PEDÁGIO EM RODOVIAS SERÁ
SUBSIDIADO PELO GOVERNO
O governo deve
fazer ajustes na modelagem da licitação de quatro rodovias que serão concedidas
à iniciativa privada, e poderá dar subvenção pública ou transformar a concessão
em parcerias público-privadas (PPPs). Os quatro trechos, que devem ser
concedidos no ano que vem, foram avaliados com menor interesse da iniciativa
privada.
Estão nesse grupo
as seguintes rodovias: BR-101, na Bahia, BR-116, em Minas Gerais, BR-262, entre
o Espírito Santo e Minas Gerais e BR-153, entre Goiás e o Tocantins. “O
critério é modicidade tarifária. Se essas, pela extensão da rodovia, pelo Capex
[capital expenditure, ou
investimento], exigirem uma tarifa um pouco mais elevada, como se deseja uma
modicidade tarifária, então o governo pode entrar com uma parcela de
investimento”, disse o ministro dos Transportes, César Borges.
A ideia é que o
governo subsidie a tarifa do pedágio, para que ela não fique muito alta para o
usuário. Por exemplo, se o preço máximo que o governo considerar bom para ser
aplicado a uma rodovia for R$ 8, mas os estudos mostrarem que o teto do pedágio
para aquela rodovia deve ser de R$ 12, o governo irá subsidiar os R$ 4 de
diferença.
“Estamos avaliando
para essas concessões que têm menos atratividade ou transformar em PPP ou
transformar em concessão subvencionada. O governo está avaliando qual a melhor
forma jurídica de fazer isso”, explicou o presidente da Empresa de Planejamento
e Logística, Bernardo Figueiredo.
Outras quatro
rodovias deverão ser concedidas à iniciativa privada ainda neste ano, segundo o
ministro, por meio de licitação. Nesses casos, o modelo deve ser de concessão
simples, sem subsídios do governo. “Vamos colocar aquelas que achamos as mais
atrativas, depois de fazer muitas análises e ouvir o setor”, disse o ministro.
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