de cerveja do muno, é também a maior empresa da América Latina em valor de mercado, com US$ 103,2 bilhões, revela estudo da consultoria Economatica. A companhia está à frente da Petrobras, cujo valor de mercado ficou abaixo dos US$ 100 bilhões, deixando a estatal na segunda colocação.
Desde o início do governo Dilma, segundo o estudo, a Petrobrás perdeu 57,77% de seu valor de mercado em dólares. No dia 31 de dezembro de 2010, a Petrobras valia US$ 228,2 bilhões, enquanto no pregão desta segunda-feira 29, a empresa fechou com US$ 96,3 bilhões, queda de US$ 131,8 bilhões.
A Vale do Rio Doce é outra empresa que tem queda muito acentuada do seu valor de mercado. De 31 de dezembro de 2010 até o dia 29 de setembro de 2014, a empresa registrou queda de 67,78% do seu valor de mercado. Em dezembro de 2010, o valor de mercado da Vale era de US$ 165,0 bilhões, enquanto no dia 29 de setembro, de US$ 53,1 bilhões, o que significa uma queda de US$ 11,8 bilhões.
  
►DÉFICIT PRIMÁRIO CHEGA A R$ 10,4 BILHÕES
O Governo Central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social) registrou em agosto último deficit primário de R$ 10,4 bilhões, o pior resultado desde 1997, segundo relatório divulgado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira.
O déficit, de acordo com o conceito de contas públicas, corresponde ao impacto das despesas do mês. Estas superaram as receitas, o que tornou impossível para a equipe econômica realizar economia para abater juros da dívida pública no período.
No mesmo mês de 2013, o deficit foi bem menor: R$ 2,2 bilhões. No acumulado do ano, até o período, o resultado é inferior em R$ 33,7 bilhões ao resultado apurado no mesmo período do ano passado.
A meta fiscal do Governo Central estabelecida pela equipe econômica para o segundo quadrimestre é R$ 39 bilhões, mas o realizado, informou o Tesouro Nacional, ficou longe: R$ 3,1 bilhões, ou 7,8% da expectativa.
A receita total ficou negativa em R$ 1,3 bilhão devido, entre outras razões, a fatores sazonais na arrecadação do Imposto de Renda da Pessoa Física e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e à
cota-parte, esta parcialmente compensada pela arrecadação, em agosto, de R$ 7,1 bilhões que entraram nos cofres do governo com o parcelamento de impostos atrasados (Refis) .
O governo transferiu a estados e municípios R$ 2,1 bilhões relativas a obrigações constitucionais e mais R$ 2,2 bilhões em transferências referentes à exploração de petróleo e gás natural. Houve ainda despesa total de R$ 2,6 bilhões, sendo R$ 1,9 bilhão com pagamento de benefícios previdenciários. (Com Agência Brasil)
  
►MP DENUNCIA AUTOR DE FOTOS DE EX NAMORADA
A Promotoria de Justiça de Investigação Penal (PIP) de Petrópolis denunciou Alexandre Souza da Silva por produção e divulgação de fotos de conteúdo pornográfico envolvendo adolescente. Em 2013, o homem manteve relacionamento com a vítima e fotografou as relações sexuais.
Em maio deste ano, ele criou um perfil falso no Facebook e divulgou as fotos e as conversas que os dois tiveram.
De acordo com a denúncia, subscrita pela promotora de Justiça Maria de Lourdes Féo Polonio, a adolescente terminou o relacionamento e, inconformado, Alexandre passou a ameaçá-la, dizendo: “você vai ficar comigo querendo ou não. Se você não ficar comigo não vai ficar com mais ninguém”.
O denunciado, que admitiu a prática dos atos, vai responder pelos crimes de produção e distribuição de material pornográfico envolvendo adolescente e também por ameaça. Alexandre já responde a processo por ter ameaçado outra ex-namorada.
A pena pode chegar a 14 anos e seis meses. 

►TRIBUNAL CONTESTA MOROSIDADE DA JUSTIÇA
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro desmente matéria publicada no jornal "Extra" de domingo (28), em que o repórter Guilherme Amado aponta um grande número de julgamentos atrasados no TRE-RJ, cuja "situação não é boa" (sic)
E
Segundo o TRE/RJ, dos 3.325 processos em trâmite no tribunal, 2.937 são prestações de contas de candidatos às eleições deste ano, que só podem ser julgados após partidos e candidatos entregarem os documentos finais das receitas e despesas de campanha, após o encerramento das eleições
Outros 253 processos dizem respeito às representações e direitos de respostas também das Eleições 2014, que vão ser julgadas até sexta-feira (3), para garantir que as decisões judiciais sejam aplicadas até 5 de outubro, data do primeiro turno. Apenas, portanto, 139 processos ordinários ainda dependem da apreciação do plenário do tribunal. Destes, somente 15 estão na relação de processos "paralisados" (sem movimentação há pelo menos um mês), o que coloca o TRE-RJ com o menor número de processos desse tipo na Justiça Eleitoral do país.
Ainda segundo o TRE/RJ, todos esses dados oficiais, com as respectivas tabelas, foram enviadas no tempo solicitado ao repórter.

 ►CORONEL PRESO COM DROGAS EM CAXIAS
Um coronel reformado do Exército foi preso na Rodovia BR-040, no trecho da Rio-Petrópolis, altura do pedágio de Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense por agentes da Polícia Federal (PF). A informação é da PF e do Comando Militar do Leste (CML). A prisão foi no sábado (26), por volta das 23h30.
De acordo com a PF, o coronel Ricardo Couto Luiz, de 56 anos, estava na companhia da mulher,  Marinete Ribeiro Alves Mendes, 49 anos, e o casal transportava cerca de 351 quilos de maconha. Ele mora na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro e a mulher, de 49 anos, em Jacarepaguá, também na zona oeste.
O militar também estava com uma pistola calibre 380 sem registro e foi atuado também por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A PF disse que o entorpecente seria proveniente do Paraguai e que investiga a suspeita de que seria distribuída em comunidades do Rio e também de Niterói.
Conforme informou a PF, a droga estava escondida em um fundo falso dentro de um veículo utilitário usado pelo casal e o militar costumava deixar uma farda pendurada num cabide no interior do furgão com o objetivo de inibir possíveis revistas policiais.
Ainda conforme o CML, após fazer exames, o coronel da reserva foi encaminhado para uma unidade prisional subordinada ao Comando, onde permanecerá à disposição da Justiça comum. Já a mulher, de acordo com a PF, foi encaminhada ao Presídio Nélson Hungria, no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste. O casal, que não teve os nomes divulgados, responderá por tráfico de drogas, com pena entre 5 e 15 anos de reclusão. A operação da PF contou com o auxílio de um cão farejador.

Nenhum comentário: