terça-feira, 7 de outubro de 2014

REVISTA DE HISTÓRIA MOSTRA
AS VÁRIAS FACES DE VARGAS 
O dossiê principal da Revista de História da Biblioteca Nacional de outubro é sobre Getúlio Vargas. Os textos abordam os reflexos das políticas varguistas no Brasil atual, assim como as contradições do presidente que instituiu os direitos trabalhistas, mas reprimiu duramente os trabalhadores ao longo do Estado Novo. “Revolucionário em 1930, ditador em 1937 e líder democrático de massas com plataforma de esquerda em 1950. Fundador de um dos mais relevantes partidos da história da esquerda nacional, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – e, no entanto, um aliado das oligarquias e também fundador do conservador PSD”, escreveu o pesquisador Jorge Chaloub, autor do artigo “Ecos de Getúlio”.
Outro tema importante da Revista é o artigo sobre Negacionismo do Holocausto. Nele, o historiador Ricardo Figueiredo de Castro, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ), fala sobre um fenômeno político que aparentemente desafia a lógica e a racionalidade: a negação do holocausto.
E essa negação da realidade está presente na história recente do Brasil, onde líderes militares negam a prática de tortura, durante o regime de 64, em instalações pertencentes ao Governo, enquanto o atual governo nega que tenha se omitido no combate à corrupção, ao contrário do que ficou demonstrado no Processo do Mensalão e está se repetindo no escândalo envolvendo a alta direção a Petrobrás em crimes como corrupção ativa e passiva, superfaturamento de obras e serviços, em especial na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que deveria ser o resultado de uma parceria entre a Petrobrás e a venezuelana PDVSA, conforme revelam os depoimentos do ex diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Cosa, e o doleiro e seu parceiro nos crimes, Alberto Youssef.

Nenhum comentário: