quinta-feira, 9 de outubro de 2014

CAXIAS CONCLUI PROJETO PARA
RECUPERAR A IGREJA DO PILAR 
O Prefeito exibe o projeto  para
o representante do IPHAN
O primeiro passo para salvar um patrimônio histórico e religioso de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense, a Igreja de Nossa Senhora do Pillar, construída no século XVII, foi dado nesta quinta-feira (9), em uma reunião promovida pelo prefeito Alexandre Cardoso e o bispo diocesano dom Tarciso Nascentes e pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), através do superintendente do órgão, Ivo Barreto Júnior. No encontro realizada na Igreja, estiveram presentes empresários e membros do Ministério Público Federal (MPF) quando foi apresentada a proposta de recuperação dos quatro altares como representará o primeiro passo na continuidade da obra de recuperação geral do sítio histórico.
A Igreja do Pilar era frequentada por Tiradentes
Ao falar para os empresários o prefeito de Caxias destacou a importância da reunião na tentativa emergencial de recuperar o patrimônio, através de uma parceria com a iniciativa privada. “A prefeitura tem como contribuir com verba para a obra dos altares laterais, mas existem entraves burocráticos que acabam travando a liberação. Por isso, chamei os empresários com a finalidade de buscarmos com a iniciativa privada os meios necessários à obra. Como não existem grandes entraves burocráticos quando se trata do setor privado, a doação de recursos acaba sendo mais fácil”, afirma o prefeito.
A obra, que será acompanhada pelo IPHAN e a Diocese, está orçada em R$ 480 mil, com duração prevista de cerca de um ano. “Todo o trabalho será acompanhado pela Diocese e o IPHAN. Em paralelo a obra, pretendo divulgar na mídia a imagem de Nossa Senhora do Pilar, que está desaparecida desde 2001. O importante é que todos estejamos empenhados em um mesmo objetivo, recuperar este patrimônio”, disse o prefeito
As paredes estão escoradas
 há muito tempo
O bispo diocesano dom Tarciso Nascentes lembrou um pouco da história da igreja e do seu tombamento, em 1938, e a necessidade de recuperá-la, por ser um patrimônio tanto do município quanto de toda a Baixada. “Na festa da padroeira, no dia 12 de outubro, recebemos cerca de 10 mil pessoas para participarem da romaria. Isto prova a importância desta igreja para a população”, explicou.
Para o superintendente do IPHAN, Ivo Barreto Júnior, a atuação do prefeito Alexandre Cardoso em reunir empresários na busca de uma solução para a Igreja do Pilar mostra o quanto o patrimônio representa para a cidade. “Pouco são os prefeitos que agem desta maneira. Acho importante ele ter chamado a iniciativa privada para participar do projeto de recuperação dos altares laterais. Temos uma capacidade limitada de recursos e seria necessário um tempo maior para a liberação por parte da União. A partir desta mobilização integrando o município, empresários, união, diocese e o Ministério Público ficará mais fácil a preservação”, disse.

Nenhum comentário: