domingo, 25 de maio de 2014

10º ENCONTRO DE NEGÓCIOS BATE NOVO RECORDE: R$60 MILHÕES 
O 10º Encontro de Negócios do Grande Rio superou todas as expectativas e movimentou mais de R$ 60 milhões em negócios para os próximos 2 anos. Os números são do Sistema FIRJAN e do SEBRAE-RJ, que se uniram para aproximar micro e pequenos empresários regionais de grandes contratantes, como a Petrobras, Bayer e Braskem. 
O evento aconteceu no Pátio da Guarda Municipal de Duque de Caxias durante os dias 20 a 22. No total, foram mais de 600 rodadas de negócios agendadas, superando a última edição, que totalizou 219 reuniões (foto à direita). O número de empresas âncoras subiu de 11 (em 2012) para 28 este ano. Já as empresas fornecedoras quase triplicaram: foram 326 nesta edição e 120 na anterior.
Essa aproximação proporcionou a abertura de novos mercados na região, empresas que antes compravam produtos e serviços de outros estados tiveram a oportunidade de conhecer e fazer negócios com empresas vizinhas, reduzindo assim custos operacionais.
Um exemplo disso foi a JBS Foods, que fica localizada no Parque Capivari, no 2º Distrito de Duque de Caxias, nas antigas instalações da Sadia. A empresa que produz Linguiças e salsichas da marca SEARA, comprava embalagens de ráfia Big Bag em Minas Gerais. Porém, teve a oportunidade de conhecer e fazer negócio com a SACACHO, empresa localizada na Vila São Luís, também em Caxias, que produz o mesmo produto por um melhor custo benefício.
 “Comprávamos um produto mais caro e ainda pagávamos o transporte de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Graças ao Encontro de Negócios encontramos a Sacacho que está localizada ao nosso lado e tem um preço muito mais convidativo” agradeceu Gutemberg Ribeiro, responsável pela área de compras da JBS Foods no evento.
 Para Alberto Camacho sócio-diretor da Sacacho Embalagens, o evento abriu portas e vai alavancar ainda mais a empresa “O Encontro de Negócios foi excelente para nós, pois conseguimos fechar ótimas parcerias. Gostaria de agradecer ao sistema FIRJAN pelo evento e ao SEBRAE que nos recebeu muito bem durante as negociações. Saímos do Encontro muito mais fortalecido e com a certeza que fizemos a escolha certa”, disse.
O estande do Sistema FIRJAN foi um dos destaques do evento, onde o  SENAI/RJ disponibilizou um simulador de solda de última geração, que deixou os visitantes e expositores surpresos com a tecnologia (foto à esquerda). O Gerente de Engenharia do Parque Gráfico da Infoglobo, Michel Esteves, utilizou o equipamento e ficou muito satisfeito com o resultado
“ É impressionante a tecnologia, isso vai facilitar e muito o trabalho dos soldadores nas empresas”. 
Nos últimos três anos a FIRJAN investiu somente no CTS Solda mais de 24 milhões em tecnologia, infraestrutura e capacitação de especialista.
As palestras também foram outro grande atrativo. Especialistas da FIRJAN, do SEBRAE/RJ e da UNIGRANRIO, ministraram palestras direcionadas aos empresários e passaram conhecimentos e apresentaram estudos sobre investimentos no Estado. A Semana IEL nas universidades apresentou 2 cases de sucesso, o da Nielly Cosméticos e do site de viagens Hotelli. Para a estudante Eliza Medeiros, da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, a semana IEL foi muito proveitosa.
 “As palestras foram muito interessantes, tanto o Case da Nielly como o do Hotelli. A semana IEL veio para mostrar que tudo é possível. Me identifiquei com o caso do Paulo César Garcia, do Case Hotelli, ele há alguns anos estava aqui no nosso lugar e hoje com muito esforço e dedicação conseguiu chegar onde todos nós universitários esperamos chegar. É um exemplo a ser seguido, ele nós passou informações importantes de como começar um empreendimento e nunca desistir no primeiro não que receber.” 
Durante os três dias de evento mais de 2 mil pessoas fecharam negócios, assistiram palestras, visitaram expositoras e curtiram o show de encerramento do evento com o cantor Rick Vallen, através do programa SESI Cultural. (Fotos: Fabiano Veneza)

Nenhum comentário: