INVESTIMENTOS DO DENIT
ENCOLHERAM R$ 1 BILHÃO
Lançado há um ano pelo
governo, o programa de concessões de rodovias e ferrovias, tido como a
principal aposta da presidente Dilma Rousseff para acelerar o crescimento da
economia e destravar os investimentos em infraestrutura, logística e
transportes, veio em boa hora, já que as aplicações do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit) não apresentam avanços.
Os investimentos do órgão
caíram 20% de janeiro a agosto deste ano, se comparados ao mesmo período de
2012, quando R$ 5,4 bilhões em números reais haviam sido investidos. Em valores
constantes, atualizados pelo IGP-DI da FGV, a diminuição representa uma queda
real de R$ 1,1 bilhão.
Até o fim de agosto, apenas R$
4,3 bilhões foram aplicados pelo Dnit, que gastou outros R$ 360 milhões em
despesas correntes e R$ 245 milhões no pagamento de pessoal e encargos sociais.
Ao todo, o departamento desembolsou R$ 4,9 bilhões nos oito primeiros meses do
ano, segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo
Federal (Siafi).
O maior investimento
propriamente dito foi o aplicado na obra de adequação de trecho rodoviário, na
divisa Sergipe/ Bahia, entroncamento da BR-324 na BR-101, na Bahia. No trecho,
foram aplicados R$ 173,1 milhões. As obras na mesma rodovia, nas divisas entre
Rio Grande do Norte/Paraíba e Pernambuco/Paraíba, na Paraíba, receberam R$ 171,3
milhões.
Em relação às previsões para
mais investimentos na BR-101, uma das mais importantes rodovias brasileiras que
atravessa 12 estados, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, o Dnit
afirmou que realiza os estudos para o projeto de duplicação do trecho de 221
quilômetros entre Mucuri e Eunápolis, na Bahia.
Em resposta ao Contas Abertas,
o Dnit informou que fará obras em trechos das rodovias que serão concedidas. Os
demais investimentos do Programa de Investimentos em Logística serão privados, ou
seja, a cargo dos futuros concessionários.
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